Para alguns pesquisadores o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Egito antigo. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão.
Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra Carnaval é carrum navalis (carro naval). Essa etimologia, entretanto, já foi contestada. Actualmente a mais aceita é a que liga a palavra "Carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma.
Em 1091 a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica; como consequência indireta disso, o período de Carnaval se estabeleceu na sociedade ocidental, sofrendo, entretanto, certa oposição da Igreja, na Europa. Embora alguns papas tenham permitido o festejo, outros o combateram vivamente, como Inocêncio II.
À seqüência do Renascimento o Carnaval adotou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual, que se preserva especialmente em regiões da França (ver Mardi Gras), Itália e Espanha.
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza serão os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.
Atualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais de Podence, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos... Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique e muitas outras...
2007-02-19 00:26:06
·
answer #1
·
answered by Raphael M 6
·
1⤊
1⤋
surgiu após a crucificação de JESUS CRISTO.
Onde as pessoas começaram a despir-se, cantar e dançar.
2007-02-22 16:25:55
·
answer #2
·
answered by Si 2
·
1⤊
0⤋
eu não ligo xhcgawrfhbcxuytzfewdiszfh10458256515465851521855clkdhge xtfge4fvggyjffgvgvbvfhb cfbhftghn 148747498541785
2017-02-20 14:36:01
·
answer #3
·
answered by REGIMAR GONZAGA COSTA DA SILVA GONZAGA 1
·
0⤊
0⤋
Qual melhor hora pra fazer greve? agora... eles estão certos, ganham pouco arriscam a vida merecem muito mais, muito mais mesmo... tomara que venha professional Rio de Janeiro também que aqui ganham ainda menos. O ser humano e fdp mesmo só se importa com o carnaval, agora com quem vai cuidar pra que o carnaval ocorra bem que se fod@... APOIO COMPLETAMENTE A GREVE
2016-12-18 06:23:42
·
answer #4
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Trata-se de uma adaptação das festas pagãs que cristianismo, sob a égide católica, desenvolveu, para não desagradar totalmente os convertidos do paganismo e eles se arrependerem da conversão.
2007-02-22 13:58:01
·
answer #5
·
answered by M.M. 4
·
0⤊
0⤋
NA ÉPOCA DA ESCRAVATURA
2007-02-21 04:16:03
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O carnaval é realmente uma festa desenfreada em muitos lugares, não raro durando três dias, mas às vezes dura várias semanas. Relatou Newsweek:
“Na Renânia, policiais subitamente tolerantes erguem bêbados caídos nas calçadas e prestimosamente os encostam nos postes. ‘Es ist já Karneval’ (É carnaval), dizem, dando de ombros . . .
“Com imprudente abandono (que invariavelmente leva a um maior índice de nascimentos em outubro e novembro), os alemães ocidentais guardam suas forras anuais anteriores à Quaresma até o último minuto de Terça-feira de Carnaval na Renânia e na Alemanha meridional. . . .
“Na Renânia, . . . a Karnevalfreiheit (liberdade do carnaval) é legalmente reconhecida como desculpa para quase tudo, exceto o homicídio e dirigir bêbado. . . . Munique, também, toma legalmente em consideração o Fasching [a época de carnaval] . . . ‘Voltem juntos para casa e se esqueçam de tudo’, mais de um juiz já aconselhou a um casal que tentava divorciar-se. ‘É o carnaval.’”
Esse relato sobre o carnaval na Alemanha foi feito há vários anos. A respeito da celebração do ano passado, disse a revista Time: “Deveria ser o Fashing mais pomposo, mais devasso de Munique até agora. . . . Tudo estava pronto para os muniquenses se entregarem, como sempre têm feito, a um mês de bebedices, de cópula — os juízes não consideram o adultério como base para o divórcio durante o Fasching — e de tolice . . . Este ano, porém, a festa foi um fracasso.”
Por quê? O que estragou a festança em Munique? Um médico local, Emil Vierlinger, explicou: “Os jovens da atualidade celebram o Fasching o ano todo. Qualquer loja moderna vende roupa mais fantástica, e podem dançar mais loucamente e ao som de música mais barulhenta em qualquer boate-discoteca.” Assim, nesta era de abandono e de imoralidade, as pessoas não mais precisam do carnaval como desculpa para o modo de vida desregrado, foi o que arrazoou esse médico, efetivamente.
Mas, a festança e o abandono desenfreado dos celebrantes não parece ter arrefecido em muitos lugares. Time, de 14 de fevereiro de 1969, noticiou: “O Carnaval, como todo o mundo sabe, é o tempo em que o Brasil mergulha na maior farra do mundo, um desfile louco de quatro dias impulsionado pelo ritmo inebriante do samba.”
National Geographic, de novembro de 1971, disse sobre a celebração em Trinidad: “O carnaval começa na madrugada de segunda-feira antes da quarta-feira de cinzas. Os foliões, que já ‘pularam’ a noite toda, afluem à zona central de Porto de Espanha como um desfile — uma onda de torvelinho de homens e de música. Alguns agitam raminhos verdes de árvores, símbolos de fertilidade tão antigos quanto a humanidade. Todos dançam aos ritmos fascinantes das bandas de tambores de gasolina.”
2007-02-19 00:37:06
·
answer #7
·
answered by rayo dy sow 2
·
0⤊
0⤋
Começou na senzala dos escravos no tempo da escravatura.
2007-02-19 00:23:40
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
a cerca de 1000 anos antes de Cristo
2007-02-19 00:27:22
·
answer #9
·
answered by Jean 3
·
0⤊
1⤋