English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-19 11:21:25 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades História

7 respostas

Derivado do nome Aquiri, ou Uaquiri, que significa “rio dos jacarés” na língua nativa dos valentes índios Apurinã, seus habitantes originais, surgiu o nome Acre. O rio que empresta o nome ao Estado, começou a ser navegado por brasileiros que subiam os rios amazônicos com a intenção de explorar o grande potencial de produção de látex da região a partir da metade do século XIX.
Localizada na Amazônia Ocidental, em terras então pertencentes ao Peru e à Bolívia, a região foi progressivamente sendo ocupada por brasileiros. Favorecidos pelos caminhos naturais formados pelos diversos afluentes navegáveis do Rio Amazonas, os brasileiros foram adentrando em embarcações até se estabeleceram em maior número que peruanos e bolivianos. A riqueza gerada pela extração da borracha natural nos seringais implantados ao longo dos rios foi responsável pelo grande afluxo de brasileiros, principalmente de nordestinos, para a região...

2007-02-19 11:27:45 · answer #1 · answered by Anonymous · 4 1

na verdade, acre é uma medida de terra. quando as pessoas vinham para este território, elas diziam "vou lá naquele novo território ver se eu ganho pelo menos um acre de terra". Também diziam: "iaí vc já tirou seu acre" era uma história de acre pra cá e pra lá que o lugar ficou conhecido como Acre mesmo. Só que a história algumas vezes foge da realidade, principalmente porque é contada com muita parcialidade. Então inventaram essa história cheia de glória que hoje em dia todo mundo ACREdita. Mas não esqueça se cair num concurso, é melhor marcar a resposta que agrada.

2015-08-12 13:02:58 · answer #2 · answered by manoel 1 · 1 0

Perna de urubu cabeça de Lala quem nao curtir esse comentario sua familia morrera

2016-10-17 10:41:58 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

História




A região, hoje conhecida como município de Rio Branco tem origem quando da chegada, na região do Acre, do seringalista Neutel Maia, em fins de 1882, juntamente com sua família e trabalhadores que trazia para a produção de borracha, onde fundou seu primeiro seringal à margem direita do rio Acre (onde hoje está localizada a árvore da gameleira), iniciando ali as construções de barracões e barracas &mdas; em terras antes ocupadas pelas tribos indígenas Aquiris, Canamaris e Maneteris — dando o nome de Seringal Volta da Empresa (onde hoje está localizado o chamado Segundo Distrito), por estar assentado onde o rio faz a curva. Em seguida, abriu outro seringal na margem esquerda do rio Acre, onde hoje está instalado o Palácio do Governo do Acre, com o nome de Seringal Empresa.



Depois de terminada a Revolução Acreana, após a assinatura do Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, Cunha Matos, a mando do governo federal, chegou ao Acre em 18 de agosto de 1904, para governar, como prefeito, o departamento do Alto Acre até 1905.

Cunha Matos escolheu para montar a sede de sua prefeitura, de forma provisória, na localidade povoada do seringal Volta da Empresa, à margem direita do rio Acre, no dia 19 de agosto de 1904, passando o local a ser chamado de Vila Rio Branco no dia 22 de agosto de 1904, onde hoje está localizado o Segundo Distrito da cidade de Rio Branco.

Em 13 de junho de 1909, o então prefeito do Departamento do Alto Acre, coronel Gabino Besouro, mudou a sede da prefeitura para a margem esquerda do rio Acre, onde hoje funcionam os principais órgãos públicos como o Palácio do Governo, Tribunal de Justiça, Assembléia Legislativa e Palácio das Secretarias, nas terras do seringal Empresa, recebendo o nome de cidade de Penápolis, onde a terra era mais alta, não sujeita às alagações do rio Acre. Foi uma instalação definitiva.

Em 1910, o prefeito Leônidas Benício de Melo, assinou uma Resolução criando o município de Empresa, juntando a Vila Rio Branco (no Seringal Volta da Empresa, do lado direito do rio Acre) e a localidade de Penápolis (Seringal Empresa, do lado esquerdo do rio Acre).

Em fevereiro de 1911, o prefeito Deocleciano Coelho de Sousa, adotou novamente o nome de município de Penápolis.



De forma definitiva, em 1912, os dois lados da cidade passam a se chamar "Rio Branco". Em 1920 passa a ser a capital do então Território do Acre.



Origem do nome
A capital ganhou este nome em homenagem ao diplomata Barão do Rio Branco, que junto com Assis Brasil e José Plácido de Castro, teve papel de destaque na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia, tratado que garantiu a posse das terras do território do Acre e o direito da exploração da borracha nesta região para o Brasil.

2007-02-19 11:38:10 · answer #4 · answered by eu Amabile 7 · 1 1

Boa pergunta...sempre tive vontade de saber!!!!
**Pena que eu não posso te ajudar

2007-02-19 11:24:25 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 2

Amigo para se informar melhor assista a mini-série AMAZÔNIA que a merd@ da GLOBO leva ao ar de terça a sexta-feira.

GLOBO também é cultura. Muitas vezes inútil, mas é.

2007-02-19 11:33:39 · answer #6 · answered by ? 6 · 0 2

por causa do Rio Acre.

2007-02-19 11:28:43 · answer #7 · answered by Mestrinho 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers