English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-23 01:57:00 · 10 respostas · perguntado por pquena 1 em Ciências e Matemática Biologia

10 respostas

O ozônio se forma da seguinte maneira:
Em reações não catalíticas na estratosfera moléculas de O3 são formadas e destruídas. De acordo com o perfil típico de temperatura desta camada da atmosfera, as reações que ocorrem são exotérmicas. Acima da estratosfera o ar é rarefeito, e devido à radiação UV do sol, as moléculas de O2 são decompostas.
O2 + UV (λ < = 241 nm ) ---- 2O
Parte dos átomos de oxigênio recombinam-se e formam moléculas diatômicas, que podem sofrer novamente o processo de fotodecomposição. A intensidade da radiação UV na estratosfera é muito menor devido a estes processos de fotodecomposição sofridos pelas moléculas diatômicas. A colisão das moléculas diatômicas com os átomos de oxigênio resulta na produção de ozônio na estratosfera.

O + O2 + M ----- O3 + M + Calor
A destruição do ozônio na estratosfera é predominantemente resultado da fotodecomposição pela absorção de fótons UV, conforme equação abaixo:

O3 + UV(λ < 320 nm) ---- O2 +
As espécies geradas, por sua vez, podem reagir com moléculas de O2, regenerando o ozônio.
Os processos catalíticos de destruição do ozônio são de suma importância no estudo da química atmosférica . Os catalisadores são radicais livres, ou seja, átomos ou moléculas com pelo menos um elétron não emparelhado, o que os torna espécies altamente reativas. Entre os quais podemos destacar:
OH., CH3., CF2Cl., H3COO., C3CO., HlOO., HlO., HCO. e NO..

Eles reagem com o O3 retirando um átomo de oxigênio. No entanto, alguns desses catalisadores são de origem natural em processos bióticos como, por exemplo, o N2O .
Sem influência de fatores externos, a formação e destruição do ozônio atingem um equilíbrio, mantendo sua concentração quase que constante na camada, sofrendo apenas algumas variações normais conforme a hora do dia ou a estação do ano .
Esse é o processo que ocorreu na estratosfera terrestre pois isso tudo é mostrado em laboratório.

2007-02-23 02:21:47 · answer #1 · answered by jorge oberdan 3 · 0 0

Junto com a criação do mundo.
Um abraço.

2007-02-26 15:32:35 · answer #2 · answered by NP 6 · 0 0

,Ela surgiu depois que o homem inventou o automóvel, o avião e as fabricas, que pulem muito o ar atmosférico logo a camada de ozônio começou a nascer nesta época e com a confecção de mais automóveis poentes e novas fabricas este buraco esta cada vez maior, é por isso que todo o povo esta interessado na construção de carros a álcool e a gás.Temos que abandonar a gasolina e o óleo Diesel

2007-02-26 02:45:56 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

O ozonio se originou do oxigenio isto e...o oxigenio ele e eletronicamente estavel(possui 8 eletrons em sua camada de valencia)mas com a mudança climatica ao longo dos anos o oxigenio adotou mais um o em sua composiçao...mas ele ja estava estabilizado então ao invez de doar seus eletrons ele compartilha-os(dativa) com o terceito O assim formando a camada de ozonio...

2007-02-24 14:38:25 · answer #4 · answered by Rox 1 · 0 0

o oxigênio existe na atmosfera terrestre na forma de moléculas diatômicas (O2 = oxigênio) e triatômicas (O3 = ozônio).

Nas camadas mais altas da estratosfera as moléculas de O2 são mais rarefeitas e predominam as moléculas de O3 (o ozônio).

O ozônio vai aos poucos se transformando em oxigênio de moléculas diatômicas. E vice-versa, o oxigênio diatômico que vai subindo para as estratosferas, vai originando o ozônio.

O ozônio age como protetor da atmosfera terrestre, frente as radiações solares.
Quanto menor a camada de ozônio, maior a entrada de radiações solares mais quentes.

2007-02-23 05:31:26 · answer #5 · answered by navenaz 7 · 0 0

O planeta Terra, em cuja superfície habitamos, é um planeta rochoso envolto por uma espessa camada de gases denominada atmosfera, composta por vários gases, dos quais o oxigênio participa numa proporção de quase 20%.

Mas nossa atmosfera não foi sempre como é hoje. Ocorreram adaptações sucessivas a diferentes períodos geológicos, mas a modificação mais dramática teve lugar há 600 milhões de anos, quando surgiu o primeiro organismo capaz de usar diretamente a luz solar como mecanismo energético, no processo da fotossíntese.

Foi este o processo que modificou drasticamente a atmosfera de um estado redutor, sem oxigênio livre na atmosfera, para um estado em que, como ainda é hoje, existe oxigênio livre.

Foi somente após esta transição, com o surgimento da camada de ozônio, um subproduto do oxigênio, que a vida animal e vegetal pôde desenvolver-se na superfície terrestre, porque antes, a grande incidência de radiação ultravioleta só permitia o desenvolvimento celular nas profundezas do oceano.

A vida primordial criou a camada de ozônio.
Os abusos da vida moderna pode fácilmente destruí-la.

Donde podemos concluir que constitui a maior obrigação dessa geração, que hoje habita o planeta, lutar pelo legado de vida que recebemos, para que finalmente sejam banidas de toda as atividades humanas os processos capazes de gerar gases com potencial de destruir a camada de ozônio, que possibilitou e ainda protege a vida neste planeta.

2007-02-23 02:02:34 · answer #6 · answered by . 2 · 0 0

esse alguem poderia, nao cabe bem. Apenas coloque como surgiu a camada de ozonio.

No ar tem nitrogenio e oxigeno. nitrogenio em grande maioria
eles ocorrem quando se tem relampagos
eles fazem dois oxigenios viraram O3 ( formula do ozonio) e esse oxigenio que sobra é reativo demais e ele se combina com N2 ( nitrogenio) e forma N0 que depois vai virar N02 e ficar estavel.

2007-02-23 02:00:58 · answer #7 · answered by Marcos r 1 · 0 0

Não tenho a menor idéia.

2007-02-23 02:00:39 · answer #8 · answered by *Anica* 2 · 0 0

na mesma hora em que o senhor Deus criou tudo,ele não deixou nada para trás concluiu tudo com eficiência

2007-02-25 00:52:24 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Qndo Deus criou a terra fez a camada de ozonio.

2007-02-23 02:00:57 · answer #10 · answered by Débys 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers