Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial e/ou cultural e econômico de uma nação sobre outra, ocorrido na época da segunda revolução industrial. O imperialismo contemporâneo denomina-se neo-imperialismo, por possuir muitas diferenças com relação ao imperialismo colonial.
No final do século XIX e começo do século XX, a economia mundial viveu grandes mudanças. A tecnologia da Segunda Revolução Industrial (motores a gasolina, diesel e eletricidade) aumentou ainda mais a produção. A livre concorrência foi desaparecendo e a economia passou a ser dominada por ‘megaempresas’ (monopólios).
As "megaempresas" capitalistas passaram a investir capital em nações da África, da Ásia e da América. Esse fenômeno viria a ser chamado de imperialismo ou neo-colonialismo. Os países imperialistas lutavam uns com os outros pelo domínio econômico do mundo. Buscavam novos mercados, fontes de matéria-prima e mão-de-obra barata para explorar.” (Schmidt, Mario Furley: Nova História crítica; Capítulo 16, pág. 228/247).
Os principais países que adotaram a p´ratica do imperialismo foram:
* Reino Unido
* França
* Bélgica
* Itália
* Alemanha
* Portugal
* Espanha
* Países Baixos
* Japão
* Rússia
* Estados Unidos
* Império Otomano
2007-02-21 16:33:20
·
answer #1
·
answered by Patricia 7
·
3⤊
0⤋
Concordo com a Jennifer...
Puxa, Cláudio... Vacilou nessa, hein?
☺
2007-02-24 16:09:04
·
answer #2
·
answered by Marcio 5
·
1⤊
0⤋
Se eu esqueci algum me desculpe:
Brasil, Portugal, Espanha, Grã-Bretanha, Rússia,
França, Noruega, Bélgica, Dinamarca, Mônaco, Luxemburgo, Japão, Itália e Estado do Vaticano, que com uma área de aproximadamente 1 Km2 dentro de território italiano, governado pelo PAPA, não deixa de ser um Império, com coroação e demais pompas.
2007-02-21 13:09:36
·
answer #3
·
answered by ? 6
·
0⤊
3⤋