SOS é a sigla enviada em código morse em situações de emergência. Consiste de três pontos (a letra "S"), três traços (a letra "O") e novamente três pontos: ...---... (oralmente diz-se "di di di da da da di di di").
Não significa "Save Our Ship," "Save Our Souls," "Survivors On Ship," "Save Our Sailors" "Stop Other Signals" "Sink Or Swim" and "Send Out Sailors" como correntemente é dito e como muitos pensam, ainda, que foi usado pela primeira vez no náufragio do Titanic, mas porque a combinação dos três pontos seguidos de três traços seguidos de três pontos é facilmente reconhecível numa transmissão em código morse, mesmo com interferências.
2007-02-19 10:50:50
·
answer #1
·
answered by Mestrinho 4
·
2⤊
0⤋
A sigla SOS não significa, como muita gente pensa, "save our souls" (salvem nossas almas), nem "save our ship" (salvem nosso barco). Este sinal de perigo, estabelecido em julho de 1908 em uma convenção internacional de radiotelegrafia, não remete a nenhuma frase específica. A escolha das letras aconteceu por conta da facilidade de enviá-las e reconhecê-las em código Morse: SOS é representado por três pontos, seguido de três traços e novamente três pontos. Até então, no mar, os navios em perigo pediam por socorro usando as iniciais CQD.
2007-02-19 18:53:30
·
answer #2
·
answered by Aliel SAINDO DO YAHOO 4
·
2⤊
0⤋
resposta
resumo sobre S.O.S qual o verdadeiro significado=SOS é a sigla enviada em código morse em situações de emergência. Consiste de três pontos (a letra "S"), três traços (a letra "O") e novamente três pontos: ...---... (oralmente diz-se "di di di da da da di di di").
Não significa "Save our Souls" ou "Save our Ship" como correntemente é dito e como muitos pensam, ainda, que foi usado pela primeira vez no náufragio do Titanic, mas porque a combinação dos três pontos seguidos de três traços seguidos de três pontos é facilmente reconhecível numa transmissão em código morse, mesmo com interferências. História=Este sinal foi primeiramente adotado pelo governo da Alemanha nas regulamentações de rádio em 1 de Abril de 1905, e começou a ser um padrão mundial quando foi aceito na segunda International Radiotelegraphic Convention, firmada em 3 de Novembro de 1906 e tornando-se efetiva em 1 de Julho de 1908 (em substituição ao sinal CQD).
O primeiro navio a enviar um um SOS pelo rádio foi o Arapahoe em 1909. Ele estava perdido ao norte do continente americano.
O fim do sentido original do SOS se deu em janeiro de 1999 quando foi oficialmente aposentado o serviço de telegrafia Morse nas comunicações marítimas. A Autoridade de Segurança Marítima da Austrália foi a última organização internacional a deixar de reconhecer oficialmente o sistema. A Rádio Melbourne realizou a transmissão final em código Morse em seu Serviço Móvel Marítimo às 23:59 UTC do dia 31 de janeiro de 1999.
2007-02-20 07:54:28
·
answer #3
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Save Our Souls
2007-02-19 20:09:56
·
answer #4
·
answered by Aninha ☺♥ 5
·
0⤊
0⤋
Salve nossas almas
2007-02-19 19:07:49
·
answer #5
·
answered by §öÞH¡ë 5
·
0⤊
0⤋
o significado é único ou seja Salve nossas almas escrita em inglês Seve Our Souls, agora assim como a briga de quem inventou o avião, existe a briga de quem enviou primeiro, se através do código morse ou se num antigo naugrágio, o que não ficou definido (fonte: BARSA)
2007-02-19 18:59:38
·
answer #6
·
answered by Rubem S 2
·
0⤊
0⤋
Fiz essa pergunta a sete meses, para esclarecer a curiosidade do meu neto e recebi esta resposta do colega LEONARDO:
SOS - verdadeiro significado
A sigla SOS não significa, como muita gente pensa, "save our souls" (salvem nossas almas), nem "save our ship" (salvem nosso barco). Este sinal de perigo, estabelecido em julho de 1908 em uma convenção internacional de radiotelegrafia, não remete a nenhuma frase específica. A escolha das letras aconteceu por conta da facilidade de enviá-las e reconhecê-las em código Morse: SOS é representado por três pontos, seguido de três traços e novamente três pontos. Até então, no mar, os navios em perigo pediam por socorro usando as iniciais CQD (CQ era o sinal usado para chamar todas as estações, em geral; D era a letra acrescentada para indicar "distress", aproximadamente "situação de perigo"). No conhecido episódio do Titanic, por exemplo, o radiotelegrafista transmitiu várias vezes o "CQD", passando depois a intercalá-lo com o "SOS", que ainda não era muito difundido.
SOS foi escolhido por um comitê internacional, em 1908, por causa da facilidade de sua transmissão, que podia ser realizada mesmo por um operador sem treinamento - em código Morse, o "S" corresponde a três pontos, e o "O" corresponde a três traços. Durante a 2a. Guerra, algumas marinhas adotaram a modificação SSS sempre que se tratasse de ataque por submarino, a fim de avisar os navios de socorro do perigo oculto sob as águas.
Na verdade, o sinal de SOS, além de não representar as iniciais de palavras, como pessoas simples como eu pensavam, nem mesmo letras representa: para não ser confundido com nenhuma outra seqüência de caracteres, o sinal deve ser transmitido numa seqüência ininterrupta, sem os espaços que o código Morse intercala entre as letras. Usando a convenção do Morse falado ("di" para ponto e "da" para traço), o sinal é di-di-di-da-da-da-di-di-di, e não di-di-di ... da-da-da ... di-di-di. É uma pena; eu conhecia várias versões sobre a verdadeira frase oculta nas três iniciais, além de "save our souls": "save our ship" (salvem nosso navio); "stop all signals" (cessem todas as transmissões); "send out succor" (enviem socorro); agora, tudo fica reduzido a dis e das. Como disse Thomas Huxley, falando da Ciência: é trágico quando os feios fatos matam uma bonita teoria.
Abs
2007-02-19 18:59:07
·
answer #7
·
answered by Químico 7
·
0⤊
0⤋
Em Inglês: Salve nosso navio (Save our ship)
2007-02-19 18:56:29
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Quando o inventor do telégrafo, o americano Samuel Morse (1791-1872), idealizou um sistema de codificação de mensagens para o aparelho, em 1835, usou como base a combinação de pontos e traços que facilitassem sua memorização. O estilo dessa linguagem abreviada já estava, portanto, estabelecido. Mas somente 15 anos depois, quando uma comissão de países europeus fez algumas modificações no sistema, é que foi definido o chamado Código Morse Internacional. Entre as inovações, incluiu-se um sinal de pedido de socorro, fácil de ser lembrado em situações de emergência mesmo por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de telegrafia. Era uma simples combinação de duas letras, cada uma codificada por três sinais idênticos: três pontos (toques curtos) para o S e três traços (toques longos) para o O. Segundo esse critério, a escolha poderia ter sido igualmente OSO - no entanto, os traços são sinais elétricos mais longos, cuja transmissão exige mais energia, além de tornarem a mensagem mais demorada. Por isso, o código para chamar auxílio ficou sendo SOS, sem pontuação. Outras interpretações - como a expressão save our ship ("salvem o nosso navio", em inglês) - são apenas truques de memorização posteriores à adoção do código.
2007-02-19 18:54:07
·
answer #9
·
answered by Raphael M 6
·
0⤊
0⤋
Save our Souls. (Salve nossas almas)
2007-02-19 18:53:52
·
answer #10
·
answered by marcos p 3
·
0⤊
0⤋