English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Durante a II guerra mundial, os americanos (aliados), confiscaram uma caravela aos alemães e ofereceram ao Brasil como reconpensa da sua participação na guerra. O Brasil vendeu imediatamente essa caravela a outro país.
Essa caravela, é considerada a mais bela do mundo e hoje está transformada numa escola de marinheiros percorrendo o mundo inteiro, e continua a navegar por tudo quanto é mar.
Pergunto:
Qual o país que comprou essa bela caravela?
Qual o atual nome dessa caravela?

2007-02-21 04:49:40 · 6 respostas · perguntado por Manuel Gomes Barbosa 7 em Artes e Humanidades História

6 respostas

O país que comprou foi, Portugal e o nome da caravela é o Navio Escola Sagres,aí vai alguns detalhes:
Em 1945, o “Albert Leo Schlageter”, danificado durante a guerra, foi capturado em Bremerhaven pelas forças americanas e posteriormente cedido ao Brasil, em 1948.

Em 1962 Portugal adquire-o ao Brasil para substituir o então N.E. "Sagres". Este tinha sido também um navio alemão, o "Rickmer Rickmers", construído em 1896, em Bremerhaven. Durante a 1ª Guerra Mundial foi tomado por Portugal nos Açores, no porto da Horta, em 1916. Nessa altura foi-lhe então dado o nome “Flores” e posto à disposição dos ingleses que o utilizaram para transportar material de guerra. Após o final da guerra, o veleiro foi devolvido pela Inglaterra e terminou a sua utilização como navio mercante. Em 1924, é então incorporado na marinha portuguesa, como navio-escola. Esta razão explica o facto de, nomeadamente no estrangeiro, o actual N.E. "Sagres" ser muitas vezes apelidado, erradamente, de "Sagres II". Na realidade este é o terceiro navio-escola com o nome "Sagres". Na realidade, o primeiro foi uma corveta em madeira, construída em 1858, em Inglaterra, que armava em galera. Fundeada no rio Douro serviu como navio-escola, para alunos-marinheiros, entre 1882 e 1898

O “Albert Leo Schlageter” foi vendido pelos Estados Unidos ao Brasil, em 1948, pelo preço simbólico de 5000 dólares, tendo o seu reboque para o Rio de Janeiro, onde chegou a 6 de Agosto, custado outro tanto. A 27 de Outubro desse mesmo ano, com o nome de “Guanabara”, foi incorporado na marinha brasileira. Como navio-escola efectuou, regularmente, várias viagens de instrução ao longo da costa brasileira. No final de 1960, insuficiente para satisfazer as necessidades de instrução e treino, foi desarmado e nele foi instalado o comando da Flotilha de Patrulheiros.

Portugal procurava, desde 1960, um veleiro para substituir o então N.E. “Sagres”, em fase final da sua vida útil. Por sugestão do Dr. Teotónio Pereira, e após visita e aprovação, foi negociada a aquisição do “Guanabara”. A bandeira do Brasil foi definitivamente arriada a 10 de Outubro de 1961.

A titulo de curiosidade:O navio-escola da Marinha Portuguesa Sagres é um dos maiores e mais belos veleiros construído no período que mediou as duas guerras. Com um aparelho de barca de três mastros, a sua imagem é reconhecida em todos os mares do mundo pelas cruzes de Cristo que decoram as suas velas.

O seu nome leva-nos até ao tempo de D. Henrique, o Navegador, que em 1435 fundou em Sagres a primeira escola de navegação de que se tem conhecimento na Europa. A sua figura de proa é precisamente a do Infante, numa homenagem à personagem histórica que mais contribuiu para a lendária época dos Descobrimentos.

A bordo do Sagres, receberam formação gerações e gerações de oficiais da Armada Portuguesa. Ao longo de todos estes anos como navio-escola, percorreu os mares e oceanos como o melhor embaixador de Portugal no mundo.

2007-02-21 06:23:01 · answer #1 · answered by elizabeth v "Carpe Diem&qu 3 · 0 0

Bom, se eu, uma pessoa estudada e que se considera culta, nunca ouvi falar desta história, imagina o resto do povo do YR. Parabéns, faz quatro horas que estou pesquisando o assunto e não achei nada. Me aguarde, em breve voltarei com a resposta.

2007-02-21 13:42:19 · answer #2 · answered by Maria Angela 7 · 1 0

A caravela é de Portugal.

A caravela chama-se Sagres, mais conhecida, como vc disse nos detalhes, por "navio escola Sagres".

Esta caravela foi construída, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo também recebido o nome de "Albert Leo Schlageter".Foi a terceira de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã que incluía o "Horst Vessel" (actual "Eagle" dos Estados Unidos), o Gorch Fock (actual "Tovarish" da Ucrânia) e um outro casco, nunca concluído nem aparelhado.

2007-02-21 13:09:21 · answer #3 · answered by Joao S 2 · 1 0

Não é muito dificil.
Portugal comprou e atualmente chama-se Sagres.
Mas, já se chamou "Albert Leo Schlageter".

2007-02-21 13:02:01 · answer #4 · answered by Zé Paulo 7 3 · 1 0

Eu acho que foi os americanos pois tudo que e do Brasil os atrai muito ,eles mesmo deram e se arrependeram e compraram de volta.

2007-02-21 13:07:36 · answer #5 · answered by maria c 1 · 0 0

Vou arriscar:
Itália

Caravela do desespero ( em portugues é logico)

2007-02-21 12:58:21 · answer #6 · answered by Diegão do morro 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers