English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em minha pesquisa notei que os conflitos naquela zona geográfica da terra datam os primórdios da terra, antes mesmo da existência da bíblia!

2007-02-19 05:32:07 · 8 respostas · perguntado por Noorma 1 em Governo e Política Política

8 respostas

Aquela região sempre foi um barril de pólvora. Briga-se por nada.

2007-02-19 05:36:54 · answer #1 · answered by STAN 7 · 0 1

Antigamente os conflitos eram por causa de religião e conquista de terras. Atualmente: religião, território, petróleo e interferências políticas externas.

2007-02-19 11:54:12 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Pegue um mapa hidrográfico e você verá que o motivo principal é a água. Eles estão em constante luta pelo controle de territórios ricos em água desde os primórdios, afinal, aquela região é o chamado "Crescente fértil" e onde surgiram as primeiras aldeias de humanos sedentários, . Sejam Palestinos ou Judeus (lutam pelo controle das montanhas que possuem nascente), Iranianos ou Iraquianos (lutaram pelo controle das montanhas do norte de seus territórios), Paquistaneses e Indianos (lutam pelo controle da Caxemira, no alto do Himalaia e onde escorre água de desgelo).
As guerras ali sempre existiram, existem e existirão. Os povos não se toleram porque cada um deles tem uma história que os coloca como legítimos "senhores" de determinadas áreas, mas sempre convergem para a água. Sem o petróleo se vive, aliás, muito melhor, mas sem água não.

2007-02-20 03:52:30 · answer #3 · answered by Bicho 3 · 0 1

Aquela região sempre foi muito agitada, pois ali se encontra o ápice de conflitos entre 3 religiões ( cristãos, judeus e muçulmanos), além de conflitos étnicos entre as várias etnias árabes e tb a eterna questão árabes X judeus.
Todos clamam as terras como suas, sagradas, e por isso não estão dispostos a ceder nem um milímetro.
E pra colocar mais lenha nessa fogueira, no último século ainda descobriram lá as maiores reservas de petróleo, o q tornou a região um elemento chave para o progresso do planeta.

Pra ter uma idéia de o quanto vai longe essa briga, basta lembrar q as cruzadas ( 1095-1291 ) tinham como objetivo " libertar " jerusalém dos muçulmanos.

2007-02-19 17:58:49 · answer #4 · answered by Renan 2 · 0 1

O que nos diferencia dos outros animais, na minha opinião é a ganância. Sendo assim, desde que o homem quis algo que não precisava, lutou para conseguir. A região em questão sempre teve conflitos devido aos diferentes tipos de povos que nela coexistem e o que eles queriam, no caso a supremacia do território.
Seria mais fácil pensar em lugares que não estão em conflito. Consegue pensar em algum em que haja duas etnias completamente diferentes e em paz? Isso simplesmente não existe. Regiões como essa só podem pacificar-se caso haja a mistura entre tais raças. Enquanto elas permanecerem distintas, como árabes e judeus, sempre haverá algum tipo de conflito.
E no caso de guerra antes da bíblia, naquele tempo não havia diplomacia, então fazia-se guerra.
E a zona também, é uma ligação territorial entre 3 continentes, podendo ser considerada estrategica para qualquer povo com intenções de conquista.

2007-02-19 12:55:13 · answer #5 · answered by mathikan 2 · 0 1

O instinto humano evoluido para os dias de hoje onde se tem por tadição as batalhas e conquistas, glórias e derrotas.
O grau de evolução intelectual não penetrou nesses países que adotam a tirania e barbárie como forma de governo, tirando do povo sua força para conquistar seus ideais de poder e usam ainda o fundamentalismo, políco, ideológico ou religioso além de outros para mudar o conquistar o que desejam, ou atender maipulações externas na busca de interesses obscuros e até mesmo declarados como em Kosovo.
Em certos casos só mesmo por meio da força como acontece na luta por independência em países africanos, ou defender suas terras como o Libano, Palestina e Israel.
Ou fatos como a invasão do Kwait gerando a guerra do golfo, e no episódio anterior Irã e Iraque, testando armas americanas inglesas, argentinas, russas, belgas e brasileiras.
Essas gurras ainda podem ser promovidas por outrem que alimentando discórdia esperam o momento de enfraquecimento e atacar desavisadamente o até então amigo o que chamamos de zubatovismo.

2007-02-19 08:41:49 · answer #6 · answered by Cláudio Sisto 1 · 0 1

Resumindo: Pelo poder. Pelo petróleo. Por tudo menos por amor a DEUS. Quem fraquejar primeiro é dominado pelo outro.
E morram inocentes!

2007-02-19 07:47:02 · answer #7 · answered by virgentina55 6 · 0 1

Ao contrário que alguns pensam, não é culpa do Bush!
Na verdade, nunca houve Nações naquelas paragens. O predomínio absoluto é de tribos, inimigas umas das outras. Somente na primeira grande guerra, pela primeira vez, um inglês, Sir Lawrence, conseguiu fazê-los batalhar juntos, contra o domínio dos turcos. Finda a Guerra, montaram-se países, artificiais, como é o caso do Iraque, mas na verdade, constituído por facções inimigas, como curdos, xiitas e sunitas. Não acredito em paz tão cedo naquilo lá. O exemplo ocorre com palestinos, que no momento não estão em guerra com Israel, mas entre sí, para ver qual grupo tem controle geral. Se não existissem intervenções, como pregam alguns aqui no site, a situação seria ainda mais caótica.

2007-02-19 06:51:25 · answer #8 · answered by Gilberto C 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers