English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É uma questão que,desde menino,eu sempre quis saber....é verdade que força e velocidade se somam para compor a aceleração(mudança de velocidade) de um objeto em movimento? o impacto em um objeto de um projétil leve,mas muito veloz,tem o mesmo efeito que o impacto de um outro projétil,com muito mais massa,porém de baixa velocidade? uma massa muscular maior acarreta SEMPRE uma maior aceleração(mudança de velocidade) a quem a possui? mas como explicar que,assistindo a uma certa luta de" vale-tudo" pela tv,um cara de 170 quilos,com pouquíssimo índice de gordura corporal (portanto,muito musculoso),apresentava lentidão nos movimentos ao golpear? será que,justamente por possuir mais massa,a gravidade "puxava" essa maior massa desse lutador,dificultando seus movimentos? será isso? se for assim,isso explicaria também porque muito gordão mal consegue executar movimentos ágeis? sei que esta pergunta está mais para a categoria "biologia",mas,ela me parece uma simples questão de física...obrigado!

2007-02-23 02:55:38 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Física

6 respostas

Estão relacionadas sim, na sua essência, de acordo com as três leis de Newton formuladas no século XVII:
A primeira lei (da inércia) diz que um corpo não muda seu estado de repouso ou de velocidade uniforme por si só. Isso significa que há a conservação de alguma coisa, e essa coisa chama-se “quantidade de movimento” ou “momento linear” (produto massa vezes velocidade).
A segunda lei (da aceleração) diz que essa quantidade de movimento pode ser alterada pela ação de uma força. Aí ele define força, quantitativamente, como a variação da quantidade de movimento no tempo; se a massa for constante, então a força fica naquela forma conhecida F=ma (parece então que a quantidade de movimento não se conserva mais, não é?).
A terceira lei (ação e reação) vem salvar a questão, reafirmando que a quantidade de movimento se conserva sempre: as forças ocorrem sempre aos pares, uma com sinal contrário à outra... Não se pode empurrar sem ser empurrado!
Veja que as outras formulações que você fez estão relacionadas mais com quantidade de movimento do que com força e aceleração. O gordão lutador precisa de muito mais força para movimentar seu braço...

2007-02-23 03:33:35 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

isso é coisa do satanas seu manézão

2007-02-26 08:10:24 · answer #2 · answered by wladdyx 3 · 0 0

A força quando aplicada a um determinado corpo, produz no mesmo uma aceleração e posteriormente a presença de velocidade. No entanto, se não houvesse força, as demais grandezas não existiriam.
Isso prova que elas estão sim interligadas.

2007-02-24 23:51:19 · answer #3 · answered by jandiel_fisico 1 · 0 0

Cara eu também tinha essa duvida quando criança.

2007-02-24 22:21:00 · answer #4 · answered by Weverson 4 · 0 0

Claro! a força permite o movimento que vai ter uma dada velocidade, que é a derivada do vector deslocamento! por sua vez a aceleração é dada através da derivada do vector aceleração! A força pode ser dad atraves da derivaçao do momento linear (relacionado com a velociadade), que por sua vez, num caso particular mais comum em que a massa do sistema não varie, é dado por a massa do sistema vezes a aceleração!!

2007-02-24 08:35:03 · answer #5 · answered by s_s_p_w 1 · 0 0

O professor já disse tudo. Bjs Vou te dar uma estrelinha.

2007-02-23 19:44:16 · answer #6 · answered by ♫♫♥ ♥ Cristinyr♥ ♫♫♫♫ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers