Um utilizador normal da Internet provavelmente não sabe o que significa nem para que serve aquele botão cor-de-laranja que quando é clicado abre uma página com um código indecifrável. A maior parte das pessoas não sabe que é preciso um “Feed Reader” para abrir este tipo de ficheiros, ou então usar um browser que suporte RSS (O Internet Explorer, que é o mais utilizado, não suporta RSS… para variar).
E mesmo que o utilizador tenha esses programas ou use um browser moderno (Firefox ou Safari) que consiga ler RSS, vai continuar a haver a mesma questão: Para que servem os RSS?
Basicamente os RSS servem para disponibilizar aos utilizadores os conteúdos de um website. A grande maioria dos websites de notícias (em Portugal o Público ainda é o único a ter), os blogs (quase todos têm) e alguns outros websites fornecem um ficheiro com as notícias ou artigos que lá são publicados. Este ficheiro pode ser subscrito pelos utilizadores para que, sempre que o site for actualizado com uma nova notícia ou artigo, o utilizador poderá ler sem ter que visitar o website.
Agora imaginemos que eu tenho um conjunto de websites de notícias e de blogs que leio frequentemente. Todos os dias tenho que visitar cada um desses sites para ver se há actualizações. Se eu tiver 50 sites preferidos, tenho que abrir o browser em 50 páginas diferentes só para ver se há novos artigos! A grande utilidade dos RSS Feeds é que eu posso subscrever esses 50 sites e vê-los todos numa única janela usando um Feed Reader.
Nesta imagem podemos ver a lista de sites do lado esquerdo (separados por grupos para facilitar a leitura) em que está indicado ao lado de cada um deles o número de artigos não lidos por mim. Clicando num deles (na imagem está clicado o SimpleBits) do lado direito aparecem os últimos artigos do site, e clicando nos títulos dá para ler o resumo ou o artigo completo. Tudo dentro de uma única janela, sem ter que abrir o browser e abrir as páginas todas “à mão”.
Tudo isto é muito simples, mas ainda só é utilizado pelos utilizadores mais experientes da Internet. O utilizador normal continua sem saber para que servem e como deve utilizar as RSS Feeds. Como tal, penso que deveriamos ter um link ao lado do tal botão cor-de-laranja com informação sobre para que serve e como deve ser lido o ficheiro RSS para que todos possam aproveitar da melhor forma esta tecnologia que nos simplifica o processo de leitura de vários sites e nos poupa tempo porque não precisamos de abrir tantas janelas no browser…
No entanto há ainda outro problema. Além da nomenclatura RSS, também há sites que usam o nome XML ou “Syndication”. Há ainda outra tecnologia semelhante chamada Atom (os Feed Readers não fazem distinção e lêm ambas as tecnologias da mesma maneira). Com tantos nomes diferentes o utilizador fica ainda mais confuso. Tal como o André diz, neste momento, provavelmente o melhor termo a usar é mesmo RSS:
The best thing to do is help turning the most popular feed format (RSS) into an even more popular term. There are other types of feeds like Atom (which blogger uses) which might even be technologically better. But by now the user is already tunned in into RSS and big sites are already marketing RSS feeds and RSS icons. This will surely help spread the adoption of feeds in general.
2007-02-21 04:38:18
·
answer #1
·
answered by 2 PONTINHOS.☺♥ツεïз☆ 3
·
1⤊
0⤋
risadas....
tem varios modos na net de se dizer a emoção de rir...
como rss
hehe
hihi...
haha...
uhaua..
e assim vaiii
2007-02-21 12:37:40
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
3⤋