Renbrandt.
Sem parnasianismo;
Sem apologia à nobreza decadente.
Sem apologia à burguesia - apesar dele ter pintado muito para os ricos. Mas o que fazer? Quem comprava arte naquela época eram mesmo os burguesões e a nobreza.
Hoje em dia, a burguesia só compra iates, carrões, quinquilharias eletrônicas e cocaína. A arte não está mais na lista.
A pintura de Renbrandt nos revela a grafia pictórica da própria realidade da existência. Principalmente as aulas de anatomia do Dr. Tulp.
Abraços pictóricos do Amigo
Divino.
2007-02-21 06:19:46
·
answer #1
·
answered by Divino 5
·
2⤊
0⤋
exilada,
Eu adoro este pintor ;
J an van Eyck (Maastricht, c. 1390 — Bruges1441) foi um pintor flamengo do século XV, irmão de Hubert van Eyck e pupilo de Robert Campin. Foi também o fundador de um estilo pictórico do Gótico tardio, influenciando em muito o Renascimento Nórdico. Como tal, é visto como o mais célebre dos Primitivos Flamengos.
Teve como bases para a sua carreira artÃstica o escultor Klaus Sluter e Broedeldam, duas distintas personagens da arte flamenga.
Foi um pintor igualmente caracterizado pelo naturalismo, imperando na sua obra meticulosos pormenores e vivas cores, além de uma extrema precisão nas texturas e na busca por novos sistemas de representação da tridimensionalidade, ou seja, a perspectiva.
Van Eyck, porém, não recorria com tanta frequência à perspectiva, pintando, desta feita, a madeira em que concebia os seus quadros de branco, o que concedia à pintura um excepcional brilho e um ligeiro efeito de profundidade. A ressequida madeira era também polida. Tal diz-nos que o artista era muito inovador e até um pouco atrevido.
Estudei o seu mais famoso quadro dentro da Royal Gallery de Londres, "O casal Arnofine"
à de relevo, na obra de van Eyck, a influência da pintura helenÃstica. O artista costumava conceder profundidade e diversas sombras, mesmo nas zonas onde mais incidia a luz. Tal facto, pode ser considerado como uma iniciação ao realismo.
Por outro lado, é interessante uma constante elementar, mas de profundo vigor, em quase toda a obra do artista flamengo: na muito estudada espacialidade, as figuras humanas aparecem representadas como se um monumento fossem. Note-se o quadro O Casal Arnolfini, em que, tanto Giovanna Arnolfini como o esposo, Giovanni Nicolao, são representados com recorrência a uma certa "monumentalidade".
Um abraço
2007-02-21 11:27:23
·
answer #3
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋
eu nem sabia que tinha algum jogador do FLAMENGO
que pintava!!... deve ser por isso que o time vai mal...
os caras só pensam em pintura agora, é isso??
2007-02-21 11:25:22
·
answer #4
·
answered by Ed_Napoleon 3
·
0⤊
0⤋