Nem mais e nem menos mal-educados. Os valores e parâmetros eram outros. Os problemas atuais de relacionamento são bem mais complexos dos que os de antigamente.
Em qualquer época o homem somente poderá ser considerado bem-educado se conhecer e respeitar seus limites, nunca invadir o espaço alheio e cumprir suas obrigações sempre com atitudes transparentes.
Há 50 anos era constrangedor para a mulher o marido levar seu prato até a pia após a refeição.
Era motivo de humilhação para o homem o fato da esposa ter que trabalhar fora.
Há 50 anos duvido que um homem trocasse as fraldas de um
nenê.
Ceder a vez na entrada do elevador ou abrir a porta do automóvel
nunca foi educação, e sim, cortesia.
Para completar a resposta, arrisco uma pergunta:
As mulheres atuais são mais bem-educadas do que as de antigamente?
2007-02-21 08:15:20
·
answer #1
·
answered by Xulliann 6
·
0⤊
0⤋
Com certeza não Juan. Educação vem de berço, mas também se assimila. Você pode ser um sujeito grosso, porém educado. E a recíproca é verdadeira. Você pode ser um sujeito educado porém grosso. Lembre-se que: Educação é uma coisa, e grosseria é outra. Ser educado é respeitar e tratar bem as pessoas. Ser grosseiro ou grosso é um ato intempestivo, um efeito ou uma razão. Portanto, seja educado sempre, e, grosseiro nunca.
2007-02-23 02:19:48
·
answer #2
·
answered by GERARDO F 4
·
0⤊
0⤋
Pelo tipo da pergunta parece que o homem só deve ser bem educado com as mulheres.
São pensamentos como este que mostram as razões de tanta violência.
Basta ver que as cenas de violência 80% 0u mais os protagonistas são homens. O homem devido a mais predominância da religião, escola e comunidade de fato era mais educado na relação, com o advento do predomínio dos meios de comunicação, principalmente a TV, ele ficou mais bruto na relação, não só o homem como também a mulher
2007-02-21 20:13:36
·
answer #3
·
answered by Turcão CG 5
·
0⤊
0⤋
Depende da sorte de ter nascido em uma família estruturada e com pais responsáveis e educados. Sempre houve mal educados porque depois que passa a infância fica difícil fazer o que não foi feito na época certa. Assim, provavelmente sim porque as famílias eram mais estruturadas e os pais mais dedicados aos filhos.
2007-02-21 08:35:18
·
answer #4
·
answered by saulo 2
·
0⤊
0⤋
Muita coisa mudou, menos o ser humano.
Ele é sempre o mesmo animal.
Muitos de nós, apenas disfarçamos mas os objetivos são os mesmos
2007-02-21 06:57:23
·
answer #5
·
answered by klogh 6
·
0⤊
0⤋
O homem de 50 anos atraz, nunca foi grosso nem mal educado, porem o seu comportamebnto ,era adequado com o que ele encontava, no seu dia a dia.
2007-02-21 06:40:07
·
answer #6
·
answered by delauromarques 6
·
0⤊
0⤋
as mulheres nunca conseguiram a tal liberdade; o maximo que a beth fridman conseguiu foi a libertinagem da mulher. hoje a mulher é escrachada; muito mais ordinária que o homem; vej bem não estou generalisando; estou me referindo a mulher que só precisava de um motivo pra se soltar.
antigamente a gente só pegava empregadas domésticas que era a classe menos esclarecida e as put@s.
hoje elas se chamam modelos, promoter, presença vip, atrises rainhas de baterias de escolas de samba e quando menos favorecidas vagabundas, garotas de programas.
o homem não ficou grosso; mulher ficou mais vulgar ainda;
antigamente, pela falta de vulgaridade o homem tratava a mulher como um ser delicado fragil e com muito mais carinho consideração e respeito.
2007-02-21 06:40:00
·
answer #7
·
answered by lcmvip 5
·
0⤊
0⤋
Uma comparação com a educação ou cavalheirismo de 50 anos atrás. Não é questão de as pessoas terem piorado ou melhorado desde então, mas a cultura mudou, a moral mudou e os conceitos da boa educação também. Ao seu exemplo, as mulheres eram tolhidas de liberdade para manifestarem-se tal como hoje, pois os homens tinham a última palavra no que quer que fosse. Era quase uma relação de posse e isso era aceito como verdade absoluta. Era pré requisito um homem ter poder sobre sua cônjuge. Coisa já não admitida em nosso tempo.
Há pessoas que argumentam que os homens eram mais educados que hoje. Se aplicarmos os comportamentos básicos da educação daquela época hoje, tal como tirar o chapéu ao cumprimentar outro, dar o assento para as mulheres entre outros atos, realmente é educado; mas foi o usual daquela época e isso não chamaria a atenção mais que o devido, já que era o usual, não a exceção.
E em qualquer época, sempre existirão os maus exemplos em relação ao senso de educação vigente, tais como as gírias, vestuário, atitudes. Por vezes acontecem efeitos interessantes onde justamente essas "falhas comportamentais" geram modificações culturais e acabam aceitas tempos depois. Vide a evolução dos biquínis como um exemplo...
Então, só concluindo, o homem não era mais mal educado necessariamente, mas era um produto de seu meio.
2007-02-21 06:30:28
·
answer #8
·
answered by Alexsandro 3
·
0⤊
0⤋
Não, acho que hoje o homem ainda domina.
As mulheres ( muitas delas) ainda se submetem ao caprichos de homens, por pura falta de estrutura mesmo. Elas são , na maioria frágeis financeiramente e economicamente.
Então, não existe esse negócio de grosseiro ou bem educado.
O comportamento varia de homem pra homem. Dependendo da companheira , ela pode até por cabresto no cara...!!!!!
2007-02-21 06:14:35
·
answer #9
·
answered by John - Se chamarem digam que saí 7
·
0⤊
0⤋
Ao contrário, havia um certo discernimento da forma de trato e manuseio humano, o certo e o errado, erma mais claros, e o limiar era bastante camuflado, hoje mais aberto graças a mídia. A roupa era diferente, claro que o ser humano evolui, mas alguns conceitos ainda permanecem, e permanecerão por mais evoluída que seja a raça humana, sob pena, de deixar de ser humana e tornar-se um humanóide.
2007-02-21 06:04:15
·
answer #10
·
answered by Professor 6
·
0⤊
0⤋