Eu acho que geralmente é possível fazer a distinção entre inteligentes e ignorantes pela paciência. Quando um pessoa é inteligente, ela tolera mais, ouve mais, presta mais atenção, mantém um convívio sempre multilateral, e aceita a opinião alheia independente da concordar ou não. Por outro lado, um ignorante - como a própria morfologia da palavra já diz - ignora as outras formas de opinião, é mais intolerante, mais egocêntrico, e geralmente desperdiça muitas oportunidades na vida por conta dessa soberba. Você, pela pergunta, se encaixa na primeira.
2007-02-23 01:46:35
·
answer #1
·
answered by Almirante Kirk 3
·
2⤊
0⤋
Não é tão difícil perceber. A pessoa burrinha, mesmo tendo estudado, não encadeia muito os pensamentos, é quase incapaz de falar alguma coisa original e não faz julgamentos claros através da experiência, criando opiniões a partir de observações superficiais ou lugares comuns ensinados por outros.
A pessoa que é apenas ignorante é fácil de identificar e mais ainda de perdoar. Ela ainda pode aprender.
Mas a pessoa que é ignorante e PODE aprender e mesmo assim prefere deixar para lá consegue ser burra E ignorante.
2007-02-23 01:50:03
·
answer #2
·
answered by leticia25 5
·
2⤊
0⤋
Sagacidade não tem nada a ver com estudo... a vida é a maior escola que existe, muitos doutores, não tem metade da "esperteza" de pessoas não tão instruídas... Ignorante, não é burro, é apenas alguém que ignora ou não tem acesso a determinado conhecimento. Isso mostra que uma pessoa ignorante pode ser sim inteligente e sagaz, em alguns situações até sábia... depende muito da experiência de vida...
2007-02-23 01:44:31
·
answer #3
·
answered by Leønardø CRF 6
·
2⤊
0⤋
A maior diferença de uma pessoa inteligente para uma nem tanto, fica muito visivel pelas atitudes, podemos perceber essa diferença através do comportamento, agilidade, mas eu analiso principalmente o "papo" da pessoa. Considero correto aquele ditado que diz: "mentes pequenas discutem pessoas, mentes medianas discutem eventos e mentes grandes discutem idéias".
2007-02-23 02:16:35
·
answer #4
·
answered by belzinha 2
·
1⤊
0⤋
Interessante o que você escreveu. Acho que todo Mundo começa como poser, tipo um cara em outra pergunta, que disse que viu Slipknot no R.I.Rio e que achou a melhor Banda do Mundo. Na primeira resposta alguém disse pra ele: "Você é corajoso pois vão te chamar de poser" Mas é assim que começa, não? Escuta, gosta, conhece as duas ou três músicas mais famosas, vai se aprofundando, and so forth. Deve ser levado em consideração também a idade das pessoas que perguntam. Aqui não tem filtro. Gente de 12, 13 anos não vai conseguir formular nada de espetacular, nem diferenciar o que é uma Banda que fazia Rock De area de outro tipo qualquer. O negócio é instruir. E quem tem conhecimento evitar espantar os caras a base de paulada.
2016-12-18 09:19:16
·
answer #5
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Há pessoas inteligentíssimas que são extremamente ignorantes, se isolam em sua torre de conhecimento e soberba e nada mais lhe interessa.
Da mesma forma que conheço ignorantes inteligentíssimos, minha empregada doméstica por exemplo é semi-analfabeta, mesmo assim é dotada de uma inteligência refinadíssima.
2007-02-26 19:13:20
·
answer #6
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋
Acho que a inteligência está bem relacionada a educação, uma pessoa ignorante não tem um mínimo de educação. E muito fácil perceber.
2007-02-23 02:31:15
·
answer #7
·
answered by Karen S 1
·
0⤊
0⤋
Pra começar vc tem que saber a diferença entra ser culto e ser inteligente,ter sabedoria.Uma pessoa que estuda muito,que le e escreve corretamente,que conhece varios assuntos,pode ser considerada culta,mas não necessariamente inteligente e sábia.Se essa mesma pessoa não souber usar todo conhecimento que adquiriu com estudos,de nada valeu e ela não é inteligente.Ao passo que muitas vezes alguem sem estudo algum tem muita sabedoria e muito pra se ensinar.bj
2007-02-23 01:57:29
·
answer #8
·
answered by Thiago Nisiyama ★ 4
·
0⤊
0⤋
Amigo, esse mundo é enorme não é? Pois bem, ele pode até estar dividido entre ricos e pobres, mas definitivamente não está dividido entre os ignorantes e inteligentes.
Nós, seres humanos, desenvolvemos diversos saberes nessa vida: uns socialmente valorizados e outros não. Enquanto uns decifram com incrível facilidade equações matemáticas, fórmulas químicas.. outros conhecem como ninguém o segredo de viver, de fazer amigos, de perdoar. Esses últimos talvez jamais morrerão de depressão ou padecerão de tristeza, mas certamente também jamais ficarão famosos por invento científico ou or ter escrevido o livro do ano.
Eu, particularmente, queria ter a sabedoria dos que sabem viver, a inteligência dos que enxergam além ante as adversidades da vida e as dores desse mundo.... uma vez que nesse aspecto sou totalmente ignorante.
2007-02-23 01:56:29
·
answer #9
·
answered by nanyribeirinha 4
·
0⤊
1⤋
Difícil definir.
2007-02-23 01:42:47
·
answer #10
·
answered by Papori_Ctba 7
·
0⤊
1⤋