MANÍACOS E PSICOPATAS
Maníacos todos são, em senso vulgar, basta lembrar da canção: "todos têm suas manias/a minha é gostar de você". Em sentido psiquiátrico, maníacos estão (e não são permanentemente) pessoas em fase de mania, quando sujeitas, por exemplo, a exaltação de humor, pensamento acelerado, exacerbada ansiedade e euforia, em meio a hiperatividade mental e física, eventualmente sujeitas inclusive a delírios, alucinações ou outros sintomas característicos.
Quando a mídia batizou de "maníaco do Parque" um psicopata responsável por inúmeros crimes hediondos, mais uma vez contribuiu para a confusão lingüística que fomenta desinformação e reforça preconceitos que atingem milhões de portadores das mais diversas doenças mentais de natureza não agressiva e anti-social.
Trata-se do mesmo tipo de desinformação que Hitchcock promoveu ao intitular uma de suas obras primas de Psicose, quando o nome correto para o filme seria Psicopatia. Hoje, contribuem para a proliferação de preconceitos todos os filmes de ****** killers que "diagnosticam" os personagens, assassinos-psicopatas, como sendo esquizofrênicos ou psicóticos.
Isto não quer dizer que esquizofrênicos ou psicóticos não possam cometer crimes. Inúmeros estudos, entretanto, demonstram que os índices de criminalidade entre os portadores de doenças mentais não é maior do que entre a população em geral. Isto significa que esquizofrênicos, psicóticos ou maníacos não cometem mais crimes do que as pessoas mentalmente sãs.
É imprecisa e infeliz, portanto, a utilização da alcunha de "maníaco" para o "psicopata do Parque", eis que se presta à propagação de preconceitos. Erros lingüisticos divulgados com tal amplitude pervertem o significado dos vocábulos ao mesmo tempo que disseminam a confusão conceitual.
Os que cometem tal natureza de crimes - em série e hediondos -, se doentes, são psicopatas e não maníacos. A psicopatia, basta consultar o Aurélio para cientificar-se, constitui-se num "estado mental patológico, caracterizado sobretudo por desvios caracteriológicos, que acarretam comportamentos anti-sociais". A essência desses desvios de caráter dá-se por conta da não assimilação afetiva das normas morais de convivência social, resultando na incapacidade de o indivíduo sentir-se culpado por sua conduta anti-social. O psicopata tem plena condição de entender racionalmente as proibições legais. O que lhe falta é a apreensão do significado afetivo e emocional das trangressões que comete. O que o atrai é a realização obsessiva de suas fantasias macabras, mas o que o mantém em ação é a impunidade e a sensação de poder que lhe confere a convicção de estar acima dos outros homens, da lei e da moral.
Definição apresentada no artigo A Psicopatia da Imprensa. Alguns psicopatas começaram torturando e matando animais, não atacam nec essáriamente pessoas que não gostam, podem escolher vítimas a esmo, devido a características físicas ou fetiches, O assassio das noivas, por ter sido abandonado no altar, escolhia suas vítimas por anúncios nos jornais de venda de vestidos. O principal aspecto preocupante nos psicopatas é a falta de empatia, de se colocar no lugar do outro, preocupam-se com reduções de pena, em não serem pegos, mas não sentem remorso por seus crimes. Há mais registros de casos de psicopatia entre homens, cá entre nós, as psicopatas mulheres devem ser mais inteligentes em ocultar os crimes. A busca de sensãções cada vez mais forte e a necessidade de transgressão estariam presentes em diferentes níveis nos psicopatas. A estes fatores podem ser acrescentados a versatilidade criminal, comportamento sexual promíscuo, curtos e sucessivos relacionamentos ou não. O mentir patológico, encanto superficial, boa lábia, sentimento grandioso de si mesmo. Os psicopatas podem ser classificados em quatro tipos segundo Kraepelin: 1) excitáveis; 2) mitômatos (mentirosos compulsivos); 3) intuitivos; 4) fantásticos e instáveis.São loquazes, lábia, frieza afetiva, egocêntrico, sem remorsos, utiliza da mentira e manipulãção e pode manipular o conhecimento do Sistema Judiciário, para abrandar penas, adaptando seus crimes. Espero ter te ajudado a esclarecer esta dúvida.
2007-02-19 06:38:28
·
answer #1
·
answered by doidinha da silva mãe teve alta 7
·
2⤊
0⤋
Segundo a teoria pela qual uma pessoa psicopata é uma pessoa perversa, supõe-se que nesta classe de doença, o doente é um sujeito que se mantém a par da realidade, mas que carece de Superego. Isto faz com que a pessoa psicopata possa cometer actos criminosos sem sentir culpa.
A noção cada vez mais reforçada de que as personalidades psicopatas são psicóticas, enquadra-as dentro das personalidades borderline. Não obstante, as pessoas psicopatas têm condutas criminais sem nenhum sentimento de culpa, mantendo plena consciência dos seus crimes ou das suas intenções criminais.
2007-02-19 06:04:58
·
answer #2
·
answered by Mestrinho 4
·
3⤊
0⤋
Nao é verdade q psicopata é bondoso com animais, eles sao o maior pavor deles!
2007-02-19 08:37:17
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
o psicopata com quem eu vivo tambem nao gosta de animais
alem de mim ele tambem nao gosta de animais
2007-02-19 06:14:19
·
answer #4
·
answered by ladysorrow 7
·
2⤊
0⤋
Psicopata é aquele indivíduo que não tem sentimento por nada e nem por ninguém, exceto por ele. São pessoas com a inteligência acima da média e só usam em benefício próprio. Não necessariamente um psicopata se transforma em um homicida, mas se isso acontecer, ele matará sem nenhum remoço e é irrecuperável. Nada do que vc ofereça a ele: trabalho, alimento, carinho ou afeto o fará pensar nos outros. Pesquisas feitas por médicos usando ressonância magnética mostraram que os psicopatas assistem a uma cena brutal da mesma maneira que assistem alguém tomando um cafezinho. Não são bons com animais, isso é mito. Só são bons com eles.
São fáceis de chegarem ao poder, porque enganam os outros com muita simplicidade e ocupam cargos importantes com mais rapidez do que um funcionário comum.
No final das contas há mais psicopatas no nosso meio do que podemos imaginar (de acordo com uma reportagem da revista superinteressante).
abraço
OBS: o psicopata tem consciência plena de todos os seus atos, só não se importa com as leis.
2007-02-19 06:08:13
·
answer #5
·
answered by Felicidade 6
·
2⤊
0⤋
ao meu ver, são fingidos, se fazem de bonzinhos apenas com a intenção de dar o bote, muitos não têm consciência disso, e acreditam piamente serem dadivosos, se julgam guerreiros , não sentem culpa nenhuma de suas maldades, mentem com frieza, não possuem qualquer sentimento, pois trazem grandes magoas que bloqueiam como uma parede seussentimentos , possuem sempre idéias fixas que geralmente nunca são saciadas, são capazes de matar por coisas banais
bjão baby
2007-02-19 07:14:39
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Amiga, aqui tá cheio disso...
2007-02-19 06:16:40
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋