English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Depois da Semana de Arte Moderna em 1922, a arte deixou de ser um culto ao belo e ao talento virtuoso. Todas as pinturas passaram a ter a cara dos quadros de Picasso. O despojamento da primorosidade nas obras chegou ao seu ponto mais devastador e insuportável. Não se pode mais distingüir uma garatuja de uma criança de cinco anos de um dito "monstro sagrado da pintura".
Acaso não seria isso uma moita aonde se escondem a picaretagem embevecida pelos intersses escusos de marchands vigaristas, que tantos louros aderam a falsos artistas?
Não teria sido em decorrência disso que fez a arte cair no ostracismo em que se encontra hoje em dia?
Desejo saber com grande interesse sua opinião.
>>> Isto é muito importante.
Agradeço imensamente a todas as respostas sérias.

2007-02-21 06:46:01 · 6 respostas · perguntado por Divino 5 em Artes e Humanidades Artes Visuais Pintura

6 respostas

Em primeiro lugar voce precisa conhecer a estória da arte profundamente , os artistas, os movimentos e como o mercado de arte funciona.
O fato de que a arte nao tenha mais um vínculo com a reproducao da realidade nao significa que nao existam parametros para medir a qualidade de uma obra. Em primeiro lugar um artista nao é medido por um quadro só, no mercado artístico a primeira palavra é constancia, ninguém é considerado um grande artista por ter feito uma única obra. O artista passa por um crivo de críticos, premiacoes, análises sem fim até ser considerado um artista de renome. mesmo assim a picaretagem acontece quando a sorte fala mais alto e coloca uma pessoa de menos talento no pedestal da fama. isso acontece em qualquer área artística, tendo como maior exemplo a música e o teatro . Como as artes visuais nao sao tao populares se é instalada a idéia errada de que os artistas plásticos de hoje nao precisam de técnica alguma para alcancar a fama.
Quem vive o mercado de arte e conhece a estória da arte , ou simplesmente tem interesse e se dedica ao assunto, tem condicoes de avaliar o nível de qualidade de uma obra dentro do contexto atual. Muitos fatores sao levados em consideracao ao avaliar o conjunto da obra de um artista, entre eles estao a técnica, as idéias, a ligacao entre essas idéias e o contexto atual da arte.
Portanto para distinguir uma obra prima de uma picaretagem é preciso conhecimento, do contrário se cai no gosto pessoal .
Nao acredito que vivamos um período de ostracismo, muitos artistas atuais provam o contrário: Luc tuymans, Vik Muniz, Bill Viola, Ron Mueck sao só alguns nomes que podem ajudar a entender o estado atual da arte, e nao se decepcionar.

2007-02-21 22:43:39 · answer #1 · answered by Juliana 2 · 1 1

sou artista didático e por muito tempo tive a mesma pergunta na mente. O Sr. Tempo me disse o seguinte :

_ Aproxime-se e veja como é a habilidade de manusear do artista. Vai alguns exemplos :
_O pintor (pintor mesmo) costuma dar pinceladas sutilmente curvadas devido á velocidade e a segurança que tem com elas. _ Você consegue dar uma pincelada rápida e retíssima ? Pintor algum consegue ! Pinceladas retas e/ou compridas só são possíveis se feitas com muita lentidão. Lentidão em excesso, por natureza, estremesse a mão do pintor. O pintor pode ser lento para fazer obra (como eu) mas não lento nas pinceladas. _ Podemos observar o mesmo no desenho. Quando o desenhista é habilidoso o final de seu(s) traço(s) é suave/afinado. Observe a sua assinatura. Dá até p/ saber onde a caneta foi pressionada e onde deslisou suavemente._Existe alguém no mundo mais habilidoso do que vc c/ essa assinatura ? _Já um aluno na 1º série pressiona o lápis o tempo todo. E muita coisa sai torta !
Se o desenho tiver muitos traços pressionados a pessoa tem muito oque aprender.
Quando avalio me "transporto" para o lugar e formulo como eu me mexeria para dar aqueles paços (traços, pinceladas).

Pode até parecer mas estilos modernistas NÃO quebram esses tabus. Observe uma obra do Picasso e tente notar oque eu lhe falei.

_Agora de gostar vc não tem obrigação mesmo.
Abraço.

2007-02-25 02:09:19 · answer #2 · answered by Phoenix ♂ 6 · 1 0

Tudo parte do pressuposto "conceito" que aliás nos sugere novas indagações; Qual é o conceito que se tem mais comum de arte e picaretagem?
Muito bem, obtido essas respostas fica mais fácil definir parâmetros à indagação. Se, como na matemática o resultado é sempre absoluto, aplicando seus conceitos tem-se aí uma resposta objetiva. Se para determinado grupo 'arte' é a tão conceituada representação pictórica pura e indissolúvel, 'obra prima', então, será muito mais difícil de ser encontrada na maioria dos trabalhos dos pintores atuais no entanto se 'arte' for conceituada desprezando sua linhagem milenar então qualquer pintura é uma obra prima inclusive os muros caiados em que se imprimem propagandas políticas partidárias.
De fato o que vemos atualmente é uma massa de pintores que sugerem novos conceitos de arte unicamente tentando justificar seus trabalhos e defendendo seus interesses (...).

2007-02-23 00:45:46 · answer #3 · answered by gilson r 1 · 1 0

as duas estão intricicamente ligadas, mostra exatamente o tipo de pessoa que quer o que os olhos não podem ver, pois os olhos não podem ver o que a alma deseja.

2007-02-21 06:50:38 · answer #4 · answered by silascecilia 2 · 0 0

Veja bem, a maioria dos grandes artista começaram copiando uns aos outros , o estilo próprio se adquire com o tempo e muito trabalho.
A arte não caiu no ostracismo e não vai cair nunca, existem períodos de transformação em que vc. vivendo contemporâneamente com estas mudanças não consegue observar.

Um abraço!!

2007-02-25 02:52:18 · answer #5 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 1

É fácil`.É só ver quem está usando.

2007-02-21 06:51:07 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers