English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Refentes a valores de produção e Mercado. Como é o processo? Quantos é gasto com funcionarios, construção de fornos, alojamentos, cantinas, transporte. Qual a quantidade retirada de madeira por dia? Quanto é queimado? Quanto um caminão transporta de carga de carvão?

2007-02-20 00:23:38 · 2 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Economia

2 respostas

Creio que sua indagação deve ter um aprofundamento muito prático, mas mesmo assim tento ajudar:
No 1º site abaixo você encontrará: Processo de trabalho e saúde dos trabalhadores na produção artesanal de carvão vegetal em Minas Gerais, Brasil - Introdução, Metodologia, O processo de trabalho na produção artesanal de carvão vegetal, Corte e transporte da madeira, abastecimento ou enchimento, do forno, carbonização, esvaziamento do forno ou retirada do carvão, ensacamento ou transporte, Principais impactos sobre a saúde dos trabalhadores carvoeiros segundo o estudo do processo de trabalho, os registros de saúde e entrevistas com os trabalhadores.

Empresa brasileira apresenta modelo de forno ecologicamente viável para a produção de carvão


No segundo site você pode ter acesso inclusive a fotos, bem como mandar suas indagações, veja: O sistema ecologicamente adequado para a indústria de produção de carvão vegetal da empresa paranaense Bricarbras foi um dos projetos apresentados pela comitiva de cem empresas brasileiras que marcou presença no Salão Pollutec 2006 - principal feira de tecnologias limpas e energias renováveis da França , realizado na última semana em Lyon.

Desenvolvido para produzir carvão vegetal a partir de madeira de reflorestamento e de biomassa, o sistema de fornos metálicos é um projeto inovador, eficaz e ecologicamente correto que apresenta inúmeras vantagens sobre o processo tradicional das carvoarias. Além de aproveitar melhor a matéria-prima - seu rendimento é cerca de 50% superior ao dos fornos de alvenaria - o processo produtivo tem como principal inovação o reaproveitamento dos gases gerados, que são canalizados para o interior de um queimador que realimenta o processo de carbonização.

O sistema - que opera com temperaturas entre 1.000 a 1.100 graus - queima integralmente os poluentes alcatrões e partículas pirolenhosas, emitindo apenas vapor d'água e gás carbônico. Gases limpos que são, em parte, direcionados para a estufa de secagem de lenha, reduzindo o consumo de energia. Para otimizar este processo, outro diferencial adotado pela empresa é um sistema de microondas, que acelera a secagem.

Além da maior eficiência do processo de carbonização da lenha, o controle da produção, totalmente informatizado, quebra um paradigma da indústria do setor, tradicionalmente baseada no extrativismo e com freqüente utilização de trabalho infantil e mesmo escravo. "Ao desenvolver estes fornos modernos e introduzir um sistema realmente mecanizado neste setor da economia, sem agredir o meio ambiente para obter matéria-prima, contribuímos inclusive para a fixação do produtor rural à terra, já que ele ganha uma nova oportunidade de renda com a comercialização da lenha de reflorestamento", explica Nelson Hübner Junior, gerente de Marketing da empresa, que esteve presente na comitiva brasileira.

A destacada participação paranaense no evento foi capitaneada pelo sistema Fiep e resultou em uma positiva troca de conhecimentos e contatos comerciais. A tecnologia e os próprios fornos desenvolvidos pela Bricarbras despertaram interesse de diversas empresas no Brasil e na Europa e alguns acordos comerciais já estão em fase adiantada de negociação. "Mais do que o lucro comercial, a disseminação desta tecnologia inédita é um importante avanço para a indústria de carvão, já que sua adoção transforma um sistema arcaico, perigoso e ofensivo ao meio-ambiente em um processo produtivo moderno, eficiente e ecologicamente correto", conclui. Fonte: ENFOQUE Comunicação & Eventos - 07/12/06)


Neste 3º site, é uma prévia do que já foi explanado: CARBONIZAÇÃO DA MADEIRA

--------------------------------------------------------------------------------



Quando a lenha é submetida à ação de calor em temperaturas relativamente elevadas (a partir de 300 graus Celsius), ela sofre um processo de transformação no qual todos os seus componentes são extensivamente modificados até se transformarem em carvão vegetal.

Nos processos convencionais de carbonização, onde existe presença controlada de ar, ocorre sempre a queima de uma parte da lenha que está sendo carbonizada, pois o calor gerado por esta queima será responsável pela transformação da lenha em carvão vegetal.

A lenha é composta, basicamente, de carbono, oxigênio e hidrogênio. Estes três elementos se combinarão de três maneiras diferentes, formando três compostos de estrutura relativamente complexa,que são: celulose, hemicelulose e lignina.Durante o aquecimento estes compostos são degradados, deixando um resíduo rico em carbono,o qual chamamos carvão.

O composto que mais contribui para a formaçào do carvão vegetal é a lignina, pois os outros praticamente se degradam totalmente na temperatura de carbonização, ao contrário da lignina.

Devido à complexidade das reações não existe uma equação descritiva do processo.

Os cálculos estequiométricos mostram que os teores de carbono e oxigênio na lenha são de 49,5% e 44,0% respectivamente. Após a carbonização estes elementos participam no carvão em diferentes proporções, ou seja, carbono com aproximadamente 82,1% e oxigênio com 13,7%. A reação de carbonização, consiste basicamente em concentrar carbono e expulsar oxigênio, com consequente aumento energético do produto. O forno túnel possui três compartimentos, cada um deles com finalidade específica, qual seja: No primeiro compartimento se processará a secagem da lenha; no segundo compartimento se processará a transformação da lenha em carvão e finalmente no terceiro compartimento se processará o esfriamento do carvão.


Só não pude me aprofundar no Estado de Goiás, mas nada que não se leva as experiência e o bom sucesso de Minas Gerais.

Boa sorte!

2007-02-20 05:41:48 · answer #1 · answered by Guerreira 3 · 0 0

Somente com detalhes da região, fornecedores, localização metodologia dá para calcular, ou trocar idéias com quem mexe com isso.

abraços
@

2007-02-20 17:09:14 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers