Olá Galo da Madrugada,
Você gosta mesmo de metalurgia. A chamada têmpera é um processo térmico que consiste no resfriamento rápido do aço a partir de uma temperatura superior à sua temperatura crítica. O que queremos com esse processo é obter um arranjo da composição do aço em uma estrutura muito dura conhecida como martensita. O que isso produz? um aço muito resistente à tração, extremamente duro (até uma certa profundidade), baixas ductilidade (não vamos fios com esse material), tenacidade e altas tensões internas.
O processo completo dá para escrever um livro (bem grosso). Até porque dependendo do formato da peça que irá passar pela têmpera, diversos cuidados devem ser tomados. Outro ponto importante é que têmpera é aplicada geralmente sobre aços carbonos comuns, pois o aumento das tensões internas inviabiliza o processo sobre aços com alto teor de carbono e aços ligados.
Outros aspectos que vale a pena observar : a têmpera normalmente é superficial, aumenta a resistência a corrosão e é acompanhada por um processo de alívio das tensões internas conhecido como revenido.
2007-02-18 23:02:18
·
answer #1
·
answered by lucio_patrocinio 4
·
0⤊
0⤋
A têmpera é um processo de tratamento térmico de aços com alto teor de carbono ou componentes de liga que visa controlar o tamanho de formação dos cristais.
Basicamente o aço é aquecido e resfriado em processos controlados.
Quanto menores estes cristais, mais resistente será o aço tratado, mas este processo pode tornar o aço quebradiço, por isso existem vários processos de têmpera e revenimento para adequar o material à sua função de projeto (elasticidade, tenacidade, resistência à abrasão, dureza, flexibilidade, etc.)
2007-02-21 16:13:34
·
answer #2
·
answered by Obs. Phoenix 7
·
0⤊
0⤋
Choque térmico
2007-02-19 07:09:04
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋