English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

PRA QUEM AMA A FÍSICA...
Se a Terra fosse o único corpo no espaço, não saberíamos se ela estaria ou não em MRU. Mas poderíamos descobrir seu MCU. Com a tecnologia atual, o que você acha que poderia ser feito para tal descoberta?
A resposta a esta pergunta tem implicações num possível MCU do Universo. Se não sabe a resposta, pergunte a seu professor de física.

2007-02-20 23:01:30 · 3 respostas · perguntado por Wagner A 4 em Ciências e Matemática Física

LEMBRE-SE QUE A TERRA PODERIA ESTAR QUASE OU TOTALMENTE PARADA. NESTE CASO, FORÇA CENTRÍFUGA NÃO SERIA RELEVANTE!

2007-02-21 03:38:22 · update #1

A velocidade da luz é constante!
http://www.deducoeslogicas.com/relatividade/logica.html

A velocidade da luz de uma espaçonave que acende um farol não se soma a velocidade da espaçonave.

Dr. Cláudio N. Cruz
clanc@uol.com.br
Físico e professor universitário formado pela UFJF, mestre e doutor pela UFMG

2007-02-21 08:57:28 · update #2

Tau Ceti. Luz lenta = efeito doppler. Tende para o vermelho. Ai que ta o problem. Se tivermos efeito doppler em direções iguais e sentidos contrários... Podemos concluir que somos privilegiados! Suas fontes (um observador em qualquer uma delas) não veriam nem efeito doppler. nadica de nada....

2007-02-24 13:31:32 · update #3

Tau Ceti. vc disse:
"o fóton, que está sempre verticalmente abaixo da nave móvel, se aproxima dela com uma velocidade muito menor do que a da luz. O piloto do disco voador veria uma luz lenta e teria problemas sérios quando fosse trabalhar com a eletrodinâmica.
"
O que ele mostra lá é como uma nave em movimento receberia a luz. Em nenhum momento ele fala de luz com V < c. Ele sempre afirma que a V da luz é constante.
Se nós estamos na fonte da luz, então nossa verdade é que o tempo não se dilatou ou atrasou para a nave. A luz (fotons) chega até a nave pela hipotenusa e não na vertical. O piloto só teria problemas se estivesse lidando com velocidades altíssimas. Fora isso ele poderia usar a mecânica clássica. A TR do tempo criou uma ilusão que cega a nossa mente. Mas, estou a caminho de me livrar dessa loucura de viagem ao passado. Coisa que só foi imaginada com a TR para o tempo...

2007-02-24 13:48:05 · update #4

3 respostas

Neste momento não estou interessado em tratar da rotação, porque envolve aceleração. Sei que Mach tinha idéias interessantes sobre a inércia ter relação com objetos distantes, mas fica difícil discutir sobre isso aqui. Como eu já disse antes, eu usaria um pêndulo simples para saber se a Terra girava ou não. Tambem seria irrelevante a diferença entre a Terra estar parada e quase parada, no ponto de vista da rotação.

Se a Terra fosse o único objeto do Universo, não poderíamos dizer se ela estaria parada ou em MRU. Mas, mesmo considerando o Universo real, cheio de objetos, não poderemos dizer nada mais sobre uma nave que esteja em um referencial inercial.

Se você estiver em uma nave não acelerada, você não vai conseguir dizer se ela está parada ou em movimento retilíneo uniforme, porque isso não tem significado físico, já que é dependente do observador e tem várias respostas, todas corretas. É isso que está "pegando" nos textos do professor Geraldo Cacique, porque ele criou um observador privilegiado, que fica no referencial absoluto. Esse sujeito especial poderia dizer se uma nave estaria ou não em um movimento absoluto, bastando que ele olhasse para ela e verificasse se ela se move ou não. Isso é muito estranho.

Logo na primeira animação da página da Relatividade Lógica (http://www.deducoeslogicas.com/relatividade/logica.html ) o fóton, que está sempre verticalmente abaixo da nave móvel, se aproxima dela com uma velocidade muito menor do que a da luz. O piloto do disco voador veria uma luz lenta e teria problemas sérios quando fosse trabalhar com a eletrodinâmica.

Não sou físico e só posso dizer que eu acho difícil que os cientistas vejam luz lenta a todo momento, porque nunca ouvi falar em tal coisa. Imagino que a Relatividade tenha sido criada justamente porque a luz se mostrava com velocidade constante para todos os observadores inerciais. Se a velocidade da luz dependesse do movimento da fonte, receberíamos luz do Cosmos com todas as velocidades possíveis, inclusive de 10 cm/s, por exemplo. Mais uma vez, acho muito esquisito, principalmente porque isso causaria uma defasagem na imagem das estrelas em sistemas estelares binários, coisa que na prática não ocorre.

Tem certeza que ninguém nunca mediu a velocidade da luz que chega à Terra a partir de fontes cósmicas móveis?
.

2007-02-21 04:08:46 · answer #1 · answered by Tau Ceti 5 · 0 0

O pêndulo de Focoult, evidencia o movimento de rotação da Terra;

2007-02-21 11:58:50 · answer #2 · answered by Daniel Físico 3 · 1 0

para descobrir o MCU não precisa de tecnologia atual... somente com a física clássica descobre- se...

1) descobrir o eixo imaginário da suposta rotação... coletando as informações do peso aparente nos diversos pontos do planeta...
próximo do eixo, força resultante R = Fg ( força gravitacional)
ponto distante do eixo R' < Fg

2) no ponto mais distante do eixo imaginário

| Fg - (Fg - Fcp)| = mv²/r , r = raio do planeta

|Fcp |= força centrifuga = | força centrípeta| = R

R = mv²/r , v² = Rr/m

v = Wr ---- W² = v²/r² = R/m.r

W² = R/r.m velocidade angular do suposto planeta...(MCU)

2007-02-21 09:42:59 · answer #3 · answered by kARALEGAL_777_ 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers