English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Será que VALE A PENA O RISCO?
E se a experiëncia FUGIR AO CONTROLE DOS CIENTISTAS?

2007-02-19 06:28:10 · 5 respostas · perguntado por heitor_goulart 1 em Ciências e Matemática Física

5 respostas

Olá meu caro, tudo bem. O objetivo de estudo do buraco negro é aprender mais sobre a origem do universo. Os cientistas acreditam que o buraco negro, devido as suas características, pode representar a condição primordial ou o íniciu de tudo, ou seja: estado do universo pré- big- bang.
Partindo dessa hipótese, acredita-se que descobrindo as condições de desenvolvimento de buraco negro pode-se chegar a uma teoria bastante precisa sobre a criação do universo. Não sei se vale a pena tal projeto além de ser bastante improvável mesmo o homem dispondo de excelentes tecnologias. Acredito que se,tal idéia, se tornar um dia executável haverá uma provável desordem em nossa ordem natural como propõem a teoria do caos.

2007-02-19 12:15:09 · answer #1 · answered by bill 1 · 1 0

Sim, vão criar um buraco negro nanoscópico, provavelmente menor do que um átomo e muito menor ainda que o buraco negro que há em brasília, e que existe há muito mais tempo e ninguém se preocupou em fechá-lo até hoje!
É preciso criar um para testar as hipóteses que os físicos teóricos apresentam, para poder entender as leis do Universo.
E apesar de não ter aplicações práticas num primeiro momento, no futuro, ninguém sabe quantas aplicações práticas esse tipo de conhecimento nos dará. E muita coisa em ciêcia demora para dar frutos. Por ex, A supercondutividade foi descoberta em 1911, mas só nos anos 60 do séc passado é que tiveram as primeiras aplicações práticas. Hoje em dia, todo tomógrafo (aparelho que faz imagens do corpo humano em 3 dimensões com muita precisão) tem uma bobina de fio supercondutor, senão não funcionaria. Todos os chips de satélites, computador, celulares, carros etc só funcionam por causa da física quântica (uma das ferramentas da física, para entender o mundo sub-atômico) que foi criada há uns 100 anos atrás e desenvolvida nos 30 anos seguintes, mas que só levou aos chips uns 40 anos depois.

O maior risco que uma experiência dessas apresenta é de não dar certo, não funcionar. Porque não se vai (é impossível!) criar um buraco negro do tamanho do sol, como osque existem Universo afora. Além disso, para manter o "buraco aberto" é preciso fornecer energia, então, se desligarem a tomada...

Fique tranquilo, pois existem coisas muito mais perigosas fora dos laboratórios dos físicos. Por exemplo, os testes imbecis de bombas atômicas, que ninguém pode garantir que possam acelerar a formação de terremotos (com formação de Tsunamis) por exemplo e que são feitos por militares. O uso de drogas, que financia o crime organizado, o tráfico de armas, as guerras civis etc

2007-02-20 17:17:00 · answer #2 · answered by Ricardo Souza, São Paulo, Brazil 2 · 1 0

É que cientista é muito carente de sexo. Sabes como é, ficam estudando, passam noites e noites no laboratório, não tem tempo de namorar...E eles gostam da coisa bem apertadinha. Daí o buraco ser pequenininho.
Brincadeira. Nesse tipo de projeto inclui-se o controle de riscos.
Além disso, se der errado, não vai sobrar ninguém para reclamar.

2007-02-20 14:20:13 · answer #3 · answered by chefeclin 7 · 1 0

Existe um filme que retrata exatamente isso.

Criar algo que se alimenta de tudo o que se aproxima de seu campo é na melhor das hipóteses suicídio.

2007-02-19 15:21:38 · answer #4 · answered by carlos 4 · 1 0

Se nenhum cientista tivesse a perseverança quase doentia de chegar ao objetivo, com certeza nós ainda não saberíamos que a terra é redonda e que existe gelo em marte

2007-02-26 03:52:18 · answer #5 · answered by Joe Cole 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers