English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Diga uma invenção ou algo grandioso que leonardo fez para o mundo?

2007-02-20 20:55:08 · 10 respostas · perguntado por Ricardo H 2 em Artes e Humanidades Artes Performáticas

10 respostas

FAÇO DE MINHAS PALAVRAS AS DOS COMPANHEIROS ACIMA.MAS COMPLEMENTANDO QUE ACHO ELE UM GÊNIO.ELE DESENHOU O QUADRO"A ÚLTIMA CEIA".
NO FILME: O CÓDIGO DA VINCI, DESTACA MUITO A SUA GENIALIDADE.NA "ÚLTIMA CEIA", ELE MOSTRA O SÍMBOLO FEMININO QUE É PARECIDO COM UMA TAÇA,UM ÚTERO.ESSA IMAGEM APARECE ENTRE JESUS CRISTO E SEU APÓSTOLO À SUA DIREITA, QUE NO FILME DIZ QUE É MARIA MADALENA.COM ESSA PINTURA DE DA VINCI, ABRIU UMA QUESTÃO QUE A IGREJA CATÓLICA Ñ ACEITA, MAS DEVE COLOCAR EM DISCUSSÃO, QUE É SOBRE A REAL SITUAÇÃO DE JESUS,SE ELE REALMENTE ERA SOLTEIRO OU NÃO...SE TEVE FILHOS...SERÁ QUE A DIVINDADE NÃO PODERIA SER FEMININA, POR CAUSA DE MARIA MADALENA?ELA ERA PROSTITUTA?PQ A IGREJA INSISTE NISSO?
TANTAS PERGUNTAS,TANTAS QUESTÕES...

DEVE-SE SER DISCUTIDA.

2007-02-20 21:14:32 · answer #1 · answered by JAJA CARIOCA 3 · 3 1

leonardo da vinci foi um grande inventor escritor,pintor renascentista,colaborou para o mundo com seus
inventos grandiosos,fez o projeto de veneza e sitou suas invenções em seu pequeno livro com mais de mil paginas.além de seu gênio grandioso criou um projeto de um helicóptero e também criou armas bélicas.

2007-02-20 21:16:17 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 0

LEONARDO DA VINCI (1452/1519) FOI UM DOS GÊNIOS DO RENASCIMENTO, artista plástico, cientista e escritor italiano,nascido em Florença. Talvez o maior, por ser também engenheiro, anatomista, matemático, músico, naturalista e filósofo, bem como arquiteto e escultor. Suas idéias científicas,quase sempe ficaram escondidas em cadernos de anotações, e foi como artista que teve o reconhecimento de seus contemporâneos. Pintou "A Última Ceia", afrescos para a Capela Sistina,e o famoso quadro La Gioconda, ou Mona Lisa.
Nos blocos de anotações, detalha muitos projetos como helicóptero, bicicleta, uma máquina de cortar parafusos, um canhãocarregado pela culatra, armas de fogo de cano estriado, o princípio do submarino, máquinas de cunhar moedas,etc.
21.02.2007

2007-02-20 22:42:39 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade. Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180. Outras fontes mencionam 220. Ele foi um pintor, arquiteto, engenheiro, cientista e escultor do Renascimento italiano. Suas pinturas mais conhecidas são A Última Ceia (L'ultima cena ou Cenacolo) e a Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda).

Para maiores informações sobre sua atuação em Ciência, criações e outros, veja o link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci

2007-02-20 21:25:59 · answer #4 · answered by Penguin 2 · 1 0

Bom dia Xará, click na fonte que tem mais informações:

Leonardo da Vinci
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Retrato de Leonardo da Vinci (artista desconhecido)Leonardo di ser Piero da Vinci (Anchiano, 15 de Abril de 1452 — Cloux, Amboise, 2 de Maio de 1519) foi um pintor, arquitecto, engenheiro, cientista e escultor do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo "di ser Piero" uma relação ao seu pai, "Messer Piero" (algo como D. Pedro), e "da Vinci", uma relação ao lugar de origem de sua família, significando "vindo de Vinci".

Nascido num pequeno vilarejo próximo ao município toscano de Vinci, Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina. A mãe de Leonardo era provavelmente uma camponesa, embora seja sugerido, com poucas evidências, que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero. O próprio Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo ou Io Leonardo. A maioria das autoridades refere-se aos seus trabalhos como Leonardos e não da Vincis. Presume-se que ele não usou o nome do pai por causa do estado ilegítimo.

Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade. Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180. Outras fontes mencionam 220.


Auto-retrato de Leonardo da Vinci em sangria (1512-1515)Índice [esconder]
1 A vida
2 Obra
3 Galeria
4 Curiosidades
5 Ciência e criações
6 Ligações externas



[editar] A vida
Na adolescência, Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes personalidades da época, Lourenço de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio .

Leonardo viveu em plena Renascença, nos séculos XV e XVI, e expressa melhor do que qualquer outro o espírito daquele tempo. Ao contrário do homem medieval, que via em Deus a razão de todas as coisas, os renascentistas acreditavam no poder humano de julgar, de criar e construir. Por isso a Renascença também é conhecida como a época do Humanismo e se caracteriza por enormes progressos nas artes, nas leis e nas ciências.

Suas obras mais conhecidas são o afresco " A Última Ceia", pintado diretamente no refeitório da Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão, e o Retrato de Lisa del Giocondo, a La Gioconda (dita a Mona Lisa), que ele demorou três anos para terminar.

Prestando atenção, pode-se perceber em várias imagens um efeito característico da pintura de Leonardo: a delicada passagem de luz para a sombra, quando um tom mais claro mergulha em outro mais escuro, como dois belos acordes musicais. Esse procedimento recebe o nome de sfumato (esfumado, em português).

Lourenço de Médici, um grande humanista e comunicador, inspirou Leonardo na parte da comunicação, fazendo com que começasse a fazer seus quadros mais “parlanti”, com maior animação gestual, o que o levou a se tornar mestre nesta arte. Em toda sua obra pode-se notar a iconografia das figuras ou personagens de seus quadros.

Em 1468, com dezesseis anos, Leonardo mudou-se para Florença, e iniciou seu aprendizado no ateliê de Verrocchio. O artista, de grande prestígio da época, ensinou-lhe toda a base que mais tarde o levaria a se tornar um grande pintor. Leonardo também aprendeu escultura, arquitetura, óptica, perspectiva, música e até botânica.

Em 1472, com vinte anos, já era membro do grêmio dos pintores florentinos (Corporação de São Lucas) e a sua carreira começa a ficar independente do mestre Verrocchio. As pessoas da corte fazem encomendas directamente a Leonardo.


Estátua de Leonardo da VinciLeonardo da Vinci trabalhou para Ludovico Sforza, Duque de Milão e manteve o próprio seminário com aprendizes. Foram usadas setenta toneladas de bronze que tinha sido colocado à disposição de Da Vinci para o Grande Cavalo, estátua de um cavalo, em armas pelo duque em uma tentativa de salvar Milão de ser subjugada pelo francês Carlos VIII em 1495.

Em 1498, Milão caiu sem uma batalha para o francês Luís XII. Da Vinci ficou em Milão durante algum tempo até que viu arqueiros franceses usando seu modelo de cavalo de barro em tamanho natural para o Grande Cavalo como alvo para treinamento partindo logo com o amigo Luca Pacioli para Mântua, mudando depois de dois meses para Veneza e se mudando novamente então para Florença no final de Abril de 1500.

Em Florença ele ficou a serviço de César Bórgia (também chamado de Duca Valentino e filho do Papa Alexandre VI) como arquitecto militar e engenheiro. Em 1506, voltou a Milão, então nas mãos de Maximiliano Sforza depois de mercenários suíços expulsarem os franceses.

De 1513 a 1516 morou em Roma, onde os pintores Rafael e Michelangelo eram, na ocasião, muito requisitados; porém, Da Vinci não teve muito contacto com estes artistas.

Em 1515 Francisco I da França retorna a Milão, e Da Vinci foi designado para fazer a peça central de um leão mecânico para as negociações de paz em Bolonha entre o rei francês e o Papa Leão X, onde provavelmente conheceu o rei.

Em 1516 ficou a serviço de Francisco I como primeiro pintor, engenheiro e arquiteto do Rei. Foi dado a ele o uso do Castelo Cloux Lucé, próximo ao Castelo de Amboise, residência do Rei, junto com uma pensão generosa. Da Vinci e o Rei ficaram bons amigos.

Morreu em Cloux, França, e de acordo com o seu desejo, sessenta mendigos seguiram seu caixão. Leonardo da Vinci foi enterrado na Capela de São Hubert no Castelo de Amboise.


[editar] Obra

A Última Ceia (1495-1497)A Última Ceia (L'ultima cena ou Cenacolo, em Milão) é uma das mais conhecidas pinturas atribuídas a da Vinci, exposta no Convento de Santa Maria delle Grazie (Refectory), em Milão assim como a Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda, exposta no museu do Louvre, em Paris).


Mona Lisa (1503-1507)Só dezessete de suas pinturas, e nenhuma das estátuas, existem atualmente. Da Vinci planejou freqüentemente pinturas grandiosas com muitos desenhos e esboços, deixando os projetos inacabados.

Da Vinci passou muitos anos planejando o modelo de uma monumental estátua (sete metros) de um cavalo em bronze (o Gran Cavallo ou Grande Cavalo), para ser erguido em Milão. Por causa de guerra com a França, o projeto nunca foi concluído. Baseado em iniciativa privada, uma estátua semelhante foi feita em Nova York em 1999 que foi doada a Milão, sendo erguida no hipódromo de San Siro. O Museu de Caça em Limerick, na Irlanda tem um cavalo de bronze pequeno, possivelmente feito por um de seus aprendizes do original.

Antes, em Florença, ele foi designado a fazer um grande mural público, a Batalha de Anghiari; e seu rival, Michelangelo, para pintar a parede oposta. Depois de produzir uma variedade fantástica de estudos em preparação para o trabalho, ele deixou a cidade, com o mural inacabado devido a dificuldades técnicas.


[editar] Galeria

Madona Benois (1478)Madona e o menino - 1470-1475
A Anunciação - 1472-1474
Ginevra de' Benci - 1474-1478
O Batismo de Cristo - 1475-1478
Madona Benois - 1478-1480
Cabeça de Mulher – 1480
São Jerônimo - 1480-1482
A Adoração dos Magos - 1481-1482
A Virgem das Rochas - 1483-1486
Retrato de um Músico - 1485
Retrato de Mulher - 1490
Homem Vitruviano - 1490
Madona Litta - 1490-1491
A Última Ceia - 1495-1497
Mona Lisa ou La Gioconda - 1502
Batalha de Anghiari - 1503-1505
Virgem com o menino, Santa Ana e São João Batista - 1505
A virgem e o menino com Santa Ana - 1508-1510
Leda - 1510-1515
São João Batista - 1510-1515

2007-02-20 21:09:05 · answer #5 · answered by Ricardão 7 · 2 1

Leonardo da Vinci foi um grande pintor,escultor,e a grandiosidade de da Vinci esta em suas obras!!!

2007-02-20 20:58:16 · answer #6 · answered by deipe2004 5 · 1 0

Ricardo H,

Leonardo da Vince foi o gênio da Renascença italiana, suas obras, suas inveções e estudos são de um valor inestimável para o mundo de hoje, os seus inventos na época ajudaram muito e ajudam até hoje, mas o seu maior mérito para os nossos dias foi melhorar o senso estético no mundo.

"De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que, através de seu espírito e da superioridade de sua inteligência, possamos atingir o Céu" Vasari (historiador do século XVI).

Leonardo nasceu numa aldeia perto de Florença, Itália, em 1452. Seu pai, o tabelião Piero não se casou com a jovem Catarina e recusou-se a dar ao menino um nome, o que veio a tornar famosa a aldeia de Vinci.

Um dos maiores gênios de todos os tempos, principal figura da renascença Leonardo consegue ser um mestre da pintura com apenas meia dúzia de quadros -- os únicos que lhe podem ser atribuídos com toda certeza e exclusividade -- entre os quais estão o mais famoso do mundo, a Mona Lisa, e o mais reproduzido na história da arte, A Ceia.

Diz Vasari, a propósito de Leonardo: "Se não tivesse sido tão volúvel e inconstante, teria feito um grande proveito na erudição e nas letras". Ou em qualquer campo que escolhesse. O problema é que não se fixava e, ainda muito moço, já se dedicava aos desenhos arquitetônicos e aos inventos mecânicos.

Na adolescência, Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes personalidades da época, Lourenço de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio .

Leonardo viveu em plena Renascença, nos séculos XV e XVI, e expressa melhor do que qualquer outro o espírito daquele tempo. Ao contrário do homem medieval, que via em Deus a razão de todas as coisas, os renascentistas acreditavam no poder humano de julgar, de criar e construir. Por isso a Renascença também é conhecida como a época do Humanismo e se caracteriza por enormes progressos nas artes, nas leis e nas ciências.

Talvez até mesmo mais impressionantes que os seus trabalhos artísticos sejam os estudos em ciências e engenhosas criações, registrados em cadernos que incluem umas 13 000 páginas de notas e desenhos que fundem arte e ciência.

Da Vinci tentou entender os fenômenos e descrevendo em detalhe extremo, e não enfatizou experiências ou explicações teóricas. Ao longo de sua vida, planejou uma enciclopédia baseado em desenhos detalhados de tudo. Como não dominava o latim e a matemática, o Leonardo da Vinci cientista era ignorado pelos estudiosos contemporâneos.

Ele participou em autópsias e produziu muitos desenhos anatômicos extremamente detalhados e planejou um trabalho inclusive com humanos e anatomia comparativa.

Ao redor do ano 1490, ele produziu um estudo das proporções humanas baseado no tratado recém-redescoberto do arquiteto romano Vitruvius. Leonardo debruçou-se sobre o que foi chamado o Homem Vitruviano, o que acabou se tornando um dos seus trabalhos mais famosos e um símbolo do espírito renascentista.

O desenho reproduz a anatomia humana conduzindo eventualmente ao desígnio do primeiro robô conhecido na história que veio a se chamado de O Robô de Leonardo.


Homem VitruvianoFascinado pelo fenômeno de vôo, Da Vinci produziu detalhado estudo do vôo dos pássaros, e planos para várias máquinas voadoras, tentou aplicar seus estudos para os protótipos que desenhou, o primeiro batizado de SWAN DI VOLO (Cisne voador), segundo especialistas é de 1510, inclusive um helicóptero movimentado por quatro homens, e um planador cuja viabilidade já foi provada.

Em 1502 Leonardo da Vinci produziu um desenho de uma ponte como parte de um projeto de engenharia civil para Sultão Beyazid II de Constantinopla. Nunca foi construída, mas a visão de Leonardo foi ressuscitada em 2001 quando uma ponte menor, baseada no projeto dele, foi construída na Noruega.

Os seus cadernos também contêm várias invenções no campo militar: canhões, um tanque blindado movimentado por humanos ou cavalos, bombas de agrupamento, etc., embora considerasse a guerra como a pior das atividades humanas.

Outras invenções incluem um submarino e um dispositivo de engrenagem que foi interpretado como a primeira calculadora mecânica. Nos anos dele no Vaticano, planejou um uso industrial de poder solar, empregando espelhos côncavos para aquecer água(inventou a primeira máquina a vapor).

Em astronomia, acreditou que o Sol e a Lua giravam ao redor da Terra, e que a Lua refletia a luz do Sol devido a ser coberta por água.

Da Vinci não publicou e nem distribuiu os conteúdos de seus cadernos. A maioria dos estudiosos acredita que Leonardo quis publicar os cadernos e fazer com que as sua observações fossem de conhecimento público. Eles permaneceram obscuros até o século XIX.

A influência de Leonardo na história da arte européia é bastante profunda. Algumas técnicas desenvolvidas por ele, destacadamente o sfummato ( esfumaçado) e o chiaroscuro claro e escuro), tornaram-se uma regra para a pintura dos séculos vindouros.

É considerado por muitos como o arquétipo do Homem do Renascimento.

Grande inventor de sua época, Leonardo da Vinci era um homem à frente de seu tempo. Seu interesse e criatividade em vários campos de estudo deram origem a invenções como: salva-vidas, pára-quedas, bicicleta, entre outras.


No dia 2 de maio o Rei Francisco I visita mais uma vez Mestre Leonardo. Para aliviar-lhe a dor, sustenta sua cabeça nos braços. "Reconhecendo que não podia gozar de honra maior" (segundo Vasari), Leonardo da Vinci morre nos braços do rei.

Está morto o homem que inventou sapatos para caminhar sobre a água, que inventou o salva-vidas, que inventou o compasso parabólico, que inventou máquinas capazes de fazer lentes telescópicas de 6 metros e lentes côncavas, que demonstrou a impossibilidade do moto-contínuo, que descobriu a mecânica dos músculos, que mediu a distância do Sol a Terra e o tamanho da Lua.

Está morto o homem que pintou o quadro mais reproduzido do mundo, além de pintar o quadro mais célebre, mas que entre todas suas obras só gostava verdadeiramente de Santana, a Virgem e o Menino.

Um abraço!

2007-02-21 00:42:54 · answer #7 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

foi um grande artista .que nos presenteou com sua obra ..........monalisa que foi e e sempre será um exemplo da boa arte

2007-02-20 23:43:09 · answer #8 · answered by leticia b 3 · 0 0

Foi um homem que estudava varias ciencias era de florenca na italia. Ele estudou as aves e fez um projeto de um helicoptero, fez algumas pinturas como a mona lisa, a da capela cistina. Se voce ja foi la em Roma, vai ver a grande igreja do vaticano, nao foi facil fazer aquele teto da aboboda. ele teve que copiar os calculos de uma pre-existente e se adaptar as circunstancias.

2007-02-20 21:05:28 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

Foi um dos maiores pintores da humanidade, la gioconda ou mona lisa se vc quiser, a criacao foram suas obras mais conhecidas,
Abraço

2007-02-20 21:03:57 · answer #10 · answered by Eu vou ser... 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers