English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um ex-func estava enviando e-mails não autorizados contendo informações imprortantes para desconhecido. Como poderei identificar essas pessoas se tenho apenas os end. de e-mails? Como esse ex-func. poderá ser punido? Alguém conhece um meio de provar que esses e-mails foram enviados por essa pessoa já que o mau caráter nega veementemente e ainda ameaça processar a empresa por calúnia e defamação??

2007-02-21 22:49:09 · 4 respostas · perguntado por Ledawl 1 em Computadores e Internet Segurança

4 respostas

Coloque um investigador, ai sim vc poderá saber como e ter certeza se foi ele ou não, agora se for provado é crime sim e poderá leva-lo a cadeia e ainda processa-lo.;

Boa sorte!

2007-02-21 22:57:51 · answer #1 · answered by Anonymous · 4 0

Se as informações são confidenciais, elas nunca poderiam ter saído da empresa.

Você pode tentar identificar quem são os proprietários dos e-mails através de uma ordem judicial obrigando o provedor do e-mail a identificar o cliente - mas isso não vai funcionar se o provedor do e-mail for estrangeiro.

Quanto a provar que os e-mails foram enviados, só será possível se houver algum registro do envio. Por exemplo: se o sujeito enviou pelo Outlook Express da empresa, a mensagem pode estar na pasta Itens Enviados, se ela não foi apagada. Se o sujeito enviou por algum webmail, ficará complicadíssimo.

Em todos os casos, será bom alterar as políticas da empresa e instituir um sistema mais seguro para evitar que isso aconteça novamente.

2007-02-24 12:53:03 · answer #2 · answered by denisgomes 7 · 0 0

Olha isso é crime sim. E você pode identificá-lo prestanto queixa na polícia, para tentar conseguir o mandato de busca e apreenção do computador(es) que ele supostamente estava usando, para fazer um historico formal e legal, junto com provedor de internet e e-mail que o suposto criminoso é afiliado.

Os endereços de e-mail dos cumplícies servem como provas concretas, e da para ver o endereço pelo qual foi enviando o
e-mail.

Dependo do contéudo, ele pode ser autoado, por crime de direitos autorais, intelectuais, por passar informações confidenciais para alheios a crimes mais graves.

A prova do crime também fica armazenada no computador, (sugiro que você entre em contato comigo para explicar melhor isso porque os termos de uso do YR não me dão condições legiais para falar por aqui), mas, se o computador for do suposto criminoso, é necessário um mandado judicial ai você terá que entrar em contato com um advogado.

Posso te falar essa coisas porque meu pai e eu somos investigadores e espero ter te ajudado.

2007-02-22 17:45:00 · answer #3 · answered by superman 4 · 0 0

Bem, quanto à punição, existe um projeto de Lei que dispõe no seu Art. 9o. Obter acesso, indevido ou não autorizado, a computador ou rede de computadores.

Pena: detenção, de seis meses a um ano e multa.

Parágrafo primeiro. Na mesma pena incorre quem, sem autorização ou indevidamente, obtém, mantém ou fornece a terceiro qualquer meio de identificação ou acesso a computador ou rede de computadores.

Ainda no mesmo artigo, diz no Parágrafo segundo. Se o crime é cometido:
II - com considerável prejuízo para a vítima;

III - com intuito de lucro ou vantagem de qualquer espécie, própria ou de terceiro;

IV - com abuso de confiança;

V - por motivo fútil;

VI - com o uso indevido de senha ou processo de identificação de terceiro; ou

VII - com a utilização de qualquer outro meio fraudulento.

Pena: detenção, de um a dois anos e multa.

E ainda nas disposições finais diz que:
Art. 15o. Se qualquer dos crimes previstos nesta lei é praticado no exercício de atividade profissional ou funcional, a pena é aumentada de um sexto até a metade.

Quanto a identificação das pessoas, a mesma lei dispõe no Art. 7º. O acesso de terceiros, não autorizados pelos respectivos interessados, a informações privadas mantidas em redes de computadores dependerá de prévia autorização judicial.

Ou seja, se o juiz autorizar, o servidor pode prestar informações sobre o usuário da conta de e-mail.

Quanto a provar que foi ele, como essa não é a minha área de atuação, não sei como você deve proceder exatamente, mas não creio que seja impossível, um hacker consegue fazer isso, muitas empresas contratam hackers para cuidar da segurança ou rastrear o que foi feito justamente pela capacidade que eles tem de encontrarar as falhas no sistema.

Não tenho como analisar mais detalhadamente uma vez que as informações fornecidas por você foram escassas (por motivos obvios), mas aconselho você a procurar um advogado para uma consulta.

Espero ter ajudado.

2007-02-22 08:11:36 · answer #4 · answered by Tempest 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers