English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual foi o inventor da maior rede de comunicação do mundo?

2007-02-23 05:45:40 · 8 respostas · perguntado por Ricardo H 2 em Computadores e Internet Outros - Computadores

8 respostas

Muitas pessoas confundem arpanet com internet e são duas coisas distintas!


Tudo começou com Tim Berners-Lee!

nos Alpes Suíços, em 1980
Tim BL era engenheiro do Laboratório Europeu de Física de Partículas, em Genebra, e estava procurando uma maneira de colocar ordem em suas anotações. Imaginou uma espécie de caderneta em "hipertexto". A idéia era criar um programa que pudesse "fazer todas as associações que um ser humano é capaz de lembrar". Criou um programa em que as palavras de um documento poderiam abrir conexões para outros arquivos no seu computador, sendo possível recuperar essas associações através de um número, trazendo à tela do computador o documento relacionado. Daí ele pensou em incluir também informações que estavam no computador de outras pessoas, fazendo associações para os respectivos arquivos. O que fez? Através de seu computador, abriu seu arquivo para o mundo inteiro. Parece que desde o início a palavra-chave para o êxito das iniciativas na Internet tem sido "partilhar". Tim BL permitiu que todo mundo se associasse com ele, fazendo uma permuta de documentos. Segundo sua idéia, não haveria nem um banco de dados central, nem um administrador, e muito menos um esquema de hierarquia. No site da W3, mais tarde ele definiria seu estilo próprio.

Foi Tim Berners-Lee quem elaborou o sistema de códigos HTML, que se tornou a linguagem da web, e também o sistema de endereços que permitem localizar cada página da rede; foi ele que elaborou as regras para interligação desses documentos em computadores ligados à Internet. E foi ele também quem inventou o browser para navegação na rede. Com isso, estava pronta a WWW, possibilitando introduzir a ordem no até então caótico espaço cibernético, e prevista para ter um crescimento ilimitado.

Para completar, preenchendo as expectativas de quem costuma associar feitos deste tipo a seres humanos dotados de total desprendimento, de fato, Tim BL não usou sua descoberta para ficar rico, embora oportunidades não tenham faltado.

Mas ele fez sua opção pelo caminho do "let's share it". Compartilhar com todo mundo, esse é o espírito da coisa.


Espero ter ajudado!

2007-02-23 05:52:27 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

eu e meus irmoes rsssssssss

2007-02-23 09:03:03 · answer #2 · answered by fabio usa 1 · 0 0

.
Criador da internet critica tentativas de fragmentar a rede







Últimas de Internet

» EUA: Web vende objetos confiscados em aeroportos
» Site francês de sexo quer encantar investidores e abrir capital
» Homem demitido por visitar sites adultos processa empresa
» Vídeo mostra 'batalha' entre Bill Gates e Steve Jobs


Busca
Faça sua pesquisa na Internet:




A internet deve permanecer neutra e resistir a tentativas de fragmentá-la em diferentes serviços, defendeu nesta terça-feira o inventor da web, Tim Berners-Lee. Ele fazia uma referência direta às tentativas nos Estados Unidos de tentar cobrar por diferentes níveis de acesso na internet.
Segundo Berners-Lee, a idéia não "é parte do modelo da internet". O alerta foi feito em Edimburgo, na Escócia, onde Berners-Lee participa da Conferência Anual sobre o futuro da Internet. "Do meu ponto de vista é muito importante que haja apenas uma rede", caso contrário podemos entrar "em um período de trevas", argumentou.

Acrescentando que "qualquer um que tentar retalhar (a internet) vai descobrir que as peças vão ser entediantes".

Igualdade

O cientista britânico desenvolveu a internet em 1989, como uma ferramenta acadêmica que permitiria aos cientistas compartilhar informações. Desde então, a internet explodiu em todas as áreas.

Mas, à medida em que cresce, há cada vez mais discórdia sobre como deve ser o seu desenvolvimento. Ao invés de vender sua criação, Berners-Lee criou o World Wide Web Consortium, que administra a internet nos Estados Unidos como um modelo aberto.

O modelo é baseado na neutralidade da rede, onde todos têm o mesmo nível de acesso e a informação na internet é tratada com igualdade. Esta visão é apoiada por empresas como a Microsoft e a Google, que defendem a criação de leis para garantir a neutralidade da rede.

Os primeiros passos foram tomados na semana passada, quando a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos começou a analisar a lei de neutralidade.

Pagamentos

Empresas de telecomunicações americanas discordam. Elas gostariam de implementar um sistema duplo, no qual as informações de empresas ou instituições que podem pagar por isto terão prioridade sobre outras que não podem. Isto se torna particularmente importante em relação a transmissões de TV na internet, com alguns provedores de banda larga querendo cobrar de provedores de conteúdo.

E os defensores do atual modelo encaram a tentativa de cobrança como uma ameaça ao atual modelo de internet. Os provedores de banda larga poderiam tornar-se guardiões do conteúdo da rede mundial de computadores. Provedores que podem pagar seriam capazes de conseguir vantagens comerciais sobre aqueles que não podem.

Também há o temor de que instituições de caridade ou universidades venham a ser prejudicadas. Além do medo de que os consumidores acabem pagando a conta.

Otimismo

Berners-Lee, que ganhou o título honorífico de "sir" da rainha da Inglaterra, afirmou que para ele isto não "é o modelo para a internet". O modelo "certo", que é o que existe no momento, garante que todos os provedores de conteúdo possam pagar por uma conexão e colocar conteúdos na internet, sem discriminação.

Falando com repórteres na WWW-2006, ele disse acreditar que este é o grande benefício da internet. "Você tem esta grande sorte do acaso, de achar um site que nem estava procurando", exemplificou.

Um sistema duplo significaria que as pessoas só teriam acesso completo às porções da internet para a qual pagaram. E que algumas empresas teriam prioridade sobre outras.

Berners-Lee se disse otimista. Ele acredita que a internet vai resistir à tentativas de fragmentação. "Acho que a internet é uma só e vai continuar assim," previu.





Abraços
@

2007-02-23 06:42:13 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

O Pentágono (exército americano)

2007-02-23 05:53:02 · answer #4 · answered by Panda´s wisdom 5 · 0 0

Caro amigo:

As redes de computadores começaram como um meio de ligar grandes computadores a laboratórios de pesquisa e universidades para aumentar seu poder e permitir aos cientistas partilharem dados. Então vieram as convenções chamadas protocolos , que possibilitavam as trocas na rede . Na década de 1980 , criou-se um sistema único de endereços , permitindo a qualquer computador entrar em contato com o outro - a Internet .
Em 1982 , Vint Cerf e Bob Kahn usam pela primeira vez o termo Internet , criando o protocolo de internet TCP/IP.Os dois receberam a Medalha Nacional de Tecnologia dos Estados Unidos em 1997 por seus trabalhos .

Um abraço !!

2007-02-23 05:56:05 · answer #5 · answered by Carlos Homero Gonçalves Carrocin 6 · 0 1

Tudo surgiu no período em que a guerra fria pairava no ar entre as duas maiores potências da época, os Estados Unidos e a ex-União Soviética. O governo americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra. Foi assim que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet, um projeto iniciado pelo Departamento de Defesa Americano que realizou então a interconexão de computadores, através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um esquema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos “pacotes”, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. Este sistema garantia a integridade da informação caso uma das conexões da rede sofresse um ataque inimigo, pois o tráfego nela poderia ser automaticamente encaminhado para outras conexões.

2007-02-23 05:52:39 · answer #6 · answered by Wolf 4 · 0 1

A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.
Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.

2007-02-23 05:52:18 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

Foi o Sueco Carl Lindsen Inter Net.
Em 1993

2007-02-23 05:52:14 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers