English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O filosofo Karl Marx em sua obra prima o Capital, explica que a luta de classes é o motor da história, e que o proletariado em toda a terra se uniria numa republica sem diferênças, O que você acha, será que um dia o proletariado se levantará e tomará o poder para fazer transformações sociais mudará o conceito de exploração do homem pelo próprio homem, e tranfomará o mundo num lugar ralmente justo?

2007-02-23 05:28:16 · 4 respostas · perguntado por E. Thomaz 1 em Governo e Política Outras - Governo e Política

4 respostas

As diferentes classes fazem parte da Vida. Mesmo que algum Utópico, e estúpido, sistema político conseguisse eliminar as diferenças econômicas, ainda assim existiriam pessoas pobres e ricas.
As pessoas são ricas ou pobres de Talento, de Saúde, Bondade, Inveja, Maldade, de Amor, Beleza, Sorte, Azar, Felicidade, Inteligência e etc e etc e etc.
Essa Tal de " luta de classes" é o Bonde do Mal.

2007-02-23 06:07:57 · answer #1 · answered by João 2 · 1 0

Você diz implantar o comunismo no mundo?

2007-02-23 15:11:46 · answer #2 · answered by Veterana. 7 · 0 0

Não leve tão a sério o sr. Marx, ele também disse que o mundo caminhava inexoravelmente para o comunismo, que o capitalismo encontraria seu fim por sua própria dinâmica e que seriam os países com o estágio mais avançado da economia de mercado que seriam palco da revolução proletária.
Pois bem, primeiro, a revolução só vingou em países de economia atrasada, a começar pela Rússia. Depois, o mundo não caminhou para o comunismo; onde houve experiência de socialismo nos moldes propostos por Marx o resultado final que se obteve foi o mais puro e selvagem ... capitalismo, olhe para o Leste europeu, olhe para a China ( ! ).
Eu entendo que sempre existe conflito entre pessoas, por que ninguém pensa igual, mas daí a considerar que toda a humanidade e a história se movimentam por base em antagonismos de classe acho que há uma grande distância.
A análise marxiana (ou marxista) é muito interessante, sobretudo por que possibilita compreender as sociedades industriais do século XIX mas não acredito que sirva para fundamentar qualquer proposta política moderna depois das experiências que pudemos constatar, seja a soviética ou qualquer outra; o comunismo não extingue a exploração do homem pelo homem ao contrário a intensifica e sua justiça não é nada mais do que os paredões de fuzilamentos. Se aquela foi a chance do proletariado ou este a desperdiçou ou mostrou que não é capaz de gerar transformação alguma.
Eu prefiro mil vezes a democracia e a conciliação à qualquer tipo de tirania de classe, seja ela burguesa ou operária.

Abraço e tudo de bom,


Clayton.

2007-02-23 14:34:21 · answer #3 · answered by Lavs Deo! 7 · 0 0

o proletariado não pode tomar o poder, pois como andam as coisas cada um vai pensar em si e bagunçar ainda mais a situação.

2007-02-23 14:09:11 · answer #4 · answered by gelci s 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers