English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

aprendi que tudo depende do referencial em que estamos, então qual o ponto na galaxia que está parado para que possamos afirmar que a terra realmente gira em torno do sol, não poderia ser ao contrário? Isso se eu levar em conta o referencial que conheço, ou seja, a própria terra.

2007-02-21 07:17:34 · 15 respostas · perguntado por brsanka 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

15 respostas

A pergunta é interessantíssima, principalmente se a gente considerar que o sistema ptolomaico durou pelo menos mil anos, com previsões bastante precisas do deslocamento dos planetas na "esfera celeste". Mas começaram a surgir algumas evidências de que o dogma que a Terra era o centro do Universo não eram verdadeiros, e uma destas evidências foi apontada por Galileu Galilei: Júpiter tinha satélites. Ora, se Júpiter tinha satélites, então a Terra não era o centro da rotação de todos os corpos celestes, e se ela não era o centro de todos os corpos celestes, de quais ela era então?

Mas esta é uma argumentação muito mais filosófica, como é que o cidadão comum pode ter certeza que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário? E que a Terra é menor que o Sol, e não o contrário?

Pense no seguinte: quando você está em um carro, e está olhando para a parte mais distante da paisagem, ela te fornece alguma evidência que você está se deslocando? Se você não sentisse o vento na cara, não visse a paisagem mais próxima se deslocando, teria que ficar olhando por muito tempo para notar que a paisagem mais distante também está se alterando pela tua viagem.

Puxando por esta idéia, o Silvestre preparou um texto, chamado:

A "Polêmica" Translação da Terra
http://www.silvestre.eng.br/astronomia/polemicas/translacao/

Bom, voltando ao problema em questão, como é que sabemos que o geocentrismo está errado e o heliocentrismo (no que se refere ao Sistema Solar) está certo? Olhe Júpiter. Júpiter é maior, e os satélites orbitam em torno de Júpiter. No Sistema Solar, a Terra é menor que o Sol, então a Terra deve orbitar o Sol, e não o contrário. A Lua orbita a Terra, e não o contrário. Fobos e Deimos orbitam Marte, e não o contrário. Esta é uma prova por similaridade, principalmente por que ninguém se afastou da Terra para olhar o sistema solar de cima e ver o que está acontecendo, quem está girando em torno de quem (embora as sondas Voyager e Pioneer estejam a uma distância razoável da Terra, mas o objetivo destas sondas não é fazer observações astronômicas acerca da órbita terrestre). E que o Sol era muito maior que a Terra era algo que os gregos já haviam calculado uns três séculos antes de Cristo...

Uma discussão de como o pensamento evoluiu do geocentrismo para o heliocentrismo pode ser visto aqui:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/olhandoparaoceu/opceu8.htm
Faz parte de uma série de programas:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/olhandoparaoceu/index.htm

Um bom artigo englobando o desenvolvimento da tese heliocentrista pode ser encontrado na Wikipedia em inglês (a versão em português é bem inferior, infelizmente, e eu ainda não tive tempo de corrigir isto):
http://en.wikipedia.org/wiki/Heliocentrism

Para quem acha que "é óbvio" que a Terra gira em torno do Sol, só para pensar, vejam este artigo do Isaac Asimov, "A Relatividade do Errado"
http://www.str.com.br/Str/relatividade.htm

2007-02-21 12:55:47 · answer #1 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Você poderia usar a Terra como base para o seu referencial, mas então voltaria a ter problemas no traçado das órbitas dos outros planetas, como os retrocessos e epiciclos.
Lembre-se que a humanidade sofreu tentando usar este conceito por séculos, até que Nicolau Copérnico propôs um equacionamento perfeito, "transparente" e matemáticamente elegante com o nascimento do heliocentrismo.

2007-02-21 07:31:36 · answer #2 · answered by Obs. Phoenix 7 · 2 0

Para um objeto girar em torno de outro não é necessário que o segundo esteja parado!

O Sol também gira em torno de uma estrela maior e esta estrela maior também está girando!

É a Teoria da Relatividade: tudo, absolutamente tudo no Universo, tem movimento!

2007-02-21 07:28:09 · answer #3 · answered by Abutre2013 3 · 1 0

Seu questionamento está perfeito.

Se o referencial for o Sol, a terra gira em torno dele.

Se o referencial for a Terra, o Sol gira em torno dela.

Por isso os astrônomos adotam como referencial as chamadas estrelas fixas, que é um sistema de coordenadas baseado na posição de estrelas que se encontram tão distantes de nós que seus movimentos em relação umas às outras é desprezível. Nesse sistema de coordenadas a Terra gira em torno do Sol.

2007-02-23 14:54:00 · answer #4 · answered by Dario 5 · 0 0

Realmente, tudo depende do referencial que adotamos e esse é justamente um dos maiores problemas dos astrônomos: achar um bom sistema de referencia, o ideal seria um referencial inercial (parado ou com velocidade constante), mas eh muito dificil conseguir isso no universo. Os astronomos costumam adotar as estrelas mais distantes como referencial, pois seu movimento absoluto eh quase imperceptivel.

Agora, no caso da Terra, o mais usual é colocar o referencial no centro do Sol (ou no centro de massa do sistema Terra-Sol, que eh quase no centro do sol) pois os calculos ficam mais faceis.

Mas vc pode colocar o seu referencial onde vc quiser, ate mesmo no centro da Terra. Nesse caso vc poderia também dizer que o sol gira ao redor da Terra, porém, todos os outros planetas continuariam girando ao redor do sol, com o sol girando ao redor da Terra, da pra imaginar a confusao neh? Os calculos nesse caso ficariam muito complicados, por isso, para o sistema solar, costuma-se adotar como referencial o centro do sol.

2007-02-22 02:30:40 · answer #5 · answered by Malkav 3 · 0 0

O Cesar G levantou uma questão interessante, não sentimos a Terra se mover porque não sentimos o "vento na cara". Mas existe um certo tipo de "vento na cara", é a chamada "aberração da luz", um fenômeno que faz com que a posição das estrelas não seja exata porque a Terra gira ao redor do Sol. É como se o deslocamento da Terra ao redor do Sol fizesse com que a luz das estrelas chegasse desviada das suas posições corretas. Procure na internet por "aberração da luz".
Veja aqui:
http://www.astro.iag.usp.br/~jane/aga215/aula02/cap2a.htm#evidencias2
http://www.searadaciencia.ufc.br/folclore/folclore75.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aberra%C3%A7%C3%A3o_da_luz

.

2007-02-21 13:50:01 · answer #6 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

Em termos cinéticos não faz diferença considerar o referencial em um outro, mas se você fizer observações muito exatas vai perceber algo errado. Na verdade os doi giram em torno do centro de massa do sistema ( sem considerar o resto do sistema solar...). Porém este centro de massa está muito perto do centro do sol por causa da enorme diferença de massa dele para os planetas.

O sistema geocêntrico colocava o referencial na terra, gerando uma descrição complexa do movimento dos outros planetas. Fica melhor o referencial no centro do sol mesmo.

2007-02-21 12:01:15 · answer #7 · answered by ha_ver_o_sol_poente 4 · 0 0

sei lá...rsrsrsrsrss

2007-02-21 11:51:33 · answer #8 · answered by martinss_19 2 · 0 0

Sem entrar em grandes divagações, a forma mais fácil de comprovar a sua resposta à sua pergunta, é saber na realidade o que é a ecliptica do Sol. Se fizer a experiencia ... , o sol quando nasce de dia para dia, nunca nasce à mesma hora certa, nem nunca nasce no preciso ponto onde nasceu no dia anterior.
Através deste raciocinio voçê pode encontrar um esquema com " paus " tidos como referencia e fazer uma relação com a ecliptica do sol, que vai desenhando ao longo do ano. No entanto, convém desde já tirar esta conclusão : ... de facto, não é o sol que se movimenta, mas o nosso planeta em torno desta estrela, o que voçê constacta ..., é o que constacta quando olha para o espelho. Voçê obtem uma imagem, e nesta experiência voçê obtem uma imagem da posição da Terra ( no seu movimento de translação em volta do sol ) no momento em que o sol nasce, de dia para dia.

2007-02-21 10:18:58 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Um referencial interessante são as estrelas longincuas.... elas, para nós, sempre estarão no mesmo lugar, pois estão muito distante e por isso não percebemos diferença de movimentaçaõ... alias é assim que antigamente se descobria um novo planeta observando o céu e analisando quais os pontos mudaram de posição, se não mudou era estrela.. se mudou era planeta.

OK?

ex: Você ouviu falar do robozinho que a NASA mandou a marte... o que tinha um capixaba na equipe lá... que até tocou a musiquinha... para chegar lá, por exemplo, a nave foi sendo "autoguiada" a partir de estrelas bem distantes.... a medida que notava-se q estava saindo o computador de bordo se reorientava...

2007-02-21 07:39:12 · answer #10 · answered by Radamanthys 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers