English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-23 02:18:30 · 2 respostas · perguntado por Anonymous em Entretenimento e Música Pesquisas e Opiniões

2 respostas

Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ângström até centenas de angströns.

O espectro de comprimentos de onda utilizável correspondente a aproximadamente entre 5 picômetros e 1,0 nanômetro. A energia dos fótons é de ordem do keV (kilo elétron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A geração desta energia eletromagnética se deve à transição de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.

Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência, polarização, refração, difração, reflexão, entre outros efeitos. Embora de comprimento de onda muito maior, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz.


Foi Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923) quem descobriu e batizou os Raios X, além de fazer a primeira radiografia da história. Isto ocorreu quando Röntgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes. Este dispositivo, foi envolvido por uma caixa de papelão negro e guardado numa câmara escura. Próximo à caixa, havia um pedaço de papel recoberto de platinocianeto de bário.

Conrad Röntgen percebeu que, quando fornecia corrente elétrica aos elétrons do tubo, este, emitia uma radiação que velava a chapa fotográfica, intrigado, resolveu intercalar entre o dispositivo e o papel fotográfico, corpos opacos à luz visível. Desta forma obteve provas de que vários materiais opacos à luz diminuíam, mas não eliminavam a emissão desta estranha irradiação induzida pelo raio de luz invisível, então desconhecido.

Isto indicava que a energia atravessava facilmente os objetos, e se comportava como a luz visível. Após exaustivas experiências com objetos inanimados, Röntgen resolveu pedir para sua esposa pôr a mão entre o dispositivo e o papel fotográfico. A foto revelou a estrutura óssea interna da mão humana, com todas as suas formações ósseas, foi a primeira chapa de raios X, nome dado pelo cientista à sua descoberta em 8 de novembro de 1895.

A descoberta dos Raios X levaria posteriormente muitos outros cientistas a receberem o prêmio Nobel de física com pesquisas sobre o assunto.

Espero ter ajudado.

2007-02-23 02:23:06 · answer #1 · answered by Raphael M 6 · 0 0

Durante 1895, Röntgen testava equipamento desenvolvido pelos seus colegas: Ivan Pulyui, Hertz, Hittorf, Crookes, Tesla, e Lenard para invisíveis produziam um efeito fluorescente no pequeno ecrãn de cartão pintado com platinocianeto de báriopodia também causar este efeito fluorescente.

Ao final da tarde de 8 de Novembro de 1895, Röntgen estava determinado a testar esta ideía. Ele construiu cuidadosamente uma Röntgen especulou que um novo tipo de raio podia ser o responsável. 8 de Novembro era uma sexta-feira, por isso ele aproveitou o fim de semana para repetir as suas experiências e tomar as primeiras notas. Nas próximas semanas ele comeu e dormiu no seu laboratório, à medida que investigava muitas das propriedades dos novos raios que ele designou temporariamente de raios-X, utilizando a designação matemática para algo desconhecido. Apesar dos novos raios, eventualmente, passaram a ter o seu nome quando ficaram conhecidos como raios de Röntgen ele sempre preferiu a designação de raios-X.

A descoberta dos raios-X por Röntgen não foi um acidente, nem ele trabalhava isolado. Com as investigações que ele e os seus colegas estavam a desenvolver, em diversos países, a descoberta era iminente. De facto, foram produzidos investigação; ele tinha planeado usar o ecran na próxima etapa da investigação e portanto faria a descoberta uns momentos depois.

Num dado momento, enquanto investigava a capacidade de vários materiais de pararem os raios, Röntgen colocou uma peça de chumbo em posição enquanto ocorria uma descarga. Röntgen viu aí a primeira imagem radiográfica, o seu esqueleto tremulante no pela sua reputação profissional se as observações fossem errôneas.

O artigo original de Röntgen, "Um novo tipo de Raios-X", foi publicado 50 dias depois em 28 de Dezembro de 1895. A 5 de Janeiro de 1896, um jornal austríaco relatou a descoberta de um novo tipo de radiação por Röntgen. Foi atribuído a Röntgen um título honorário de Doutor rem Medicina pela Universidade de Würzburg após a sua descoberta. Ele publicou um total de 3 artigos sobre raios-X entre 1895 e 1897. Nenhuma das suas conclusões até agora provaram ser falsas. Actualmente, Röntgen é considerado o pai da radiologia de Diagóstico, a especialidade médica que utiliza imagem para o diagnóstico de doenças.

Graças a sua descoberta foi premiado com o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901. O prêmio se concedeu, oficialmente, "em reconhecimento, rejeitou registrar qualquer patente relacionada a seu o procedimento da radiografia se chama "röntgen" devido ao fato de muitos verbos alemães terem a desinência "en".

+

2007-02-23 10:23:11 · answer #2 · answered by ♡Sophia♡ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers