Tom and Jerry, um classico dos desenhos animados!
Entre um dos mais populares desenhos animados está Tom e Jerry, com mais de cnquenta anos de idade fizeram e ainda fazem história na tv e no cinema Os responsáveis por este sucesso são William Danby Hannah e Josefh Roland Barbera, funadores dos estúdios Hannah-Barbera. Com tantos esses anos de existência, Tom & Jerry passou por muitas fases e momentos diferentes. A trajetória bem-sucedida começou em 1939 quando o produtor Fred Quimby pediu para Hannah e Barbera, então funcionários da MGM, produzirem um curta-metragem do desenho animado. Foi produzido Puss Gets the Boot, em 1940, estrelando um gato que curiosamente se chamava Jasper e um rato anida anonimo. A partir dai, a idéia de um gato viver perseguindo incansavelmente um rato começou a ser explorada. Mais e mais episódios produzidos, o gato começou a ser chamado de Tom, o rato recebeu o nome de Jerry, e as loucuras que os dois faziam eram extremamente engraçadas e surpreendentes. Tom & Jerry caiu no gosto do público, que na época assistia seus episódios na telona do cinema, e conseqüentemente ganhou posição de destaque na MGM.
Durante dezoito anos, Hannah e Barbera produziram cerca de duzentos episódios de Tom & Jerry. As verdadeiras brigas entre os dois animaizinhos eram criadas por uma técnica de animação impecável e praticamente artesanal. As perseguições eram divertidíssimas e sempre acompanhadas de boa música, normalmente um jazz tradicional ou uma big band. As armadilhas e maldades que cada um preparava para o outro davam o toque final nessa relação de arqui-inimigos que existia entre os dois. Não eram raras as vezes em que Jerry soltava uma bigorna na cabeça de Tom ou em que Tom arquitetava planos mirabolantes para torturar Jerry. Mas a forma que toda essa briga chegava ao público, fazia tudo parecer uma brincadeira, portanto, se tornava algo leve e agradável. Era uma violência incrivelmente irônica, fantasiosa, que passava quase despercebida. A série nesse período ganhou sete Oscars e Tom & Jerry chegaram a contracenar com Gene Kelly e Esther Williams.
Mas com a popularização da televisão, as coisas foram mudando e a produção de desenhos para o cinema já não era um negócio tão seguro. Entre 1956 e 1957, Fred Quimby se aposentou, Hannah e Barbera decidiram produzir desenhos animados para tv e a MGM fechou a sua divisão de desenhos animados. Tom & Jerry ficou sem nenhum desenho até o início da década de 60, época que a MGM decidiu trazer de volta a série de tanto sucesso. Desta vez, a produção ficou a cargo de Gene Deitch. É claro que as diferenças entre o primeiro Tom & Jerry e o de Deitch foram inevitáveis. Nessa nova fase, as perseguições continuaram e a base da série se manteve, mas a animação já não era a mesma qualidade, pois a série já não contava com tanto orçamento como nos anos 40 e 50, e além disso os animadores eram outros, portanto, nem Tom e nem Jerry agiam da forma de costume, seus movimentos eram diferentes. Deitch e sua equipe produziram treze episódios entre 1961 e 1962.
A nova fase de Tom & Jerry veio em 1963 com Chuck Jones, animador saído da Warner Brothers. Os personagens foram remodelados, Tom e Jerry receberam um novo visual que se assemelhava mais ao estilo de Pernalonga, mas seus episódios ainda traziam as mesmas brigas entre gato e rato. Depois de 34 episódios, em 1967 a MGM decidiu novamente parar de produzir a série. Essa pausa durou até 1975, quando a dupla Hannah e Barbera resolveu tomar a frente de uma nova fase de Tom & Jerry. Desta vez, as brigas e perseguições entre Tom e Jerry ficaram um pouco de lado. Quando foi reiniciada a produção da série, houve uma preocupação com a violência apresentada pelos episódios tradicionais. Para evitar reclamações ou até protestos de alguns grupos de pais mais radicais, a essência da série teve de ser alterada. O gato e o rato agora participariam juntos na solução de mistérios e tramas. Mas a idéia de aproximá-los para colaborarem entre si, mesmo tendo sempre uma ou outra briguinha, não agradou muito. Já em 1989, surgiu Tom & Jerry Kids estrelado pelos filhos da dupla cinqüentona, e nesta nova versão os filhotinhos perseguem um ao outro como seus pais o faziam. São poucos os desenhos animados com o fôlego de Tom & Jerry. Durar cinqüenta anos, enfrentando diferentes fases, diferentes equipes e ainda mudança de veículo (cinema para tv) não é tarefa simples. E até hoje é fácil encontrar um canal que ainda passe os vários episódios do gato que um dia já foi Jasper e vivia atrás de um ratinho sem nome.
2007-02-20 04:51:40
·
answer #1
·
answered by Jorge Militia Thrash 5
·
1⤊
0⤋
Tom & Jerry foi o primeiro desenho criado por William Hanna e Joseph Barbera, pela MGM, chamado "Puss Gets the Boot", que foi para os cinemas em fevereiro de 1940 até ao dias de hoje.
o cartoon em que o gato Tom quer fazer tudo para comer e matar o rato Jerry, mas não consegue.
2007-02-20 14:45:43
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋