Meu amigo você está equivocado! Um buraco negro NÃO tem massa infinita.
Buraco Negro é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a luz; daí vermos negro naquela região. Matéria (massa) é que "produz" campo gravitacional a sua volta. Um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades de matéria ou matéria em altíssimas densidades.
Velocidade de Escape
Se atirarmos uma pedra para cima ela "sobe" e depois "desce", certo?
Errado!
Se atirarmos um corpo qualquer para cima com uma velocidade "muito" grande, esse corpo "sobe" e se livra do campo gravitacional da Terra, não mais "retornando" ao nosso planeta.
A velocidade mínima para isso acontecer é chamada de velocidade de escape. A velocidade de escape na superfície da Terra é 40.320 Km/h. Na superfície da Lua, onde a gravidade é mais fraca, é 8.568 Km/h, e na superfície gasosa do gigantesco Júpiter é 214.200 Km/h.
A velocidade da luz é aproximadamente 1.080.000.000 Km/h. Um buraco negro é um corpo que produz um campo gravitacional forte o suficiente para ter velocidade de escape superior à velocidade da luz.
A massa do Sol (0,2 X 10³¹Kg) é 333 mil vezes a massa da Terra e seu diâmetro (1,4 milhões de quilômetros) é mais de 100 vezes o diâmetro da Terra. Ele se transformaria em um buraco negro caso se contraísse a um diâmetro menor que 6 Km.
Detecção
Uma vez que nada sai de um buraco negro, nada de um buraco negro chega até nós. Resta-nos então observá-lo indiretamente, através de sua ação sobre sua vizinhança. "Vemos" um buraco negro observando "coisas" que o rodeiam sob a ação do seu campo gravitacional ou então que "caem" em sua direção, também sob a ação desse mesmo campo gravitacional.
A velocidade com que a matéria, a uma determinada distância de um corpo, o orbita, é proporcional à gravidade desse corpo. Mesmo sem vermos o corpo central podemos saber qual a sua massa se virmos e medirmos a velocidade de nuvens de gás e poeira que o orbitam, por exemplo.
Uma outra situação: se sob a ação da gravidade do corpo central, matéria "cai" em direção a ele, esse material enquanto vai "caindo" vai se comprimindo; por se comprimir vai se esquentando, e quanto mais quente fica, mais irradia... Também nesse caso, se medimos essa radiação, obtemos informações sobre o corpo central.
Buracos Negros Super Massivos
Em 1994, astrônomos que trabalhavam com o Telescópio Espacial Hubble, não apenas obtiveram fortes indícios da presença de um buraco negro no centro de uma galáxia espiral, como também mediram a sua massa. Através de um efeito bem conhecido da física (Efeito Doppler) foi possível medir a velocidade de gás e poeira girando em torno do centro da galáxia M87.
Pelo desvio das linhas espectrais da radiação emitida por esse material, chegou-se à conclusão que ele gira em torno do núcleo de M87 com uma velocidade muito grande. Para manter esse material com uma velocidade tão grande é preciso uma massa central também muito grande. Uma quantidade tão grande de massa no volume interno à órbita do material que o circula só pode ser um buraco negro. A massa deste buraco negro foi estimada em 3 bilhões de massas solares.
2007-02-19 23:34:12
·
answer #1
·
answered by ЯОСА 7
·
0⤊
0⤋
Um famoso astrônomo comparou o universo a um imenso balão
no qual existiriam uma inimaginavel quantidade de pequenissimos "furos"(buracos negros). Os citados "furos"
sugariam a matéria, que emergindo do outro lado, daria origem
ou complementaria outro universo que por sua vez tambem teria
furos(buracos negros) que faria o mesmo e isso tudo numa se-
qüencia infinita. Se isso é verdadeiro, já da pra ver que é bem
mais proveitoso a humanidade se recolher á sua insiguinificân-
cia e cuidar melhor de sua terrinha que está em agonia.
2007-02-19 13:44:50
·
answer #2
·
answered by set li 07 2
·
0⤊
0⤋
Bom tem dezenas de objetos celestes, inclusive um enorme no centro da nossa galáxia, a via lactea que têm todas as características previstas de um buraco negro. São escuros, inluenciam gravitacionalmente estrelas próximas, emitem raios X, etc.
Com as observações astronômicas recentes, a certeza agora é tanta, que já não se duvida que são realmente buracos negros.
2007-02-19 13:23:14
·
answer #3
·
answered by ha_ver_o_sol_poente 4
·
0⤊
0⤋
Olá quando eu estava estudando a revista britânica, Nature pude descobrir que um buraco negro é uma região no espaço que contém tanta massa concentrada que nenhum objeto consegue escapar de sua atração, que se dá na perda do equilibrio do núcleo das estrelas.
Desta forma, uma grande compressão gravitacional é gerada, constituindo o fator responsável pelo esmagamento da matéria destes corpos celestes. Um grande desafio para a ciência reside no fato do total "desaparecimento" da matéria atraída pelos buracos negros. Tais corpos celestes possuem a maior atração gravitacional entre todos os corpos celestes encontrados no Universo.
A atração gravitacional dos buracos negros é de tal magnitude que até os feixes luminosos incididos nas suas proximidades são obrigados à propagação curvilínea. Portanto, sabendo-se que os raios luminosos propagam-se em linha reta, os buracos negros são responsáveis pela "quebra" de uma das leis da Física que regem nosso Universo.
Recentemente o Telescópio Espacial Hubble, tirou uma imagem que possivelmente segundo os cientistas possa ser um buraco negro.
2007-02-19 10:24:41
·
answer #4
·
answered by superman 4
·
0⤊
0⤋
Considerando que quase 100% do volume de um átomo é espaço vazio, concentrando as partículas atomicas à distâncias muito próximas umas das outras, podemos claramente conceber massas muito grandes (acima do que nossa imaginação possa conceber) em volumes muito pequenos.
Como dica, verifique a massa de um próton, o volume do átomo e encha-o de prótons e calcule a massa resultante por regra de três.
2007-02-19 10:10:49
·
answer #5
·
answered by jairsantana 2
·
0⤊
0⤋