A frase que descreve o efeito borboleta é uma forma rebuscada, e até poética, de dizer que todas as coisas no universo estão, em maior ou menor grau, interligadas e interagindo entre si permanentemente. O que não deixa de ser uma obviedade, e não é nenhuma novidade: desde a antiguidade alguns filósofos já faziam esta afirmação. E a partir do Renascimento, do Iluminismo e o advento da Ciência Moderna, ela passou a ser comprovada científicamente.
Com a comunicação por satélite, a globalização e a Internet, esse fenômeno passou a ser ainda muito mais evidente.
Ocorre que este processo se dá mais avassaladoramente por meados do século passado, a partir de um pólo irradiador, os países do centro detentor do Capital e do monopólio da Informação (Europa e EUA, principalmente), para uma periferia menos desenvolvida econômica e tecnológicamente (países como o Brasil, p. ex.), privilegiando os seus próprios interesses e minando o potencial econômico, o ambiente natural, as culturas regionais e a identidade desta periferia.
De modo que todo esse processo tem objetivos bem definidos e não tem nada de caótico na sua concepção. O aparente caos na pós-modernidade é apenas a demonstração de que a unidade só é possível na preservação da diversidade: uma suposta Cultura mundializada só teria algum conteúdo se contivesse as diferenças, a tentativa de homogeneizacão é artificial e só acontece na superficialidade.
Daí então surgem as reações:
O fundamentalismo Islãmico e seu terrorismo genocida;
As manifestações dos guetos imigrantes nas grandes metrópoles;
A violência urbana da criminalidade e a deterioração das relações sociais nas cidades dos países periféricos;
Os acidentes naturais provocados pela agressão ao meio-ambiente;
O esvaziamento e a superficialidade das manifestações culturais, etc.
Diante do dilema da decadência na pós-modernidade, fica a pergunta: a quem interessa o caos ?
Boa Sorte.
2007-02-22 05:38:57
·
answer #1
·
answered by Monte Cristo 2
·
0⤊
0⤋
A Teoria do Efeito Borboleta não se resume somente ao que foi exposto no filme de mesmo nome. É algo mais complexo e abrange outras formas de encarar tudo o que ocorre em nosso Universo,qual seja - tudo está interligado,desde que somos todos e tudo,provenientes de uma mesma matéria ,um evento sempre causará uma consequência nos demais e assim sempre será. O filme se prendeu muito à questão do passado,presente e futuro,mais ou menos como no clássico de HG Wells - A Máquina do Tempo - onde vemos que não adianta querer modificar o passado/presente,pois sempre ocorrerão transformações drásticas no futuro. Tudo deve seguir seu ritmo natural,porém,todas as ações e acontecimentos estão profundamente interligados! Dentro desta linha,o caos do mundo pós modernista é uma consequência do desenrolar natural do Universo em si. Desde o pricípio sempre houve o caos, ele é necessário a si mesmo e à criação e continuação de tudo o que existe,não so dos seres vivos. O ser humano tem tentado interferir neste caos organizado que se conduz por si mesmo e os resultados têm sido desastrosos, mas não da forma como a maioria pensa! Este é um assunto bastante complexo e não quero me estender demais por aqui,pois sei que ninguém gosta de respostas quilométricas,ok? Um grande abraço!
2007-02-23 10:48:38
·
answer #2
·
answered by ◘ Ysis ◘ 7
·
0⤊
0⤋
sim..."o bater de asas de uma borboleta na China pode causar um furacão no Texas." Ação e Reação...
2007-02-21 15:28:43
·
answer #3
·
answered by Danizinha* 2
·
0⤊
0⤋
O caos é uma situação em que voçe não tem o controle sobre.
O Efeito Borboleta é um acontecimento que, por mais insignificante que pareça, desencadeia acontecimentos muito maiores. A frase que mais demontra isso é "o bater de asas de uma borboleta na China pode causar um furacão no Texas."
2007-02-21 15:06:04
·
answer #4
·
answered by mathikan 2
·
0⤊
0⤋
Ninguém pode mudar o passado para melhorar o futuro. Temos que nos concentrar no presente, para que o futuro seja melhor e não se torne um caos.
Segundo o filme, efeito borboleta isso era possível, porém cada vez que voltava ao passado para tentar melhorá-lo ele se esquecia de algo que fugia do controle.
2007-02-21 15:04:16
·
answer #5
·
answered by olhos cor de mel 3
·
0⤊
0⤋