English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No Brasil, existe preconceito contra branco? Os termos tipo "gringo amarelo", "cara-pálida", etc., usados por brasileiros ao se referir ao turista europeu, é uma forma de preconceito?
Quando alguém diz: "- gringo amarelo tem mais é que se ..." não está cometendo crime de racismo? como vocês acham que o turista agredido nestes termos reagirá quando retornar para sua terra? Dê sua opinião...

2007-02-19 19:18:35 · 15 respostas · perguntado por thynno 3 em Governo e Política Política

15 respostas

Com certeza.

Em Salvador, agora, está rolando uma exposição fotográfica chamada "Salvador, negro amor". Eu, como estudante de design e como admirador de artes visuais, poderia muito bem lançar uma exposição semelhante, porém, com o tema "Salvador, 'alvo' (por que branco seria racismo explicito) amor".

Agora imaginem como iria repercutir essa exposição exaltando a "beleza branca".

Há pouco tempo surgiu a propaganda de uma cervejaria em que havia a expressão "cara pálida não entra", ou coisa parecida. Essa propaganda prega e fortalece a mensagem que induz a um pensamento racista que indica superioridade (ou inferioridade) diretamente proporcional à quantidade de melanina.

Exemplo de qualidade = melanina? É fácil: Cotas raciais nas universidades públicas.

Quando provarem cientificamente que a melanina influencia diretamente na capacidade de um individuo aprender (ou se esforçar para tanto), eu deixo de criticar negativamente tais cotas, afinal, qual a diferença entre os humanos de (peles de) cores diferentes se não a cor?

Depois disso tudo você se arrisca a processar alguém por chama-lo(a) de branco azedo?



PS.: Hiran, o que seria "racismo social" e "racismo racial"? A palavra racismo já indica que é preconceito racial. E quanto ao preconceito social, esse existe também, mas não é o único preconceito no Brasil. O sexismo (machismo e feminismo), por exemplo, é um entre tantos outros.

2007-02-19 20:05:04 · answer #1 · answered by Angelo Serravalle 2 · 4 1

Da mesma forma que dizem pro indivíduo negro que ele não precisa tomar sol nunca, os brasileiros vivem dizendo pro branco nunca deixar de "tomar uma corzinha", pois a pele está sem cor, como se estivesse doente. Isso é uma forma delicada de ser racista. Até parece que existe um padrão racial bronzeado, exigido por lei aqui no Brasil. Não nos esqueçamos que o mestiço também vítima de preconceito, quando por exemplo xingam-no de café com leite.

2007-02-19 19:38:17 · answer #2 · answered by ? 6 · 8 0

existe sim...não só contra os turistas estrangeiros, mas contra nós mesmos brasileiros, pois na Bahia nos chamam de "a branca".
Foi como se referiram a mim quando lá estive. É realmente constrangedor!

2007-02-19 19:25:35 · answer #3 · answered by Patricia 7 · 12 4

Existe, sim. O branco sempre será àquele cara que se deu bem, apesar de muitas vezes, levar uma vida dura. E tem tbm, o "vitimismo" do negro. Em tudo, ele se faz de vítima da sociedade, que é uma forma de continuar vagabundo e ignorante, e não lutar para melhorar de vida.

2007-02-19 22:30:49 · answer #4 · answered by frankestein 6 · 12 5

boa pergunta!
ate q enfim!
ja perdi a conta d quantas vezes eu fui chamado d branco, branquela, prayboy ou coisa parecida...
sou branco loiro de olhos verdes da zona sul do rio e servi na brigada paraquedista em marechal hermes na zona oeste onde a maoria d meus colegas eram negros pardos e mulatos...como c acha q foi a minha receptividade nesse meio?
c acha q eles aceitaram na boa?
c acha q eles saum gente sem preconcedito racial?
o preconceito deles só some quando tem algum interesse tipo sexual...se ficar uma branquinha dando mole pra eles, ficam na maior compreensaum na maior integraçao tudo é lindo tudo é belo...
mas quando as coisas naum saum assim....eles te segregam e t discriminam com muito mais virulencia d q o taum falado racismo q eles apregoam...
essa historia de racismo é o maior kao...
só s fala de racismo do negro sendo discriminado pelo branco , e o q eu vejo é muito pelo contrario..
ja tem ate branco discriminando branco pq naum é pardo mulato ou negro...
pode ?

2007-02-20 06:50:52 · answer #5 · answered by Anonymous · 9 3

Não é bem um preconceito, é raiva mesmo.
Sou descendentes de europeus e já fui muito esculachada,
e sempre percebi a raiva sem motivo de ser, de pessoas que na verdade queriam aproximação, vai entender!! por isso aprendi
olho bem onde piso, fujo de pessoas que não se aceitam quer que por motivo seja. Preservo o verdadeiro carinho independente de nada. Mas de onde sinto agressão, caio fora imediatamente.

2007-02-20 04:59:18 · answer #6 · answered by Loid 5 · 5 0

Sim.

QQ forma discriminatória é crime, seja contra negros brancos, japoneses.....


procurar a delegacia ou a justiça qndo acontecer

2007-02-19 19:30:59 · answer #7 · answered by Sérgio, em tons azuis 5 · 5 0

Olha esse é um tema polêmico mais concordo com vc, não existe apenas preconceito de branco contra negros não,existe também o contrario e em bastante escala.quanto a sua pergunta concordo com vc em gênero numero e grau.

2007-02-22 15:51:03 · answer #8 · answered by sesse 4 · 4 0

existe sim, branco pobre, branco policia,em fim branco q ñ tenha dinheiro

2007-02-19 23:36:13 · answer #9 · answered by Pirat@ 4 · 4 1

É crime, tanto como chamar um turista negro de picolé de piche.

2007-02-22 15:58:50 · answer #10 · answered by Enzo- 7 · 2 1

fedest.com, questions and answers