resposta
resumo sobre Arqueologia=Arqueologia é a ciência que estuda os vestígios das antigas sociedades, por meio de escavações, técnicas, métodos, etc. Despertou o interesse de muitos, com o passar dos tempos. Napoleão Bonaparte, foi um dos que se apaixonou pelos encantos da antiguidade, outros grande pesquisadores difundiram a ciência arqueológica pelo globo. Muitas das compreensões obtidas hoje nos livros de história geral jamais poderiam ter sido escritas sem que houvessem as pesquisas arqueológicas. O passado vem à tona no trabalho dos arqueólogos, capazes de compreender as vozes fracas que atravessaram os tempos em vestígios materiais.
resumo sobre Antropologia=Antropologia (cuja origem etimológica deriva do grego άνθρωπος anthropos, (homem / pessoa) e λόγος (logos - razão / pensamento) é a ciência centralizada no estudo do homem. Ela se preocupa em conhecer o ser humano em sua totalidade, o que lhe confere um tríplice aspecto:
1. Ciência Social - propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.
2. Ciência Humana - volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem etc.
3. Ciência Natural - interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução.
Relaciona-se, assim, com as chamadas ciências biológicas e culturais; as primeiras visando o ser físico e as segundas o ser cultural. Conceito=Hoebel e Frost (1981:3) definem a antropologia como «a ciência da humanidade e da cultura». Como tal, é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma «disciplina humanística».
A Antropologia tem uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sociocultural, enquanto antropologia social e/ou antropologia cultural; e uma dimensão filosófica, enquanto antropologia filósofica, ou seja, quando se empenha em responder à questão: o que é o homem?
Apesar da diversidade dos seus campos de interesse, constitui-se em ciência polarizada, que necessita da colaboração de outras áreas do saber, mas conserva sua unidade, uma vez que seu enfoque é o homem e a cultura.
Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.
A Antropologia visa o conhecimento completo do homem, o que torna suas expectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceitualização mais ampla a define como a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento. O seu interesse está no homem como um todo - o ser biológico e o ser cultural -, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura. Tenta compreender a existência humana em todos os seus aspectos, no espaço e no tempo, partindo do príncipio da estrutura biopsíquica. Busca, também, a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.
2007-02-20 22:44:41
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Antropologia estuda o homem e a humanidade(o social ,biológico etc..).Já a Arqueologia pode ser definida como a ciência que estuda o passado humano a partir dos vestígios e restos Materiais deixados pelos povos que habitaram a Terra.
2007-02-20 12:49:50
·
answer #2
·
answered by deipe2004 5
·
1⤊
0⤋
Classicamente, a antropologia (cujo nome significa "estudo do homem") fazia o estudo das (então) chamads "sociedades primitivas" - aqueles caras que iam morar entre povos indígenas para esudar seus hábitos. Hoje em dia, a ciência estuda as relações internas de grupamentos humanos, sendo que estes grupamentos podem ser tanto tribos indígenas quanto (mais comummente) as chamadas "tribos urbanas", com estudos bastante específicos como - por exemplo - "os ritos de passagem da infância para a idade adulta entre os adolescentes da Favela da Rocinha"
Arqueologia (do grego "archaiologia" - estudo do antigo) é o estudo dos tempos antigos através das evidências físicas que sobreviveram. São os detetives da História. partindo de fragmentos para tentar reconstruir o original perdido. O mais famoso arqueólogo de Hollywood é Indiana Jones.
2007-02-20 22:28:12
·
answer #3
·
answered by O Pantera 5
·
0⤊
0⤋
A arqueologia é uma ciência social (logo, que estuda as sociedades), podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as atualmente extintas, através de seus restos materiais, sejam estes objetos móveis (como por exemplo objeto de arte, como as vénus) ou objetos imóveis (como é o caso de estruturas arquitetónicas). Também se incluem as intervenções no meio ambiente efetuadas pelo homem.
Antropologia é a ciência centralizada no estudo do homem. Ela se preocupa em conhecer o ser humano em sua totalidade, o que lhe confere um tríplice aspecto:
2007-02-20 12:51:34
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋