O selo "OAB Recomenda" indica que o curso de Direito de determinada faculdade/universidade possui um bom índice de aprovação no exame da OAB.
Obviamente, isso não significa, necessariamente, que os alunos que tenham se formado por outras faculdades/universidades não sejam bons profissionais.
Além disso, como o exame da OAB é prioritariamente prático (como não poderia deixar de ser), uma faculdade que tenha ênfase na formação humanística/filosófica do acadêmico pode não ter um índice tão bom de aprovação, mesmo tendo um bom curso.
De todo modo, creio que a importância do selo "OAB Recomenda" é mais visível para as faculdades e universidades particulares, na medida em que constitui mais um elemento que comprovaria a boa qualidade do ensino oferecido, atraindo mais estudantes...
No diz respeito ao mercado profissional, não vejo tanta importância assim.
É claro que cursar uma universidade tradicional (como a USP, PUC/SP, UFMG, etc.) pode influenciar no mercado de trabalho, no entanto, existem vários outros bons cursos que não são tão conhecidos.
Além disso, cabe ao estudante, desde a faculdade, buscar estágios práticos e complementações acadêmicas (seminários, congressos, etc.), o que influirá - e muito - no seu futuro profissional, especialmente se se tratar de estágios em escritórios renomados ou em instituições como MP, Magistratura, por exemplo.
Muitas vezes um bom estágio causa uma impressão melhor do que aquela decorrente da faculdade/universidade na qual o profissional se graduou.
2007-02-21 04:40:19
·
answer #1
·
answered by Ludovico 2
·
1⤊
0⤋
Olá...
Porque não há um ranking oficial dos melhores cursos de Direito do país, somente a avaliação do ENADE, que não nivela os melhores, mas apenas o nível de aprovação necessário e a seqüencia de letras.
Portanto, ter o selo "OAB Recomenda", para os cursos de Direito, é como um selo de qualidade garantida de boa formação acadêmica (conceito que, obviamente, é relativo). Além de "marketing", claro, que neste mundo competitivo não é nada mal.
B-jos para todos.
Obs.: Pelo sim e pelo não, melhor ter a recomendação da OAB, claro. Termino o curso este ano pela UEM, que, recebeu o selo.
2007-02-22 11:00:30
·
answer #2
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋
É importante, pois indica que se os alunos daquela faculdade tem alto índice de aprovação no exame da Ordem, quer dizer que ela cumpriu direito o programa de matérias dos cursos e seus alunos tiveram realmente contato com as matérias ali relacionadas. O que acontece hoje em dia, é que muitos professores jogam a matéria para os alunos e assinam no ponto de aula que deram a matéria exigida pelo currículo escolar, com a desculpa que não há tempo hábil para lecionar tudo o que o programa diz. Deveria haver uma maior fiscalização sobre as faculdades de direito, principalmente as privadas, que são mestres nisso.
2007-02-22 00:11:49
·
answer #3
·
answered by Patricia 7
·
1⤊
1⤋
VEJA BEM !!!!
HOJE EM DIA FACULDADE PAGA NÃO É MAIS COMO ANTES !!! PELO SIMPLES FATO DE VC SER CONSIDERADO UM CLIENTE E NÃO UM ALUNO, ENTÃO NESSES ULTIMOS 12 ANOS FORMOU-SE MAIS MÉDICOS E ADVOGADOS QUE COMPRARAM O DIPLOMA DO QUE NOS ULTIMOS 50 ANOS, POR ISSO A OAB COMO ORGÃOS DE MEDICINA CRIARAM UM SELO PRA GARANTIR QUE PARE ESSA PALHAÇADA DE DAR "VENDER" DIPLOMA PRA QUALQUER UM QUE PAGE A MENSALIDADE EM DIA. E SE VC NÃO TEM CORRA ATRAS E PROVE QUE É CAPAZ !!!
2007-02-21 18:35:39
·
answer #4
·
answered by glauco f 2
·
1⤊
1⤋