English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2 respostas

A formação desses Estados se deu com o enfraquecimento da nobreza feudal,assim tornou-se viável a associação entre monarcas - nobres de maior prestígio regional - e setores da burguesia. A troca de benefícios econômicos de um lado e de benesses políticas de outro fortaleceu os laços de dependência mútua entre a nobreza e a burguesia.
Os monarcas buscaram cada vez mais a centralização política como forma de diminuir as restrições feudais. Isso implicava a retirada de poder dos senhores feudais por mecanismos violentos em alguns casos, e na maioria das vezes, por concessões de privilégios à nobreza, tais como sua admissão na vida das cortes e a cessão de cargos públicos bem remunerados.
Com o acirramento da crise feudal, um número cada vez maior de nobres submetia-se a essa situação fortalecendo ainda mais os monarcas. A centralização viabilizava os interesses burgueses, e o aumento dos lucros mercantis, por sua vez, significava mais impostos para o monarca, que ampliava assim sua capacidade de negociação com a nobreza.
"A unificação política significava também a unificação das moedas e dos impostos, das leis e normas, pesos e medidas, fronteiras e aduanas. Significa a pacificação das guerras feudais e a eliminação do banditismo das estradas. Com a grande expansão do comércio, a monarquia nacional criaria a condição política indispensável à definição dos mercados nacionais (...)" (N. Sevcenko) unidos em interesses, corte, burguesia e monarca definiam o Estado Nacional Moderno: nobiliárquico, mercantil e absoluto.

2007-02-22 05:20:44 · answer #1 · answered by jorge oberdan 3 · 0 0

Através de muitas guerras, não existe país europeu que não tivesse guerras

2007-02-21 17:20:08 · answer #2 · answered by Manuel Gomes Barbosa 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers