English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-20 21:14:00 · 3 respostas · perguntado por Maria Wangler 1 em Artes e Humanidades História

3 respostas

Escultor, entalhador e santeiro, nasceu em Matosinhos, Portugal, em c. 1643. Aprendeuo ofício de escultor ainda em Portugal. Não se sabe quando veio para o Brasil, mas em 1669já estava trabalhando no Mosteiro de São Bento, onde tomou o hábito monástico em 1690.Elaborou o esquema geral da talha interna, inclusive com maquete (1669-73); fezas trêsportas almofadadas (1669-71); grades de jacarandá do côro dos monges, estalas e a maiorparte do altar-mór, este último depois substituído no século seguinte (1669-73); altarescolaterais (1673-76); imagens de Santo Amaro, São Bento, Santa Escolástica e N. Sra. doMontserrat (1677-78); imagens do Senhor Morto e do Senhor Crucificado para o Mosteiro deSão Bento, em Olinda, Pernambuco (1679-81); Tribuna no camarim do altar-mór e imagem doMenino Jesus para a sacristia do cenóbio carioca (1681-82); grades de balaústres dastribunas (1682-85); Imagem do Senhor Crucificado, no côro (1685-88); talhas da parede dacapela-mor, mais grades com balaústres e portas da sacristia (1688-91); talha do arcocruzeiro e do frontispício da capela-mór (1691-97); grades laterais e grande grade emjacarandá do cruzeiro e imagem do Senhor Morto (1698-1703); grades das capelas laterais,um arcazem talha de tremidos da sacristia e talha da capela de São Cristóvão (1704-14);frontal para o altar-mór, segundo arcazde talha de tremidos, talha do altar e frontal dasacristia, e do arco da capela de Nossa Senhora da Conceição (1714-17).O artista foi primeiro grande entalhador colonial brasileiro. Sua talha, de um barrocoexuberante, sobreviveu na quase totalidade, à exceção da capela-mór e da de São Cristóvão,refeitas no final do século XVIII por Inácio Ferreira *****. É possível que sejam igualmente desua autoria os três altares existentes no Convento Franciscano de Santo Antônio, colocadosna capela do cenóbio franciscano em 1710.Morreu no Mosteiro de São Bento em 1718

2007-02-20 23:51:57 · answer #1 · answered by patpedagoga 5 · 0 0

Arte Barroca, escultura em madeira de imágens santas.

Espiritualidade das imagens beneditinas

As minuciosas pesquisas de dom Clemente em arquivos da ordem beneditina revelam para a história da arte no Brasil os nomes de três monges escultores de alto nível, com atuação nos mosteiros de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo: os ceramistas frei Agostinho da Piedade e frei Agostinho de Jesus e o escultor em madeira frei Domingos da Conceição da Silva.

De origem portuguesa, frei Agostinho da Piedade parece ter vindo para o Brasil ainda jovem, tendo professado no Mosteiro de São Bento de Salvador, onde sua presença é documentalmente atestada entre 1619 a 1661, ano de seu falecimento. A longa memória que lhe foi dedicada por um cronista da ordem por volta de 1700 exalta as virtudes exercidas em alto grau pelo religioso, entre outras sua estrema humildade e o dom da oração contemplativa: “Diante daquela devotíssima imagem (de Nossa Senhora) passava os dias e as noites e sabia que era perdido o tempo que não empregava no serviço de Deus e de sua Mãe santíssima, ou no exercício da virtude”. Entretanto, nenhuma menção às atividades do escultor, o que é pelo menos estranho, sabendo-se que o segundo monge-ceramista, frei Agostinho de Jesus, recebeu elogiosas palavras nesse sentido em documento análogo da ordem. Estas atividades foram identificadas por dom Clemente a partir da excepcional descoberta de quatro imagens assinadas e datadas, fato inédito na arte colonial, ainda mais em se tratando de um escultor religioso, inserido na tradição medieval do trabalho anônimo a serviço de Deus.

Frei Domingos da Conceição da Silva, o terceiro escultor beneditino revelado pelas pesquisas de dom Clemente, era de origem portuguesa, como frei Agostinho da Piedade, e natural de Matosinhos, na periferia da cidade do Porto.

Praticamente nada se conhece de sua obra anterior ao ano de 1669, quando se recolheu ao mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro para trabalhar na parte escultórica das obras de reedificação em curso, sob a direção do arquiteto frei Bernardo de São Bento. Ai deveria permanecer até a morte, em 1717, tendo tomado o hábito em 1690, quando se liberou das obrigações do mundo, após o casamento de sua filha. Mas já bem antes participava da vida de clausura do mosteiro, sendo muito estimado dos monges por seus dotes intelectuais e espirituais.

Quatro imagens documentalmente atribuídas a frei domingos da conceição encontram-se ainda em seus locais de origem, na igreja conventual do mosteiro do Rio de Janeiro.

visite o site com as imagéns, de alguns trabalhos

espero ter lhe ajudado
Beijos
Paty

2007-02-20 22:55:41 · answer #2 · answered by Patywiccan a Bruxinha do Bem 5 · 0 0

Má... Má.... Era artista mesmo? Lombardi, ele era do SBT? Ah, da casa dos artistas??? Hahaee, hihi!!!
Má... Má... Agora eu lembrei, Frei Agostinho trabalhou criando as mais belas peças de entalhe do Mosteiro de São Bento, bem longe do SBT e até da Globo... Queeeeeeeeeeeem queeeeeeeeeeeeeeeeer dinheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiro!!!!?

2007-02-20 21:23:20 · answer #3 · answered by Silvio Santos 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers