English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de saber em nível molecular, como a luz atravessa um determinado material como o vidro por exzemplo.
O que determina a transparência de um material?
Pq ondas de rádio atravessam uma parede e a luz não?

2007-02-20 22:56:57 · 3 respostas · perguntado por tetéu 2 em Ciências e Matemática Física

3 respostas

Em nível molecular!
Bem, tudo depende de como o fóton vai interagir com os elétrons disponíveis no material atingido pelas ondas eletromagnéticas.
Vamos imaginar um metal. Nos metais, há muitos elétrons disponíveis para a condução. Isso significa uma população gigantesca de elétrons com energias muito próximas. Por isso, praticamente todos os fótons que atingem o metal sofrem uma interação muito intensa. A maioria já é refletida antes de penetrar o metal pelo efeito da carga imagem (a indução de uma carga contrária à que originou o campo), e os poucos fótons (se é que axistem) que penetram a superfície serão rapidamente absorvidos pelos elétrons de condução. Apenas fótons que tenham energia dentro da região proibida (gap de energia) do metal conseguiriam penetrar em um metal de alguns milímetros de espessura sem sofrer grande interação e emergir do outro lado.
Em um vidro isolantem, os elétrons tem pouquíssima liberdade de ação. Estão fortemente ligados a seus átomos, de forma que os fótons passam por eles sem excitá-los. Apenas fótons mais energéticos, como os de ultravioleta conseguiriam esta façanha, sendo assim absorvidos. É por isso que, em geral, os vidros são opacos ao ultravioleta. Um vidro de carro bloqueia acima de 90% da radiação ultravioleta incidente.

2007-02-28 04:40:15 · answer #1 · answered by Arthur B 2 · 0 0

Cara!!!! Acho q sua pergunta é mais complexa do q vc imaginou.

A luz é a parte visível do comprimento de onda que emite o astro rei (SOL), e como é visível, ela reflete em objetos opacos e atravessa os transparentes, já as ondas de rádio não são visíveis, e a depender de sua frequência, podem atravessar corpos mais ou menos densos.

O raio x por exemplo, atravessa nossa carne, mas tem dificuldades para atravessar os ossos, por isso consseguimos identificar uma perna quebrada.

É, gostaria de poder explicar melhor, mas isto é como eu entendo esta coisa. Espero ter te esclarecido.

Sds.

2007-02-21 09:55:51 · answer #2 · answered by dcastelani 2 · 0 0

O raio luminoso atravessa os materiais por refração(Um desvio no ângulo de incidência do raio luminoso),de acordo com a lei de Snell-Descartes,uma parte desse raio é refletida e outra parte é refratada,tudo isto pode ser provado pelo Princípio da Conservação de Energia.
A transparência de um material é dada pela propriedade que o mesmo tem em permitir passar a luz por ele.
As ondas sonoras transpassam os obstáculos devido ao fenomêno da difração(a curvatura que uma onda faz ao passar por um obstáculo).Isto ocorre devido ao fato do comprimento de onda dos sons variarem de alguns centímetros a vários metros, de forma que estas ondas longitudinais acabam são "grandes" em comparação com as aberturas e obstáculos frequentemente encontrados na natureza.
Esta curvatura pode ocorrer em maior ou em menor grau, dependendo da forma e das dimensões do obstáculo a ser transpassado.
O fenômeno da difração pode ser entendido com base no princípio de Huygens.O referido princípio considera que cada ponto de uma dada frente de onda age como se fosse uma fonte puntiforme de ondas. A nova frente de onda (num instante posterior), é determinada pela superfície envoltória de todas estas ondículas esféricas emitidas por estas fontes puntiformes que se propagaram durante o intervalo pertinente.
No caso das ondas luminosas, seus comprimentos de onda variam de 4000 a 8000 angstrons aproximadamente. Por esta razão não se observa a difração da luz com facilidade, pois as aberturas e fendas são muito maiores do que o comprimento desta ondas.

2007-02-23 04:51:33 · answer #3 · answered by jorge oberdan 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers