English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

18 respostas

Na minha opinião agente sempre deve fazer o que gostamos, pois acredito que o sucesso é conseqüência, se você for um bom profissional e gostar do que faz você sempre terá um diferencial, diferentemente de você ser um bom profissional mas fazer aquilo pelo dinheiro que rende, o seu trabalho será uma tortura com o passar do tempo, boa sorte, um abraço.

2007-02-23 03:14:59 · answer #1 · answered by ♪ Snoopy ♪ 4 · 1 0

Acredito que a escolha da profissão não exclui nenhum dos dois itens. De que vale o seu gosto se o mercado não necessita de suas habilidades? Ou, de que vale seu saber se você não tem prazer em aplicá-lo?
É possível sim conciliar os seus interesses com as necessidades do mercado, afinal nada melhor do que ganhar dinheiro fazendo o que gosta. O que precisa ter em mente é que concessões serão necessárias e paciência também.
Aparentemente alguns cursos parecem não ter uma aplicabilidade prática, mas isso é uma forma muito restrita de se pensar. Ora o que seriam dos filósofos? Para ficar em apenas um exemplo. Felizmente, hoje as aplicações dos conhecimentos são tão amplas e apresentam-se de formas tão interligadas a outras áreas que situações como uma socióloga ou um engenheiro florestal trabalhando em um banco não parece irreal, compreende?
O seu sucesso é fruto de sua dedicação e criatividade em antever oportunidades ou necessidades no mercado de trabalho. Não ficar preso ao lugar comum é um bom começo.

2007-02-23 12:40:27 · answer #2 · answered by Shanty 2 · 1 0

depende, vamos ver algumas coisas:
- o q o mercado está pedindo é algo q mesmo vc não gostando muito, vc desenvolve bem?

- o q o mercado está pedindo poderá te dar condições para chegar próximo do q vc gosta?

se as respostas acima acima são positivas, acho legal vc tentar, caso contrário nem arrisque.

agora, cuidado só com uma coisa, com cursos que muitas pessoas fazem ao mesmo tempo, pq as vezes o mercado oferece oportunidade e depois acaba rápido por causa de excesso de pessoas com o mesmo curso, aí o ideal é fazer o q gosta, pq assim mesmo q vc passe por alguma dificuldade vc vai se aperfeiçoar pelo motivo de gostar da área q vc está atuando, mas se não é uma área q vc gosta, quando a disputa aumenta vc acabará desistindo do curso e se arrependendo.

eu gosto de informática, sempre q algo novo e interessante aparece eu tento me informar, assim eu vou desenvolvendo e não fico parado apenas com o "básico".

ore e peça a Deus para que Ele te mostre o curso correto e que Ele te abençoe em Nome de Jesus.

2007-02-23 11:28:37 · answer #3 · answered by Carmelio Viveiros 3 · 1 0

Acho que a pessoa deve fazer o gosta, mas é claro que deve levar em consideração a realidade do mercado.

2007-02-24 11:55:35 · answer #4 · answered by BEBECA 4 · 0 0

Isso é uma coisa bem complicada. Eu ñ acho que se tenha de fazer algo apenas pelo dinheiro. Mas faculdade é um investimento alto. Por isso acho que se deve olhar bem se vai haver retono financeiro sim. Fazer apenas por realização pessoal só se for filhinho de papai e tiver muito dinheiro.

2007-02-23 11:29:43 · answer #5 · answered by eu_zinha 5 · 0 0

É muito vaga a expressão "fazer o que se gosta". Como você vai saber se gosta de alguma coisa se não sabe do que se trata? O melhor lugar para se aprender sobre uma profissão é no trabalho, onde é possível "gostar do que se faz". Faculdades mostram apenas uma imagem teórica da profissão e isso pode enganar até os mais aplicados estudantes.

2007-02-23 11:22:43 · answer #6 · answered by Wallace Stegner 4 · 0 0

Eu faria o q eu gosto..pois se vc gostar do q faz vai ser um excelente profissional na área pois vai gostar de aprender cada vez mais, pq bons funcionários com graduação existem mtooossss...agora um profissional realmente ótimo..são raros.

2007-02-23 11:22:16 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Eu me formo este ano, e faço um curso pouco conhecido chamado Biblioteconomia na UNESP. Não é o curso que sempre sonhei, mas o mercado de trabalho é bem aberto. Gosto muito de desenho, e o meu sonho era fazer arquitetura, mas tendo em vista a existencia de um mercado muito pequeno, decedi por fazer Biblio.
Ainda desejo fazer algo na área de desenho, e tendo meu emprego fica mais fácil, assim que terminar esta, no final de 2007 e com 21 anos, ainda há tempo para fazer outra.

2007-02-23 11:22:01 · answer #8 · answered by Taís_20 3 · 0 0

bem na verdade vc tem que fazer o que o mercado está pedindo no momento mais tem que ser realista vc tem que fazer a profissão que paga mais ok

2007-02-23 11:21:38 · answer #9 · answered by fale.charles 1 · 0 0

O ideal é consiliar os dois... mas se isso não for possível, opte por fazer o que gosta. Dinheiro é bom, mas não é tudo na vida... de que adianta escolher uma profissão que lhe é rendável, mas se você detesta e está infeliz de trabalhar com aquilo? Depois, com o passar do tempo, vai desgostando ainda mais e acaba fazendo tudo mal feito e se tornal u péssimo profissional. Pense bem, escolha algo que lhe é mais agradável e tente fazer a sua história em cima disso. Caso escolha em fazer Ciências Contábeis ou Matemática pode entrar em contato comigo no meu perfil e envie um email que te falo sobre as matérias e essa profissão
Boa sorte na sua escolha e abraços do Rocha.@

2007-02-23 11:21:30 · answer #10 · answered by Rocha 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers