Tem sim,mas primeiro vc tem que entender todos os processos de formação dos fenômenos físicos aqui expostos.
O relâmpago
As principais conseqüências das descargas elétricas atmosféricas (raios) são a luz (relâmpago) e o som (trovão). Os relâmpagos são produzidos basicamente pela radiação eletromagnética emitida por elétrons que, após serem excitados pela energia elétrica, retornam a seus estados fundamentais. Isto ocorre principalmente na Descarga de Retorno e por esta razão, no caso da descarga nuvem-solo, a geração da luz é feita de baixo para cima. A luz do relâmpago é bastante intensa devido à grande quantidade de moléculas excitadas. Pode-se observar que as ramificações do canal são menos brilhantes pela menor quantidade de cargas presentes nessa região. A geração de luz dura cerca de um décimo de segundo. Portanto, os fótons produzidos no início da trajetória, apesar de chegarem primeiro na retina do observador, conseguem mantê-la sensibilizada até a chegada dos fótons provenientes do final da trajetória. Por isso, é comum se pensar que o canal se iluminou todo de uma vez ou ainda que o relâmpago caiu, vindo de cima para baixo, talvez por colocarmos a nuvem como nossa referência. Geralmente a luz do relâmpago é de cor branca, mas pode variar, dependendo das propriedades atmosféricas entre o relâmpago e o observador.
O trovão
O trovão é uma onda sonora provocada pelo aquecimento do canal principal durante a subida da Descarga de Retorno. Ele atinge temperaturas entre 20 e 30 mil graus Celsius em apenas 10 microssegundos (0,00001 segundos). O ar aquecido se expande e gera duas ondas: a primeira é uma violenta onda de choque supersônica, com velocidade várias vezes maior que a velocidade do som no ar e que nas proximidades do local da queda é um som inaudível para o ouvido humano; a segunda é uma onda sonora de grande intensidade a distâncias maiores. Essa constitui o trovão audível.
Então chega-se a conclusão que raios são as descargas elétricas atmosféricas,relâmpago é radiação eletromagnética emitida por elétrons que, após serem excitados pela energia elétrica, retornam a seus estados fundamentais e trovão é uma onda sonora provocada pelo aquecimento do canal principal durante a subida da Descarga de Retorno. Só repetindo o que foi dito antes para um melhor entedimento
2007-02-23 20:02:14
·
answer #1
·
answered by jorge oberdan 3
·
0⤊
0⤋
Raio: Fenômeno de descarga elétrica, ou das nuvens para a terra ou o contrário ou de nevem para nuvem.
Relâmpago: Luz, claridade.
Trovão: "Barulhão"
2007-02-24 23:16:54
·
answer #2
·
answered by Eric 4
·
1⤊
0⤋
Oi querida!!!
Vou começar te mostrando algumas definições léxicas (do dicionário)
1-Raio: s.m. traço de luz que emana de um foco; cada uma das linhas que partindo de um centro, vão divergindo
2-Relâmpago: s.m. clarão produzido por descarga elétrica entre nuvens
3-Trovão: s.m. estrondo produzido por descarga de eletricidade atmosférica
Bom pelas definições que vimos aqui podemos perceber que o primeiro (raio) emana um "traço de luz" e esse traço
é formado pelo ponto inicial até o seu atraente (coisas que atraem o raio), ou seja, é uma corrente elétrica,
a luz que ele produz forma o segundo (relâmpago), o trovão é o barulho que esse raio/relâmpago tem, como
a velocidade do som é inferior a velocidade da luz, vc irá perceber que após um raio/relâmpago sempre
virá o terceiro (trovão), que é o "barulho assustador" que o raio/relâmpago produz.
Espero ter te ajudado meu bem!!!
Aquele bjo gostoso pra ti!!!!
2007-02-24 20:09:40
·
answer #3
·
answered by Spider Man BH 3
·
1⤊
0⤋
resposta
resumo sobre raio=Um raio ou relâmpago é uma descarga elétrica que se produz entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares ás vezes com muitos quilómetros de distância, fenómeno conhecido como relâmpago. Ocorre também uma onda sonora chamada trovão.
resumo sobre relâmpago=é uma descarga elétrica que se produz entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares ás vezes com muitos quilómetros de distância, fenómeno conhecido como relâmpago. Ocorre também uma onda sonora chamada trovão.
resumo sobre trovão=Os trovões são o ruído que os relâmpagos fazem quando atravessam o ar. Durante uma trovoada geram-se descargas eléctricas para equilibrar a diferença de potencial entre o topo da nuvem (cargas positivas), a base da nuvem (cargas negativas) e o solo (carga positiva). A atmosfera funciona como isolador entre a nuvem e o solo. Quando a energia envolvida numa tempestade ultrapassa a resistência do ar, gera-se uma descarga entre o pólos de carga oposta. Esta descarga é caracterizada por um raio com temperaturas elevadas que aquecem o ar à sua passagem. O rápido aumento da pressão e temperatura fazem expandir violentamente o ar envolvente ao raio a velocidades superiores às do som, gerando-se uma onda de choque. O ribombar posterior a um trovão é conseguido pelo eco da onda de choque nas altas camadas da atmosfera e na geografia envolvente.
Nas proximidades do ponto de contacto do raio com o solo regista-se um nível sonoro de 120 dB. A proximidade do trovão pode produzir surdez temporária e até mesmo rotura da membrana do tímpano e consequentemente, surdez permanente.
2007-02-24 09:59:29
·
answer #4
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
tem sim; o trovão é o barulho, relampago é a luz provocada pelo raio e o raio é a descarga elétrica
2007-02-23 15:55:53
·
answer #5
·
answered by augusto br 1
·
0⤊
0⤋
A ação de ventos fortes pode provocar grande atrito entre as moléculas de água presentes numa nuvem. Quando isso acontece, a energia liberada faz com que a nuvem fique eletricamente carregada. As partículas com carga positiva acumulam-se no alto, as que têm carga negativa concentram-se na base da nuvem. Se a diferença de carga entre esses dois "pólos" for grande, um raio salta entre eles. Em outros casos, a descarga elétrica também pode ocorrer entre duas nuvens ou entre uma nuvem e o solo.
As principais conseqüências das descargas elétricas atmosféricas(raios) são a luz(relâmpago) e o som(trovão).
A violenta expansão do raio na atmosfera provoca um forte deslocamento de ar que produz o estrondo que conhecemos como trovão. Como a luz se desloca bem mais depressa que o som, você vê o relâmpago frações de segundo antes de ouvir o trovão.
Ajudou??? =D
2007-02-23 11:54:49
·
answer #6
·
answered by Gold 2
·
0⤊
0⤋
Relâmpago : É a luz produzida pelas descargas elétricas causadas pelo atrito dos átomos entre as nuvens carregadas;
Raio : Descarga elétrica causada pelo atrito dos átomos entre as nuvens carregadas. Às vezes esta carga é descarregada no solo;
Trovão : Som produzido após a descarga elétrica ou raio;
Curiosidade: O trovão vem sempre após um relâmpago, pois a velocidade do som é inferior à da luz, aí quando acontece a descarga elétrica, o som vem alguns segundos depois!
Att:
Marcio
2007-02-23 11:22:49
·
answer #7
·
answered by Marcio Rockfeller 4
·
0⤊
0⤋
Claro q sim: Trovão é o barulho.
Raio é a corrente elétrica q se vê "rasgando" o céu, e relâmpago é a claridade q o raio produz.
2007-02-23 11:19:21
·
answer #8
·
answered by Biano! 7th Day 4
·
0⤊
0⤋
Raio é uma descarga elétrica entre partes de uma mesma nuvem ou entre uma nuvem e a superfície, gerando o relâmpago, que é uma grande claridade momentânea, acompanhada de um estrondo sonoro, o trovão. Este tipo de fenômeno normalmente acompanha as tempestades, tornados e ciclones.
2007-02-23 11:18:09
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋