English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Autor: Luiza Costa - 2004-08-02

PARE E PENSE! POR QUE TODAS AS CANTIGAS INFANTIS ANTIGAS, ATÉ AQUELAS QUE A VOVÓ CANTAVA, SÃO PERVERSAS E ESTIMULAM O MEDO ?????

O que cantar para as crianças? Já reparou que todas as cantigas de roda ou de dormir são do "mal"? Já percebeu que todas estimulam o medo e sentimentos ruins? Me diga UMA cantiga clássica infantil "do bem"? Quais canções ouvimos na infância ? Vamos começar pelas mais famosas:
-"Atirei o pau no gato...mas o gato não morreu..." - . Já de cara nos deparamos com uma montruosidade, "atirei o pau no gato", com a intenção de matar, mas ele, "não morreu"... É uma tentativa de HOMICÍDIO frustrada. Segue com o sadismo da "dona Chica" admirando-se com o "berro" de sofrimento da pobre criatura após a tortura, aonde está a sociedade protetora dos animais que não proíbe este hino a crueldade animal e aonde está a cabeça dos pais e educadores quando ensinam este tipo de absurdo para as crianças.

2007-02-20 02:08:16 · 21 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

-"Nana neném que a Cuca vai pegar...mamãe foi pra roça e papai foi trabalhar..." - .Ou seja dorme nenén que a Cuca-Bruxa-Monstro da floresta vai te pegar e voce está SOZINHO porque mamãe saiu (foi pra roça) e papai foi trabalhar (também não está em casa). Isto lá é coisa que se cante para acalmar um bebê que quer dormir em paz?

-"Boi, Boi, Boi... Boi da cara preta, pega esta criança que tem medo de careta !"- .Sem comentários...

-"Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar...vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar" (ou seja rodou, rodou e voltou para o mesmo lugar) ... "O anel que tu me destes era vidro e se quebrou... E o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou..." - . A aliança que representa a união e a fidelidade era frágil de vidro e se quebrou e o amor...que já era pouco... ACABOU!

2007-02-20 02:08:32 · update #1

- " O cravo brigou com a rosa, no meio de uma sacada, o cravo saiu ferido e a rosa despedaçada"-
Até as flores brigam nestas estranhas e crueis canções infantis.

"Fui no Tororó beber água não achei...- já começa mal... vai procurar água e não acha -"achei bela morena que no Tororó deixei" - acha uma bela morena no Tororó e deixa ela lá? Isto está meio gay...

E diversas outras :

"A canoa VIROU pois deixaram ela virar foi por causa do (nome da criança) que não soube remar..." Além de rogar uma praga horrível para a canoa virar (vários duplos sentidos ruins) ainda acusa-se a pobre criança de ser a culpada pelo naufrágio da tal embarcação... mais adiante falam em deixar a pessoa no fundo do mar... um HORROR !

2007-02-20 02:08:54 · update #2

"Cai cai balão, cai cai balão aqui na minha mão.... não vou lá não vou lá não vou lá tenho MEDO de apanhar"

Só tragédia!
Todas pregam coisas horríveis e estimulam o MÊDO !Pesquisei, inclusive, com amigos estrangeiros (italianos, argentinos, chilenos, norte-americanos...), parece que o mesmo fenômeno acontece em todos os países do mundo ! Porque ??? Coincidência ?????!!!!!

2007-02-20 02:09:19 · update #3

21 respostas

Nossa, eu em uma resposta disso que não gostava do seriado Chaves pq o professor girafales fumava, o Chaves só ganhava comida em troca de favores, a Dona Florinda era uma vizinha encrenqueira que batia sem dó no seu madruga que por sinal era caloteiro, vc não imagina como fui criticada através do meu e-mail, espero que com vc não aconteça o mesmo... Abraço

2007-02-20 02:30:09 · answer #1 · answered by AUREA P 6 · 0 1

É verdade! Algumas pessoas até mudaram as letras das músicas para não ficarem tão agressivas...mas fazem parte do folclore e todos nós conhecemos várias delas! As cantigas de roda, assim como com qualquer outra brincadeira infantil, a criança pode experimentar seu corpo, exercitar a linguagem, o canto, a dança, a mímica e a motricidade e descobrir a si própria e ao outro, o que é essencial para o seu desenvolvimento emocional.

Se para nós, adultos, a mensagem de uma cantiga adquire uma aparente hostilidade, ela não deve ser considerada, por si só, prejudicial. Nós mesmos ainda lembramos delas com nostalgia e, de tanto ouvi-las e cantá-las, certamente não nos transformamos em seres violentos ou agressivos. Para a criança, assim como foi para nós um dia, cantar em roda, de mãos dadas com os amigos, é prazeroso. Cantigas estimulam o desenvolvimento da percepção e da criatividade.


Beijos

2007-02-20 10:21:18 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Adoro homens inteligentes! qdo tiver meus filhos nao vou cantar essas coisas para eles.

2007-02-20 10:17:37 · answer #3 · answered by Nise 1 · 2 0

Amigo, concordo com vc em partes, ontem ainda, pesquisando na net histórias infantis para ler à noite para meu filho (desde de neném faço isso), encontrei apenas de bruxas, monstros, ogros... Ele é medroso e as vezes tem pesadelos, procuro selecionar estórias mais amenas, de vez enquando crio algumas. Acabei tendo a mesma reflexão que vc, mas cheguei a seguinte conclusão: o mal que pode fazer as crianças atualmente, não faria às crianças antigamente, pois o nervosismo, o medo, a angústia, a solidão^são sentimentos das ciranças modernas, que vivem uma grande carência afetiva, por os pais não terem tempo para elas. Antigamente, ouviam todas as tragédias na estórias, mas ao mesmo tempo se sentiam seguras e amadas, qdo o pai ou a mãe estavam presentes para desfazerem os medos. A televisão está atingindo muito mais o sistema nervoso infantil com tantas tragédias e maldades. a atitude que temos, como pais, tomar, não é abandonar as estórias infantis e cantigas de ninar, mas evitar que nosso filhos em idade de formação e adolescência assistam aos programas apelativos e pouco instrutivos que os programas televisivos mostram. Saiba que as histórias infantis, mostram um mundo não tão bom e inocente que as crianças acreditam existir, mas de uma maneira suave e sempre o bem vencendo o mal; ensinam o espírito de luta e preservando valores. Já a televisão agride muito mais, pois tem a visualização e a facilidade para as maldades acontecerem. Pense nisso! Abraços e parabéns por sua pergunta, mostra que alguém tem a capacidade de refletir! Paz!

2007-02-20 10:32:19 · answer #4 · answered by HARU 5 · 1 0

Só acredito em você se conseguir me provar que nessas cantigas tem alguma coisa de ruim:

Carneirinho ... Carneirão neirão neirão olhai pro Céu ... Olhai pro chã pro chão pro chão ... Louve ao Rei nosso senhor senhor senhor para no levantarmos .... Carneirinho ... Carneirão neirão neirão olhai pro Céu ... Olhai pro chã pro chão pro chão ... Louve ao Rei nosso senhor senhor ... para nós nor deitarmos ...

Meu limão meu limoeiro meu pé de jacarandá uma vez skindô lêlê outra vez skindÔ lálá

2007-02-20 16:41:02 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

oi. Parabéns pelo seu raciocícnio

Realmente. Não conheço nenhuma outra cnatiga que não fale de terror.
Antigamente, os pais e professores instigavam o medo na educação de seus filhos e alunos. Não pesquisei, mas deve dar uma coincidência com a época dos castigos corporais nas crianças.Exemplo: agachar no milho, a palmatória.

Sou ´prof e canto " atiraei o pau no gato", da seguinte maneira:

"Não atirei o pau no gato to

Porque isto to não se faz faz

o gatinho nho é nosso amigo go

Não devemos, não devemos maltratar os animais

Dia dos animais: 04 de outubro........Mas tinha que ser todos os dias.

2007-02-20 12:01:13 · answer #6 · answered by Pequena 5 · 0 0

è verdade por isso nunca cantei para o meu filho canções de ninar...ele teria pesadelos lol

2007-02-20 11:30:27 · answer #7 · answered by Maria 4 · 0 0

nossa é verdade eu vou ter a minha filha daqui a um mês não vou querer cantar estas musicas pra ela não.rsrsrs

2007-02-20 11:05:04 · answer #8 · answered by *misterios@ 3 · 0 0

Neste carnaval, eu dancei ao som de:
"mas como a cor não pega mulata, mulata eu quero o seu amor"
racismo
"olha a cabeleira do Zezé, será que ele é?"
homofobia
"será que ele é Maomé?"
preconceito religioso

Se vc começar a levar a sério tudo,vai ficar neurótico.

2007-02-20 10:40:23 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

muito observador, mas ainda assim as crianças como nos fomos um dia vao brincar e cantar essas musicas e isso nao ira afetar-lhes o carater. nao e pq se canta atirei o pau no gato q uma criança boazinha vai fazer isso com o bichano. por outro lado nao e cantando o superfantastico, do balao magico, uma cantiguinha super bonitinha, q uma criança maldosa vai ficar boazinha.

2007-02-20 10:38:16 · answer #10 · answered by LUIZ S 2 · 0 0

É uma coisa q a gente canta automaticamente e só vai prestar atenção na letra e no significado quando alguem comenta ou quando paramos pra pensar nisso, caso contrario sai automatico mesmo.....

E essa historia de assustar crianças é a coisa mais antiga q existe. Usa-se isso pra tentar impor o medo ao invez do respeito em uma criança.

Acho errado, mas acredito q uma criança nao presta atenção na letra MACABRA na hora q a mãe ta cantando pra ela dormir.
Ela nao vai dormir logo pro bicho nao vir pegar ela, ela dorme por causa do embalo e da calma q a cantiga proporciona.

Mas acho q podiamos criar umas cantigas menos "do mal", hehehehe

2007-02-20 10:34:02 · answer #11 · answered by Dani 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers