resposta
resumo sobre Por que o aço inoxidável não enferruja=O aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo, também ligado ao níquel e molibdênio que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência a oxidação atmosférica a sua principal característica. As principais famílias dos Aços Inoxidáveis, classificados segundo a sua microestrutura, são: Ferríticos, Austeníticos, Martensíticos, Endurecíveis por Precipitação e Duplex.
Estes elementos de liga , em particular o cromo, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono. Eles são, na realidade, aços oxidáveis. Isto é, o cromo presente na liga oxida-se em contato com o oxigênio do ar, formando uma película, muito fina e estável, de óxido de cromo - Cr2O3 - que se foma na superfície exposta ao meio. Ela é chamada de camada passiva e tem a função de proteger a superfície do aço contra processos corrosivos. Para isto, é necessário uma quantidade mínima de cromo de cerca de 11% em massa. Esta película é aderente e impermeável, isolando o metal abaixo dela do meio agressivo. Assim, deve-se tomar cuidado para não reduzir localmente o teor de cromo dos aços inoxidáveis durante o processamento. Este processo é conhecido em metalurgia como passivação. Por ser muito fina — cerca de 100 angstrons — a película tem pouca interação com a luz e permite que o material continue apresentando seu brilho característico. História=O aço inoxidável foi descoberto por Harry Brearley ( 1871-1948 ), que começou a trabalhar como operário numa produtora de aço com a idade de 12 anos, na sua terra natal Sheffield (Inglaterra).
Em 1912, Harry começou a investigar, a pedido dos fabricantes de armas, uma liga metálica que apresentasse uma resistência maior ao desgaste que ocorria no interior dos canos das armas de fogo como resultado do calor liberado pelos gases.
De início a sua pesquisa consistia em investigar uma liga que apresentasse uma maior resistência a erosão, porém ao realizar o ataque químico para revelar a microestrutura desses novos aços com altos teores de cromo que estava pesquisando, Brearley notou que o ácido nítrico - um reativo comum para os aços - não surtia efeito algum.
Brearley não obteve uma liga metálica que resistisse ao desgaste, porém obteve uma liga metálica resistente a corrosão. A aplicação imediata foi destinado para a fabricação de talheres, que até então eram fabricados a partir de aço carbono e se corroíam com facilidade devido aos ácidos presentes nos alimentos. Aplicações=Os aços inoxidáveis são utilizados principalmente para quatro tipos de mercados:
* Eletrodomésticos: Grandes eletrodomésticos e pequenos útensílios domésticos.
* Automotores: produção de peças para veículos automotores como, por exemplo, canos de descarga.
* Construção: edificios e mobiliários,
* Industria: alimentação, produtos químicos e petróleo.
Sua resistência a corrosão, suas propriedades higiênicas e estéticas fazem do aço inoxidável um material muito atrativo para satisfazer diversos tipos de demandas. Os produtos de limpeza indicados para a limpeza do Aço Inox são: o sabão, o detergentes suaves e/ou neutros e as soluções de amônia (removedores caseiros) em água morna. Aplique com um pano macio ou uma esponja de nailon fino, enxague em água abundante e seque com pano macio.
[editar] Tipos de Aço Inoxidável
Como mencionado anteiormente, podemos classificar o Aço Inox nos grupos: Ferríticos, Austeníticos, Martensíticos, Endurecíveis por Precipitação e Duplex.
Existem outras variantes destes grupos, como, por exemplo, os aços inoxidáveis duplex (que possuem 50%de ferrita e 50% de austenita) e os aços inoxidáveis endurecíveis por precipitação.
As diversas microestruturas dos aços são função da quantidade dos elementos de liga presentes. Existem basicamente dois grupos de elementos de liga: os que estabilizam a ferrita(Cr, Si, Mo, Ti e Nb); e os que estabilizam a austenita (Ni, C, N e Mn).
A composição química junto com o processamento termo-mecânico, confere aos aços inoxidáveis propriedades diferentes. Assim, cada grupo de aço inox tem uma aplicação. Abaixo, temos algumas aplicações dos aços inoxidáveis.
* Austenítico (resistente à corrosão)
o equipamentos para indústria química e petroquímica
o equipamentos para indústria alimentícia e farmacêutica
o construção civil
o baixelas e utensílios domésticos.
* Ferrítico (resistente à corrosão,mais barato)
o eletrodomésticos (fogões, geladeiras, etc)
o balcões frigoríficos
o moedas
o indústria automobilística
o talheres
* Martensítico (dureza elevada)
o cutelaria
o instrumentos cirúrgicos como bisturi e pinças
o facas de corte
o discos de freio
[editar] Propriedades
* Alta resistência à corrosão
* Resistência mecânica adequada
* Facilidade de limpeza/Baixa rugosidade superficial
* Aparência higênica
* Material inerte
* Facilidade de conformação
* Facilidade de união
* Resistência a altas temperaturas
* Resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0°C)
* Resistência às variações bruscas de temperatura
* Acabamentos superficiais e formas variadas
* Forte pelo visual (modernidade, leveza e prestígio)
* Relação Custo/Benefício favorável
* Baixo custo de manutenção
* Material reciclável
2007-02-18 21:56:59
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Exatamente, pq ele é inoxidável! O próprio nome já diz tudo!!! Dãããrrr!!!
2007-02-19 12:57:58
·
answer #2
·
answered by ..... 7
·
1⤊
0⤋
Os chamados aços inoxidáveis na verdade enferrujam!
São considerados "inoxidáveis" porque o óxido que formam não se desprende facilmente da superfície da peça. Desta forma se impede a oxidação de avançar. É o mesmo mecanismo que faz com que o alumínio seja considerado "inoxidável".
2007-02-19 11:10:17
·
answer #3
·
answered by Paulo M G C 6
·
1⤊
0⤋
AÇO É A MISTURA DE FERRO E CARBONO. QUANTO MAIS CARBONO, MAIS RÍGIDO E MENOS OXIDAVEL SE TORNA O AÇO.
O aço (FERRO E CARBONO) inoxidável é um aço de alta-liga com teores de Cromo e de Níquel em altas doses (ultrapassam 20%).
AÇO SEM CARBONO???? ONDE TIRARAM ESSA!?!?!?!?
2007-02-19 06:54:20
·
answer #4
·
answered by Wagner A 4
·
1⤊
0⤋
Caro Colega,
Talvez um dos primeiros pontos a considera é: O que é a ferrugem? É uma forma de atividade eletroquímica, chamamos genericamente de corrosão. Essencialmente, todo metal está sujeito a algum tipo de corrosão. Consiste na reação entre o metal e o ambiente circunvizinho. No caso específico do que chamamos de ferrugem, o ferro em contato com a água, desloca os átomos de hidrogênio, através do envio de íons de ferro em solução de água. Logo, a camada de água circundando o objeto de ferro contém íons Fe++ e íons 2OH-, ou seja, Fe(OH)2 dissociado em considerável concentração. Ocorre a formação de Fe(OH)3, que passa gradualmente para Fe2O3 (ferrugem) por precipitação.
Há vários processos para tornar um aço menos suscetível à corrosão. O mais comum é a adição de outros metais, formando uma liga protetora. O caso mais comum é o cromo que absorve o oxigênio formando uma película protetora. Quando introduzimos outros metais na liga de aço, precisamos manter o teor de carbono baixo.
Devemos lembra que há outras formas de proteger o metal contra corrosão e dependendo do meio circunvizinho, uma forma pode ser mais eficiente do que outra. Por exemplo, a ação da água salgada e do ácido clorídrico são as formas mais agressivas de corrosão podendo destruir uma barra de aço-carbono comum desprotegida em aproximadamente 6horas. Neste caso, o único metal resistente é o titânio. Opções baseadas em polímeros têm apresentado resultados satisfatórios.
O termo aço inoxidável é inadequado, pois o princípio básico desses aços é a oxidação controlada da camada superficial do metal. Podemos considerar que há três classes de aços inox:
I - aços inoxidáveis martensíticos - ou endurecíveis
II - aços inoxidáveis ferríticos - não endurecíveis
III - aços inoxidáveis austeníticos - também não endurecíveis
O grupo I e II são essencialmente ligas de ferro e cromo, enquanto o grupo III compreende as ligas de ferro-cromo níquel.
2007-02-19 06:31:48
·
answer #5
·
answered by lucio_patrocinio 4
·
1⤊
0⤋
Não enferruja devido a não reação do oxigênio.
2007-02-19 06:12:12
·
answer #6
·
answered by Juvenal D 6
·
1⤊
0⤋
O tratamento que sofre impede a presença de oxigênio, o que impede a oxidação.
2007-02-19 05:11:56
·
answer #7
·
answered by Enzo- 7
·
1⤊
0⤋
Por que no processo de fabricação do aço inox, retiram o carbono da sua composição , evitando o que se chama de oxidação , que seria a reação do oxigênio e carbono. Um abraço.
2007-02-19 05:10:17
·
answer #8
·
answered by Claret. 6
·
1⤊
1⤋
pq como o proprio nome diz ele não OXIDA!!!! uai!!!! kakaka
2007-02-19 05:03:33
·
answer #9
·
answered by Pikachu 3
·
1⤊
1⤋