Chiclete, goma de mascar ou chiclé (Brasil), pastilha elástica (Portugal) ou chuinga (Moçambique e Angola) é um tipo de confeito que é produzido para ser mastigado e não engolido. Tradicionalmente é produzido a partir do látex de uma árvore denominada chicle ("TCHI - CLÉ" que quer dizer Tchi=boca e Clé=movimento), um produto natural. Atualmente, por razões econômicas, os chicletes são produzidos a partir do petróleo.
Alguns autores afirmam que o hábito de mascar gomas surgiu entre os índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore denominada chicle com a finalidade de estimular a salivação. Outros, que o hábito surgiu entre os Maias, no México, que mascavam uma goma obtida de um látex que escorria de cortes de uma árvore conhecida como Sapota zapotilla, hábito que os Astecas posteriormente assimilaram. Também na Grécia antiga era comum mastigar a resina de uma árvore chamada mastiche para lavar os dentes e melhorar o hálito.
Nos anos 60 do século XIX, Antonio Lopez de Santa Anna (presidente e general mexicano exilado nos EUA) trouxe para a América do norte uma resina cremosa (látex) a que chamavam chicle. Apresentou-a a Thomas Adams Jr, um fotógrafo e inventor nova-iorquino, que tentou, sem sucesso, vulcanizá-la, utilizando-a depois para o fabrico de pastilhas elásticas que se tornaram um sucesso. Mais tarde, melhorou-lhes o sabor acrescentando um pouco de licor, o que agradou aos seus clientes.
Industrialmente, a produção do chiclete iniciou-se em 1872 quando o americano Thomas Adams Jr iniciou a venda de pedaços de cera parafinada com alcaçuz. O nome Chiclete deriva-se de Chiclets, um produto da ADAMS.
As duas grandes guerras mundiais, principalmente a segunda, contribuíram para o aumento da popularidade da pastilha elástica, não só nos EUA mas também um pouco por todo o mundo. Era tida como terapia relaxante para o stress diário de que as pessoas eram vítimas.
Com o aumento do seu consumo, os fabricantes tiveram de procurar novos produtos que substituíssem as resinas naturais. Surgiram novos tipos (sem açúcar, com novas cores, novos sabores, novos formatos, etc.) e novas marcas de pastilhas, como é o caso da Trident em 1962.
No Brasil , a fabricação e a venda do produto iniciou-se em 1945.
*Espero ter respondido sua questão... acho que mereço os pontinhos...!!!
2007-02-21 04:07:57
·
answer #1
·
answered by Joyce S 2
·
0⤊
0⤋
Surgiu no México, com os Maias, que tiravam a seiva de uma árvore chamada Chiclê e mastigavam-na como um chicletes, por isso o chicletes original é o chiclets, aquele de caixinha.
2007-02-28 05:07:15
·
answer #2
·
answered by Sophia 3
·
0⤊
0⤋
Legal , minha vó dizia que as pessoas matigavam couro de vaca ou pele de porco , eu ate hoje ainda duvido , mas talvez tenha sido baseada na cana , isso mesmo , vc ja chupou ou mascou cana alguma vez ? Então com a evolução ele criaram o chicle..
2007-02-28 03:50:04
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
boa pergunta...e boas respostas, também.
2007-02-28 02:04:34
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Surgiu na Fazenda.
2007-02-28 00:48:24
·
answer #5
·
answered by Andrews Jackson 3
·
0⤊
0⤋
Te encheram de informação neh Emilio o jeito é ler tudinho rsrsrsrsrs.
Beijooossss ♥
2007-02-27 06:26:19
·
answer #6
·
answered by Psico£ove ® 6
·
0⤊
0⤋
É simples um cara teve um problema,caiu a massinha de um dentão dele,para não doer,até ele ir ao dentista,ele ficou tentando segurar e encaixar a tal massinha no buraco do dente,
e foi fazendo todo esse movimento com a boca que ele teve a idéia de fabricar algo que distraisse enquanto esperava o tempo passar.Daí surgiu o chicletes.Fácil né,?
2007-02-26 11:40:46
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não faço a mínima idéia só sei que adoro fazer bolas e quando os outros fazem bolas e a gente arrebenta a bola na cara de outra pessoa é o máximo.
2007-02-26 10:23:27
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Como surgiu o chiclete? Essa é uma pergunta que ainda alimenta os curiosos de plantão...Se você sair por aí pesquisando sobre o tema, encontrará diferentes versões. Mas uma coisa é certa: muito antes do chiclete ser inventado, os seres humanos já mascavam gomas vegetais.
O Guia dos Curiosos conta assim esta história: "Em 1993, (...) o pesquisador sueco Bangt Nordqvist publicou um artigo científico no qual afirmava que a goma de mascar havia surgido muito antes. Ele encontrou no sul de seu país três pedaços de resina de bétula mascados por dentes humanos perto de ossadas da época da Idade da Pedra. Nordqvist afirma que o produto contém zilitol, um desinfetante usado para limpeza dentária, que ajudava os homens primitivos a manter a arcada protegida."
Alguns historiadores dizem que essa foi uma descoberta dos índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore chamada chicle para estimular a produção de saliva durante suas longas caminhadas. Os maias, do sul do México, também conheciam a goma de chicle, que, ao que tudo indica, usavam para refrescar o hálito. A goma era extraída de uma árvore nativa do Yucatan e de outras partes do sul do México e do noroeste da Guatemala, Sapodilla ou Manilkara zapota L. O hábito estava longe de ser uma novidade quando os espanhóis chegaram por lá em 1518.
Mas, seja qual for a versão, o chiclete não era comercializado na forma que vemos hoje. Foi somente no final do século 19 que um fotógrafo americano chamado Thomas Adams, junto com o um general mexicano exilado em Staten Island, Antonio Lopez de Santa Anna, resolveu fazer do chicle uma fonte de lucros. A primeira idéia que os dois tiveram foi usar a resina para misturar à borracha utilizada na fabricação de pneus e assim baratear muito os custos. Resultado: frustração total. Suas experiências não deram nada certo!
Adams então teve a idéia que apresentou o chiclete ao mundo: já que o general costumava mascar a resina, por que não mascar algo com um sabor diferente? Resolveu então acrescentar o alcaçuz ao produto, produziu uma certa quantidade em formato de bolas, embrulhou-as em papéis coloridos e passou a vendê-las.
Embora colorida com algumas imprecisões, a história de Thomas Adams é fartamente documentada. No site About, Mary Bellis, editora da seção Inventores, alinhava documentos da The Encyclopedia of New York City, editada pela Universidade de Yale, que comprovam o uso do chicle das florestas mexicanas na fabricação dos primeiros Chicletes Adams.
Estava dado o passo inicial, e depois disso ninguém mais conteria essa onda dos chicletes.........
Chiclete no Brasil
Foi durante a Primeira Guerra Mundial, em 1945, que os brasileiros tiveram o primeiro contato com a versão industrializada dos chicletes, por meio do contato com soldados norte-americanos. O Ping Pong -- ícone da infância de muita gente -- foi o primeiro chiclete lançado no Brasil, pela Kibon.
A maior bola
O Guinness, o Livro dos Recordes, informa que a maior bola de chiclete foi feita por uma americana, Susan Montgomery Williams, da Califórnia. A bola media 58,4cm e o recorde de Susan é de 1994!
Mais inteligentes?
Existe um estudo feito pela Universidade de Nothumbria, na Grã-Bretanha, que reúne evidências que sugerem que o hábito de mascar chicletes pode ser bom para a memória e a inteligência. Segundo os pesquisadores, a freqüência dos movimentos feitos para mascar causam um aumento na freqüência cardíaca. Eles acreditam que isso faça aumentar a oxigenação do cérebro, dando mais eficiência às suas funções.
Chiclete para cachorro
Ah...essa mania de achar que os animais tem que fazer coisas de seres humanos!!......No começo do ano, uma empresa de produtos para cães anunciou o lançamento de chicletes caninos. São ossinhos maleáveis feitos com um couro comestível, de sabores e aromas variados. Segundo eles, a goma de mascar diverte e alivia o estresse dos animaizinhos, além de evitar o tártaro e o mau hálito.
Aqui você aprende mais sobre a história dos chiclete: o site é da empresa Parati, que produz chicletes e gomas de mascar.
E no site da Bubble Gum (em inglês) descobre como são fabricados os chicletes que você masca
A história dos chicletes Adams você lê no site da NCA americana
No site do Guia dos Curiosos, você descobre que, de fato, a curiosidade pode ser um bom caminho para se gostar de história...
Depois de toda essa história me deu vontade de mascar um chicletinho.... bjos
2007-02-21 04:17:03
·
answer #9
·
answered by Priscix 5
·
0⤊
0⤋
Puts, essa sua pergunta me fez lembrar da minha infância. Meu pai com o objetivo de fazer eu parar de mascar chicletes dizia que eles eram feitos de couro de vaca. ..ahuhau... vê se pode uma coisa dessas!!
Mas infelizmente não sei a origem verdadeira dele.
Um abraço
2007-02-21 04:14:07
·
answer #10
·
answered by *Cami* 2
·
0⤊
0⤋