English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No Brasil, os nikes sao valorizados. Coisa que nao acontece no Japao. Voce sabia disso? Pior, no Brasil os nikeis geralmente valorizam a cultura japonesa. Enquanto isso, no Japao, os nikeis sao geralmente considerados mao de obra barata. E bom saber.

2007-02-19 15:49:47 · 5 respostas · perguntado por luiz c 1 em Ciências Sociais Sociologia

5 respostas

Não concordo com o fato dos nikkeis serem mão de obra barata.
Pelo contrário, os nikkeis ganham mais do que um japonês por hora.Mão de obra barata no Japão são os chineses que recebem um terço do que os brasileiros ganham por hora.
No geral, um nikkei trabalha melhor e mais do que os japoneses..É vísivel tbm a qualidade da mão obra dos brasileiros.
O maior empasse no momento é o fato dos brasileiros serem trabalhadores temporários, isto é quase para sempre.Pq tem pessoas que vivem mais de 18 anos no Japão e ainda são temporários.Isto é, não tem direito sobre ganhos extras como bônus que os japoneses recebem.Que nada mais é do que parte do lucro da empresa dividido entre os trabalhadores da mesma.
Muitos brasileiros nem tinham seguros, pq não queriam pagar.Hoje a lei obriga dando vantagens e um belo desconto no piso salarial.
No Japão tem muito preconceito, pq os brasileiros não convivem com os japoneses.Não aprendem a cultura e a língua.Pq tem tradutor para tudo e não precisam ter interação com os japoneses.Preferem viver na base do jeitinho brasileiro, o que não funciona muito bem e não é bem visto no Japão.O alto índice de criminalidade entre os brasileiros tbm é grande, o que causa uma certa retaliação.Quando mais crimes cometem, mais o governo aperta os cintos em relação a renovação dos vistos e condições de vida dos brasileiros.Agora, querendo exigir o mínimo daqueles que pedem residência, conhecimento da língua e mão de obra qualificada.
No Brasil os brasileiros valorizam a cultura e no Japão mal tem tempo para respirar.Mesmo assim, o choque cultural entre os nikkeis e japoneses é muito grande.A educação é o pior vilão.
É verdade que quem aprende o idioma e tem aparência é mais aceito.Muitas vezes até se passando por um autêntico japonês.
Morei em bairro onde só tinha japonês, eles são bem individualistas. Não tem o hábito de se visitarem com frequência, é muito raro quando isto acontece.Os vizinhos vivem trancados dentro de casa e difícil encontrá-los até na rua.Meu vizinho me contou que os filhos dele o visitam somente duas vezes ao ano ou em caso de doença,muito triste envelhecer assim.
Pelo menos nunca presenciei fofocas e brigas.
Já nós brasileiros era churrascada e festa todo fim de semana,o maior fervo, o que assustava e incomodava um pouco os demais.
Para resumir, tirando o poder de aquisição, é muito triste e solitária a vida no Japão.
Por isto que nós sempre temos um pezinho no Brasil.
Amado Brasil.
Beijos

2007-02-19 17:42:48 · answer #1 · answered by ? 5 · 0 0

os nikeis que estão no Brasil São chamados de japas pela sua aparência....enquanto os que estão no Japão São chamados brasileiros pela dificuldade de comunicação.
assim que você domina o idioma duvido muito que alguém de chame de gaijin no Japão a não ser que você mostre os documentos.
a Opcao de trabalhar em mao de obra barata ee dos brasileiros...todos ja foram sabendo que este tipo de servico pesado e sujo era o que se tinha mais.

2007-02-20 00:01:50 · answer #2 · answered by vaqueiro1971 5 · 1 0

Verdade, os japoneses os consideram gaydin, por mais que tenham cara de japonês não são considerados como, mas isso devido à discriminação e principalmente pelos delitos cometidos por muitos da comunidade brasileira, isso reforça na rejeição deles, fora o choque cultural e educacional, já no Brasil é por causa da diferença clara da fisionomia, com as demais raças, olhos puxados,cabelos pretos e lisos, sendo que chineses, coreanos também são chamados de japas e não gostam muito da comparação. São considerados mão de obra barata por não terem encargos sociais como seguro de vida da fábrica, bônus e outros benefícios, pois um operário japonês custa bem mais caro e ainda por cima escolhem o serviço e não fazem hora extra.

2007-02-20 00:07:26 · answer #3 · answered by Perfil Desativado 7 · 1 1

a resposta está na sua própria pergunta...

2007-02-20 00:03:42 · answer #4 · answered by Arthur Dog-dog 5 · 0 0

tá dado o recado!!

2007-02-20 00:58:44 · answer #5 · answered by ♡Sophia♡ 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers