Oi Pé****, ai vão algumas informações sobre o Mar Morto, espero que goste:
O Mar Morto é um grande lago represado entre colinas na parte mais baixa do vale do Rio Jordão, na tensa fronteira entre Israel e a Jordânia, no Oriente Médio. Biologicamente suas águas são estéreis, nada cresce, sobrevive, nem sequer germina no piscinão salgado feito uma salmoura e de onde exala um permanente fedor de ovo podre, fruto da altíssima concentração de enxofre, potássio, bromo, fosfato, magnésio e sódio, entre outros minerais. Devido ao grande acúmulo de elementos o mar morreu. Porém, nada tem há ver com a interferência do Homem e sim um acontecimento da natureza.
O Mar Morto possui 80 quilômetros de comprimento por 18 na largura - três vezes menor do que, por exemplo, a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Entretanto, o Mar Morto vem diminuindo de tamanho, a tal ponto que já se dividiu a parte norte da parte sul, feito um aterro proposital, formando um estreito canal entre as duas partes.
Mar Morto é como uma caldeira em permanente ebulição. Sua água é quente e grossa. Seu ar, seco e pesado. E nas suas margens raramente venta, pois está entre montanhas e 396 metros abaixo do nível do mar.
É constante a evaporação do Mar Morto, isto o deixa mais seco e mais salgado, pois só o que diminui é a quantidade de água e não a de sais minerais. Com isso a água fica cada vez mais densa. Quando chove, as águas descem os morros, lavando o solo e depositando outra leva de partículas no lago. Ali estas irão se juntar à lama espessa, escura e pegajosa do fundo e depois de um tempo, se cristalizarão na forma de grandes torres alvas de sal, tão sólidas, brancas e salgadas quanto um saleiro.
A lama do fundo do Mar Morto é a mesma que foi utilizada pelos egípcios para embalsamar os seus mortos e que faz a festa da indústria de cosméticos. A combinação do sal e alguns óleos essenciais torna este banho imensamente relaxante, prazeroso e com inúmeras qualidades terapêuticas. Indicações: artrite, reumatismo e dores musculares. Todos os tipos de pele. Celulite e flacidez, pessoas idosas e enfraquecidas, TPM, menopausa e enxaquecas. E combate ao estresse. Efeitos: relaxa e alivia estresse e dores musculares; oxigena, tonifica, regenera, nutre e amacia a pele; fortalecimento dos tecidos; estimula a atividade das células e a circulação; elimina toxinas.
No Mar Morto seu corpo não seria capaz de afundar, devido ao alto índice de cloreto de magnésio, cloreto de sódio e cloreto de cálcio. O sal existente no Mar Morto não se dissolve na água, conseqüentemente, não há nenhum organismo vivo.
O Mar Morto é um grande conjunto de atividades turísticas, como: flutuar sobre as águas; mergulhar nas piscinas sulfurosas; esfreguar em seu corpo as lamas pretas naturais; visitar os oásis, quedas d'água, cavernas e os locais históricos da região; subir de teleférico para Massada, onde se localizava o palácio de Herodes - este local tornou-se o símbolo do heroísmo judaico na revolta contra os romanos; visitar a Reserva Natural de Ein Guedi, com seus exemplares únicos da flora e da fauna da região; passar um dia de aventuras no deserto da Judéia, escalando os escarpados penhascos; não deixar de visitar Qumeran, a colônia essênia, em cujas cavernas estiveram ocultos, durante 2000 anos os Manuscritos do Mar Morto.
O Mar Morto fica na fronteira entre Israel e Jordânia. Ele tem esse nome porque é salgado demais para permitir a vida de peixes e plantas. E está desaparecendo. Seu ritmo de "morte" é relativamente rápido: seu nível fica 80 cm mais baixo a cada ano. No começo do século 20, sua área era de 950 km2; em 1997 era de 640 km2.
O mar Morto está secando rapidamente desde o começo dos anos 60 por dois motivos: o uso da água da bacia para irrigação e a evaporação acentuada por conta da indústria de potassa [hidróxido de potássio]".
O atual projeto foi batizado de "Canal da Paz" - embora não seja um canal (mais propriamente um aqueduto) e a paz ainda seja mercadoria rara na região.
A idéia em estudo é levar água do mar Vermelho ao mar Morto, salvando o lago salgado e provendo água para a agricultura e povoações pelo caminho.
O "canal" teria cerca de 80 km de comprimento. Com a constante redução do nível do mar, o canal se torna cada dia mais importante, para compensar a água perdida pela evaporação e pela manutenção de tradicionais áreas turísticas da região.
O mar Morto é popular entre turistas. Sua altíssima salinidade faz com que qualquer um consiga boiar sem esforço em suas águas. Segundo Beyth, a construção do aqueduto levaria dez anos e custaria cerca de US$ 6 bilhões. Só o estudo de viabilidade deve custar uns US$ 30 milhões, pagos provavelmente pelo Banco Mundial.
Vários estudos foram feitos ao longo dos anos. Outros projetos recentes, agora descartados, previam canais ligando o mar Morto ao Mediterrâneo. A ligação mar Vermelho-mar Morto foi considerada a melhor opção.
Além de servir para recompor o nível de água, o aqueduto e suas obras paralelas trariam a dessalinização e produção de 800 milhões de metros cúbicos de água potável por ano.
Ainda há desafios científicos pelo caminho. Resgatar o mar Morto não significa só ligar uma mangueira de água do mar para enchê-lo. É preciso saber exatamente qual tipo de água levar até ele.
Mas o projeto despertou a atenção da comunidade científica da região. E, se bem-sucedido, daria um excelente exemplo de convivência e cooperação para uma das regiões politicamente mais instáveis do planeta.
Pé****, visite os sites que eu indiquei, são muito bons e tem bastante informação sobre o Mar Morto. Espero ter ajudado com algumas informações. Um abraço e até mais.
2007-02-19 01:53:58
·
answer #1
·
answered by ®Ø‮TØ ©@®£Ø$ 3
·
3⤊
0⤋
resposta
resumo sobre Gostaria de uma explicação cientÃfica sobre o Mar Morto. Há algum tipo de vida nele?Qual=O Mar Morto (hebreu ×× ×××× - Sound Yam ha-Melah?, árabe اÙبØر اÙÙ
Ùت, Sound Al Bahr al Mayyit?) é um lago de água salgada do Oriente Médio. Com uma superfÃcie de aproximadamente 1050 quilómetros quadrados, correspondente a um comprimento máximo de 80 quilómetros e a uma largura de máxima de 18 quilómetros, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia. Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfÃcie, em grande parte por causa da exploração excessiva de seu afluente, única fonte de água doce da região, para além da natural evaporação das suas águas. Contudo, os especialistas, são de opinião que, dentro de alguns anos, esta perda tenderá a estabilizar, ao mesmo tempo que procedem a estudos que levem à sua conservação e preservação, pelo que o desaparecimento do Mar Morto não se coloca, segundo estes, nem hoje nem no futuro. Para já, a contÃnua perda das suas águas (que, como já se referiu, tem as suas causas, próximas, na cada vez maior captação das águas do Rio Jordão, por parta das autoridades de Israel e da Jordânia, vai continuar a levar a uma redução da sua área e um afundamento, relativamente ao nÃvel médio das águas do Mar Mediterrâneo. No ano de 2004, este nÃvel estava acerca de 417 metros abaixo do nÃvel médio do Mar Mediterrâneo, o que faz com que seja a maior depressão do mundo, e a tendência é para aumentar este desnÃvel durante o século XXI.
O Mar Morto tem esse nome devido ao fato de a quantidade de sal que contém ser seis vezes superior à dos restantes oceanos, o que torna impossÃvel qualquer forma de vida – flora ou fauna - nas suas águas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só se encontram nesta região do mundo. Em termos de concentração e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos, em que o valor de gramas de sal, por cem mililitros de água, não passa de três gramas, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 gramas de sal por 100 mililitros de água, ou seja, dez vezes superior.
A designação de Mar Morto só passou a ser utilizada a partir do século II, depois de Cristo. Ao longo dos séculos anteriores, outros e vários foram os nomes com que era conhecido e disso nos dá conta, entre outras fontes, a BÃblia Sagrada, concretamente alguns dos Livros do Antigo Testamento. Assim, nos Livros Génesis 14,3 e Josué 3,16 aparece com o nome de mar Salgado. Com o nome de mar de Arabá aparece em Deuteronómio 3,17 e em II Reis 14,25. Já em Joel 2,20 e Zacarias 14,8 surge como mar Oriental. Fora da BÃblia Sagrada, Flávio Josefo chamou-lhe lago de Asfalto e o Talmude designou-o por mar de Sodoma, mar de Lot entre outros nomes que ele recebeu.
2007-02-19 11:48:06
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
2⤊
0⤋
Seu professor pode estar certo..
O mar morto tem este nome pois não há animais visíveis nele e deve ter muito pouca ou nenhuma vida. Não sei dizer qual a análise microbiológica de lá!
Mas conhecemos vários lugares muito inóspitos que tem bacterias e fungos e até algumas algas e plancton!
Os lagos de soda na África e as fontes termais de Yelowstone são locais de condições extremas com muita vida microscópica!
Parabéns pela boa pergunta! Coisa rara aqui!
2007-02-19 11:06:10
·
answer #3
·
answered by Nabosantos 7
·
1⤊
0⤋
O Mar Morto é um lago de água salgada do Oriente Médio, alimentado pelo Rio Jordão. Tem esse nome devido ao fato de a quantidade de sal que contém ser seis vezes superior à dos demais oceanos, o que torna difícil qualquer forma de vida nas suas águas; entretanto existem bactérias que habitam tais ambientes em condições extremas: halófitas. Estas vivem em ambientes de extrema salinidade como o Mar Morto. Foram as primeiras bactérias que surgiram na Terra, pois os oceanos, no início, reuniam as mesmas condições que são encontradas no Mar Morto atualmente ( concentração de sal 10 vezes maior que a atual).
A água do Mar morto é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só se encontram nesta região do mundo
Perola, muito interessante a sua pergunta. Parabéns!
2007-02-19 10:02:13
·
answer #4
·
answered by Patricia 7
·
1⤊
0⤋
Segundo a Enciclopedia Encarta 2006, no Mar Morto, não sobrevive nenhuma outra classe de vida... excepto varios tipos de microbios.
Espero que isto te ajude.
2007-02-19 10:00:19
·
answer #5
·
answered by omeirelles 6
·
1⤊
0⤋
eu ja dei isso,mas ñ me lembro muito bem!!!se eu ñ me engano o mar morto ñ tem nenhuma vida pelo fato da aguá ser extremamebte salgada,o mar ja é salgado eu sei,agora imagina um q é o triplo de sal!!!!isso é por causa das motanhas q tem por perto...
2007-02-19 09:56:11
·
answer #6
·
answered by ♫♥☆Tef ♥☆♪ 5
·
1⤊
0⤋
Pé****,
Realmente, existem certos microorganismos que sobrevivem em condições "extremas" de salinidade e até de temperatura. Mas estas condições não são tão extremas como as do Mar Morto.
Os sites abaixo são interessantes.
www.buscatematica.com/geografia.htm
www.canalkids.com.br/viagem/mundo/morto.htm
E aqui uma fotografia muito interessante de um homem "sentado" no Mar Morto.
www.ufrgs.br/fotografia/.../pages
Boa sorte na sua pesquisa. Você irá se divertir.
2007-02-19 09:54:51
·
answer #7
·
answered by Vovó (Grandma) 7
·
1⤊
0⤋
O Mar Morto tem esse nome devido ao fato de a quantidade de sal que contém ser seis vezes superior à dos restantes oceanos, o que torna impossÃvel qualquer forma de vida – flora ou fauna - nas suas águas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só se encontram nesta região do mundo. Em termos de concentração e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos, em que o valor de gramas de sal, por cem mililitros de água, não passa de três gramas, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 gramas de sal por 100 mililitros de água, ou seja, dez vezes superior que o dos oceanos,o que permite a vida apenas de seres unicelulares primitivos, os procariontes, que não têm um núcleo definido.
2007-02-19 09:54:50
·
answer #8
·
answered by Zug♪ 6
·
1⤊
0⤋