English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

... em parte, ao 'ouro' retirado dos judeus na 2 Guerra Mundial, já que essa modernidade, surpreende quem visita esse país??
Não desmerecendo aos que trabalharam também por sua reconstrução."

2007-02-19 11:34:53 · 7 respostas · perguntado por Littletree 4 em Artes e Humanidades História

7 respostas

No final da Segunda Guerra Mundial, muito do ouro roubado de de alemães (judeus, homossexuais, portadores de deficiências, contrários ao regime nazista) foram parar em contas de membros do partido nazista NSDAP. Com a queda da Alemanha Hitleriana, boa parte desse ouro foi saqueada e partilhada entre muitos dos milhares de oficiais das forças nazistas que buscaram refúgio na América do Sul, África e Oriente Médio.

Na Alemanha pouco restou de riquezas. Um filme que ilustra muito bem o estado da Alemanha no imediato pós-guerra é "Alemanha Ano Zero" de um diretor italiano filmado em 1947.

Para entender a recuperação alemã é preciso compreender o contexto dessa recuperação. Conforme apontado por alguns acima, a Alemanha foi dividida em partes (4: francesa, inglesa, americana e soviética). Os soviéticos (russos) apesar de estarem aliados aos EUA, ING e FR ainda eram considerados o "mal" maior. O próprio nazismo recebeu financiamento (inglês) em parte como uma alternativa política mais palatável frente o crescimento do partido comunista na Alemanha pré-1933.

Estando agora a Alemanha derrotada e as forças soviéticas em Berlim, necessitava-se a reconstrução da Alemanha para evitar a expansão soviética no Coração da Europa. A Alemanha durante toda a Guerra-fria foi uma vitrine para as nações da Europa oriental do capitalismo "bom". Essa reconstrução e a punjança desse crescimento foi sustentado por medidas de financiamento Norte-Americanas (Plano Marshal).

A reconstrução dessa forma atendeu a duas necessidades. A primeira era de garantir condições dignas para os sobreviventes de guerra na Alemanha e assim afastar o perigo eleitoral e/ou revolucionário do partido comunista no lado ocidental. A segunda necessidade, a Alemanha funcionava como modelo do capitalismo, como uma propaganda na forma de gerar descontentamento no leste comunista.

Ou seja, não se pode relacionar o ouro roubado durante a segunda guerra pelos nazistas, nem somente ao "labor" do "povo" alemão à reconstrução da república alemã. Nem um nem outro argumento se aproximam à explicação histórica que busca relacionar os contextos de cada fato, no caso, a Guerra Fria e a divisão da Alemanha como ponto de encontro desses dois inimigos essenciais um ao outro.

2007-02-20 07:12:54 · answer #1 · answered by L K 2 · 2 0

Entre inúmeros fatores que contribuíram para a modernização da Alemanha destacarei a Reforma protestante. A reforma que foi proposta por Martim Lutero no Século xvI teve um papel fundamental que contribuiu muito para a modernização da Alemanha hoje, tendo em vista que essa reforma que aconteceu na Alemanha no dia 17 de outubro de 1517, não tenha somente um aspecto religioso, mas também político e social. Todas as outras modernizações surgiram a partir da Reforma.

2007-02-20 05:50:58 · answer #2 · answered by Jorge S 1 · 2 0

Acredito que não. Os suíços passaram a perna tanto nos judeus como nos alemães.
O desenvolvimento da Alemanha se deve a grande capacidade de seus estudiosos em desenvolver tecnologias. Hoje a Alemanha é um país que poderia parar de produzir novos bens e continuaria rico somente com os direitos sobre patentes de produtos e tecnologias.

2007-02-19 23:02:03 · answer #3 · answered by carlos 4 · 2 0

Não, certamente que não, colega. Primeiro, é preciso entender que o Holocausto, tal qual o percebemos, é muito exagerado e precisa ser revisado por pesquisas historiográficas mais comprometidas com a verdade que com "outros interesses". A reconstrução da economia alemã no pós-Segunda Guerra Mundial se deu a alguns fatores específicos, o primeiro deles, é que logo em seguida, nos anos de 1950, a economia (capitalista) mundial entrou numa fase de expansão e prosperidade que os novos dirigentes alemães-ocidentais souberam e puderam aproveitar com os recursos do Plano Marshall, o incentivo capital que os Estados Unidos e a Inglaterra ofereceram para a reconstrução das economias arrasadas pela guerrra. Outro, o acirramento da "Guerra Fria" que possibilitou o sucesso da reconstrução, pois não interessava a ninguém no Ocidente uma Alemanha Social-Democrata pobre e instável diante de uma vizinha comunista que era o quintal dos russos, sempre prontos a financiar os comunistas que apostavam em toda e qualquer instabilidade para se firmarem.
A Alemanha já era um país industrializado e desenvolvido desde o século XIX e a dinâmica da livre-iniciativa e do aprimoramento técnico em prol do desenvolvimento nacional não foi encerrado após a derrota de 1945.
Não foi portanto o "Ouro dos judeus" que financiou a "Nova Alemanha", mas certamente são os milhões pagos pelos governos alemães a título de indenizações que fazem muito de tudo de bom construído no Estado de Israel, não tenha dúvida disso. Ou vc acha, por exemplo, que os judeus têm fábricas de todo aquele poderio militar que possuem? Tanques e caças de guerra não brotam em Kibutzes, sabia?
Procure saber mais de História Contemporânea, parabéns pela sua pergunta.
Um abraço e tudo de bom,


Clayton.

2007-02-19 21:53:17 · answer #4 · answered by Lavs Deo! 7 · 2 0

Volta correndo pra escola, você não sabe absolutamente nada de história, o ouro retirado dos judeus foi utilizado no esforço de guerra, e não na reconstrução da alemanha pós guerra. Ocorre que lá diferente daqui as pessoas tem educação visando a modernidade, não se estuda para tirar diploma, se estuda para aprender e utilizar os conhecimentos de forma aplicável. Primeiramente que 90% de tudo que você julga moderno foi inventado por eles, portanto já tinham o conhecimento para arrumar a grana foi só vender a tecnologia em forma de bens de consumo . O exemplo mais comum devem ser seus carros, o fusca por exemplo é o carro mais vendido do planeta até hoje. Afora isso temos ainda a volkswagen, porche, bmw, mercedes, bosh , todas detentoras de patentes e que recebem royalties até hoje do mundo inteiro, e este é apenas um nicho tecnológico alemão. Tem ainda um monte de empresas que atuam em outros ramos. Portanto não fale bobagens, inclusive por que depois de derrotados na segunda guerra mundial, a alemanha foi dividida em duas (ocidental e oriental) e ambas sofriam restrições e embargos dos paises vitoriosos, além de terem de pagar os espólios de guerra ( o que você provavelmente tb não sabe o que é ), se ainda tinha algum ouro judeu lá, com certeza para a alemanha não ficou. e à propósito onde os judeus arrumaram tanto ouro? Garimpando?

2007-02-19 20:06:32 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 1

Povo sério, trabalhador.
Sabem se divertir, mas tem hora.
Não tem carnaval o ano inteiro...

2007-02-19 19:44:58 · answer #6 · answered by Ladrão de vaca 5 · 2 1

Isso se deve ao incentivo à educação que é levada à sério. Há ordem, disciplina, os professores são respeitados, bem pagos, as escolas tem toda a infra estrutura... ou seja, é tudo aquilo que nossos sucessivos governos nunca deram importância.

2007-02-20 18:52:53 · answer #7 · answered by DeBarros 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers