Olá Janes! Olha, em primeiro lugar não é apenas o gaúcho que toma chimarrão e usa estas vestes. Na realidade em todo o cone sul estes hábitos são difundidos, como por exemplo no Uruguai, na Argentina, no Chile e no Paraguai. Em SC e no sul do PR há forte predominância destes hábitos também, em especial na região serrana. Tudo isso vem justamente da serra, onde o clima é bastante ameno e torna-se necessária uma proteção contra o frio. Esta proteção são as roupas, e o chimarrão para esquentar. E estás um pouco enganada, pois na Europa também há povos que tomam o chimarrão sim (todavia com algumas diferenças no consumo), e foram justamente os colonos que trouxeram este hábito. Já as vestes, estas me parecem uma adaptação local ao frio. Estás convidada a conhecer a serra do sul do país, e conversar com nosso povo, que em minha opinião possui uma das culturas mais interessantes do Brasil.
2007-02-19 06:37:13
·
answer #1
·
answered by Seven Eleven 3
·
2⤊
1⤋
O chimarrão foi incorporado a cultura gaúcha dos hábitos dos índios que habitavam os pampas. O churrasco tem como raiz a cultura dos espanhóis radicados no pampa, também porque quando os portugueses no sul chegaram existiam milhões de cabeças de gado selvagem. A bombacha é fruto da guerra do Paraguai, quando as tropas do sul receberam "calções turcos" uma vez que os ingleses (que foram os mentores e alimentadores desta guerra) não dispunham mais de uniformes padrão, e possuíam lotes destes calções turcos.
Finda a guerra os gaúchos incorporaram este tipo de vestimenta ao seu dia-a-dia porque era muito confortável e facilitava a montaria.
2007-02-19 06:40:35
·
answer #2
·
answered by carlos 4
·
3⤊
0⤋
Respondendo sua pergunta, o chimarrão se tornou um habito porque os primeiros habitantes chegados da Europa, precisavam de algo para se aquecer e entao esquentavam agua e por sua vez tomavam em porongos ( frutos de uma arvore tipica do sul).O churrasco é por causa que na epoca eram o unico alimento que tinham e entao a carne era usada como charque para nao estragar, e outra parte era assada em paus feitos de espetos para alimentar todo o povo.
As roupas naquele momento eram improvisadas porque era muito frio e acabou virando habito.
2007-02-19 06:34:01
·
answer #3
·
answered by AlineGraziela L 2
·
3⤊
0⤋
Além da influência européia, há também a influência dos países vizinhos (Argentina e Uruguai). Chimarrão, churrasco e a vestimenta vêm deles
2007-02-20 00:19:52
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Estes hábitos são adaptações de costumes locais aos europeus que vieram com os colonizadores, ou ainda a adaptação destes últimos ás novas situações encontradas no Novo Mundo:
Chimarrão: A tradição do chimarrão é antiga e remete a tradição à história da colonização espanhola. Soldados espanhóis, que aportaram em Cuba e foram ao México ‘capturar’ os conhecimentos das civilizações Maia e Azteca, em 1536 chegaram à foz do Rio Paraguay. Impressionados com a fertilidade da terra às margens do rio, fundaram a primeira cidade da América Latina: Assunción del Paraguay.
Acostumados a grandes ‘borracheras’ - porres memoráveis que muitas vezes duravam a noite toda - os desbravadores, nômades por natureza, sofriam com a ressaca. Aos poucos, foram tomando o estranho chá de ervas utilizado pelos índios Guarany e notavam que no dia seguinte ficavam melhores. Realmente, o mate amargo é um bom ativante do fígado, auxiliando a curar o mal-estar causado pela bebida.
O porongo (cuia, ou "matí" em quechua, de onde vem mate) e a bomba do chimarrão eram retirados de floresta de taquaras, às margens do rio Paraguay. Por causa da tradição, os paraguaios tomam a bebida fria e em qualquer tipo de cuia. É o chamado tererê, que pode ser ingerido com gelo e limão ou com suco de laranja e limonada no lugar da água.
No Brasil, a erva é socada; na Argentina e no Uruguai, triturada. Nos países do Prata, ela é mais forte e amarga, sendo recomendada para quem sofre de problemas no fígado.
Bombacha: A bombacha surgiu com os turcos e veio para o Brasil usada pelos pobres na Guerra do Paraguai. Até o começo do século, usar bombachas em um baile, seria um desrespeito. O gaúcho viajava à cavalo, trajando bombachas e trazia as calças "cola fina", dobradas em baixo dos pelegos, para frisar.
As bombachas são largas na Fronteira, estreitas na Serra e médias no Planalto, abotoadas no tornozelo, e quase sempre com favos de mel. A correta bombacha é a de cós largo, sem alças para a cinta e com dois bolsos grandes nas laterais, de cores claras para ocasiões festivas, sóbrias e escuras para viagens ou trabalho.
À cintura o fronteirista usa faixa; o serrano e planaltense dispensam a mesma e a guaiaca da Fronteira é diferente da serrana, por esta ser geralmente peluda e com coldre inteiriço.A camisa é de um pano só, no máximo de pano riscado. Em ambiente de maior respeito usa-se o colete, a blusa campeira ou o casaco.O lenço do pescoço é atado por um nó de oito maneiras diferentes e as cores branco e vermelho são as mais tradicionais.
Veja mais sobre trajes na fonte abaixo abaixo.
Churrasco: O churrasco nada mais é do que carne assada na brasa. Embora com algumas variantes este termo é usado com esta acepção em países de fala espanhola e portuguesa, do Brasil a Moçambique. Por suas características históricas, o Rio Grande do Sul [tradicionalmente local de grande rebanhos de gado e ovinos] é o Estado que mais se caracteriza e mantém viva a cultura do churrasco.
2007-02-19 11:29:21
·
answer #5
·
answered by DéAlves 3
·
2⤊
0⤋
Jane,
Você se esquece que temos fronteira com os Argentinos e Uruguaios e o chimarrão, o churrasco e as roupas em bombachas é um habito deles.
Todos estes habitos são também dos nossos visinhos.
Estes habitos nào tem nada a ver com os Europeus!!
O chimarrão ou mate é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas quíchua, aymará e guarani. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado não apenas no sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e principalmente Rio Grande do Sul), mas também em Mato Grosso do Sul (Pantanal), parte da Bolívia e em todo o Paraguai, Uruguai e a Argentina.
Sou filha de Gaucho da fronteira do Brasil com o Uruguai, cresci até os 10 anos em Santana do Livramento, todos os meus parentes por parte de pai são de lá.
♫ ♫ Um abraço! ♫ ♫
2007-02-19 10:49:24
·
answer #6
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
2⤊
0⤋
Bombacha tem origem turca e foi introduzida na América pelos comerciantes ingleses, de presença marcante no pampa platino.
O chimarrão é um hábitos que era comum entre os índios notadamente os xetás, ingerir folhas de erva-mate como alimento.
2007-02-19 06:50:52
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
O mate chimarrão é uma erva nativa da região dos pampas, similar ao Tererê do Brasil central;
O lenço na cabeça é um hábito comum entre os que trabalham no campo, substitui o chapéu evitando o suor nos olhos;
O churrasco é universal, pré histórico, sendo que o dos gaúchos só diferencia pela forma de temperar apenas com sal grosso e de ser feito basicamente da costela do boi;
A calça larga, que os gaúchos chamam de bombacha, foi trazida da Europa, pelos espanhóis quando da ocupação da Argentina, popularizada no Brasil um pouco antes da guerra dos farrapos. A bombacha é uma calça que facilita montar e possibilita o uso de ceroulas para proteção do frio.
.
2007-02-20 00:47:35
·
answer #8
·
answered by Terapeuta 6
·
1⤊
0⤋
O RIO GRANDE DO SUL E FRONTEIRA COM PARAGUAI URUGUAI E ARGENTINA.
ALÉM DA INFLUÊNCIA DOS EUROPEUS ,TAMBÉM FOI INFLUENCIADO POR ESTES POVOS E PELOS ÍNDIOS DA REGIÃO.
CHIMARRÃO,CHURRASCO E ROUPA DE GAÚCHO FORAM UMA EXIGÊNCIA DA VIDA E DAS LIDAS DO CAMPO PARA FACILITAR O DIA A DIA DO HOMEM NAS FAZENDAS DA REGIÃO.
ESTES HÁBITOS ACABARAM SENDO INCORPORADOS PELA POPULAÇÃO DA REGIÃO SUL E ,MAIS TARDE,POR TODA A POPULAÇÃO.
2007-02-19 06:56:05
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Vem mais dos Espanhois que colonizaram Uruguai, argentina e Paraguay, e também dos índios daquela região que eram bem avançados em cultura. Mas existe muitas características Europeias.
2007-02-19 06:30:21
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋