Antes da chegada do Europeu, aqui na América havia 80 milhões de índios. Entre eles, incas, maias, astecas, e tantas outras tribos.
Quando o europeu chegou aqui esses indigenas começaram a morrer. E creio eu que o numero correto de indigenas mortos não se sabe ao certo.
2007-02-20 00:30:14
·
answer #1
·
answered by Sem juizo mas com sorte 7
·
1⤊
0⤋
interessante, que tal ir ao google!
2007-02-23 00:49:00
·
answer #2
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
QUE EU SAIBA NINGUÉM, AMIGO! NÃO HAVIAM SENSOS NEM PESQUISAS POPULACIONAIS NAQUELA ÉPOCA, E MESMO QUE HOUVESSEM SERIA IMPOSSÍVEL CONTABILIZAR. ISSO É MAIS UMA TENTATIVA DE CALUNIAR A IGREJA PELA MATANÇA QUE OS CONQUISTADORES FIZERAM!
2007-02-22 16:32:45
·
answer #3
·
answered by haroldo jose h 1
·
0⤊
0⤋
caduma que me toca responde né: e claro que foi o ibge daqueles tempo.
2007-02-20 09:00:14
·
answer #4
·
answered by falcão 5
·
0⤊
0⤋
Quais seriam os números? Só sei que nos Estados Unidos seriam um total de três(3) milhões de indígenas à epoca da chegada de europeus. No México, em território menor, haveria bem mais, talvez uns 5 milhões. No Peru e demais países andinos talvez uns 6 milhões de súditos do Império Inca. Em território brasileiro talvez chegassem a 1,5 milhão de indígenas. Nos demais eu não tenho informações, mas os Maias, na América Central deviam ser em quantidade expressiva, já que eram muito adiantados. O historiador americano Will Durant nos fornece as populações dos países europeus nos anos posteriores a 1.501. No entanto, como os índios não possuiam escrita ou números, os cálculos demográficos são aleatórios. De qualquer forma é bom lembrar que a maioria dos indígenas não "foi morta", mas teve sua assimilada pela cultura civilizadora. No caso do México, Peru, Bolívia, Equador e outros, pode-se notar que a população é quase toda de orígem indígena. Aqui mesmo no Brasil, vêm-se traços indígenas em muitas partes da população, de norte a sul. Principalmente no Amazonas e Pará. Esta história de 'genocídio' dos índios é pura invencionice. Sua cultura é que foi "morta" na maioria das regiões da América. Os colonizadores não iriam matar a mão-de-obra disponível do continente. E nunca é bom esquecer que o mesmo se deu no mundo inteiro e na própria Europa. Os romanos, e antes gregos e cartagineses, já haviam colonizados os 'bárbaros' (celtas, gauleses, víquinguese outros). Aqui mesmo no Brasil, a cultura tupi-guarani se impôs desde o sul até o litoral pernambucano, sufocando dezenas de pequenas tribos e culturas. E nos impérios Inca ou Azteca, a vida dos súditos não era lá muito tranquila, já que era uma constante o sacrifício de crianças em nome dos deuses locais. Geralmente, claro, filhos de escravos. Portanto, acho difícil qq cálculo exato dessas populações. Mas o DNA indígena se encontra presente em grande parte de nossa população, incluindo Johnny Depp, Neil Young e até --diz ela- a Kim Bassinger. Pra não falar do 'nosso' líder e vizinho Evo Morales.
2007-02-19 20:23:16
·
answer #5
·
answered by sandra c 2
·
0⤊
0⤋
deveria saber que ainda hoje morrem índios,e muitos vivem em miséria absoluta,não recebem nehum auxílio do governo,sequer medicamentos.vi uma reportagem em que muitos estão a viver em favelas.
2007-02-19 19:40:55
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋