English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu sou Ateu, sou considerado uma pessoa muito boa perante meus amigos e meus familiares. Amo os animais, sou contra o preconceito, respeito qualquer tipo de diferença, não julgo o que é Loucuca ou Normalidade, respeito todas as formas de crenças, procuro me informar sobre os acontecimentos do mundo e tenho Objetivos de vida.

Mas ainda sou muito discriminado por não seguir nenhuma religião. Isso porque vivo questionando os ensinamos do livro mais lido do mundo, a Bíblias e acho que tenho direito e o dever de questionar algo que influência diretamente o mundo em que vivo!

Então gostaria de saber, "Amor ao próximo" é um conceito puramente religioso ? Porque ainda tem fanáticos que julgam ateus como pessoas vazias, egoistas, arrogantes ou frustradas?

Já não estou suportando tanto preconceito por parte de "alguns" religiosos tão contraditórios.

2007-02-18 14:28:30 · 14 respostas · perguntado por . 2 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

14 respostas

Claro que não!

O amor ao próximo é um lema de vida, pois o teu próximo pode ser um semelhante que sofre :

uma criança abandonada, um morador de rua, um idoso esquecido num asilo, um doente de AIDS que ninguém visita no hospital ou uma vítima de câncer que precisa só de um olhar de carinho.

mas pode ser um filho teu, tua mãe ou teu irmão de sangue enfim, alguém que mora na tua casa e precisa de ti.

O fato de você ser ateu não te torna vazio de todos os sentimentos e atos morais que todos os mortais religiosos ou não, carregam dentro de si.

Não se preocupe com quem te julga pois eles serão os primeiros a serem julgados por te apontarem o dedo em riste. E suporte sim. Apenas não entre mais na pilha dessas pessoas. Afaste-se delas. Se for aqui no Yahoo mude de categoria e ignore terminantemente as ofensas. Eles vão parar porque não encontram eco.

O que não pode e nem deve te acontecer é você transformar o ateísmo numa religião e sair brigando pela tua "religião" como muitos "religiosos" fazem.

Beijinhos.

2007-02-18 14:44:33 · answer #1 · answered by Belinha 7 · 1 0

olha amigo eu acho que nao ,eu acho que vc esta muito certo ,sabe meu marido tb e` ateu e e` um pai maravilhoso ,marido dedicado , bom homem ,trabalhador ,faz o bem sem olhar se vai receber algo em troca ,enfim acho que apenas o material ,entende ? certos homens sao feitos de uma material deferente em sua alma ,em seu coracao ,nao precisam das amarras de ua religiao pra lhes mostrar e dizerem o que se deve fazer eles ja o sabem, e quanto aos que necessitam ,bem deixe eles pra la ` ,nao perca seu tempo ,nao vale a pena ........

2007-02-19 01:19:06 · answer #2 · answered by fafa 5 · 2 0

A resposta esta na própria pergunta


E vc sabe que amor ao próximo não é puramente religioso.

2007-02-18 22:48:31 · answer #3 · answered by Dan 3 · 2 0

Certamente que sim. Na hora do "vamo Vê" é cada um por si e Deus por todos como diz o ditado. Amar ao próximo como a ti mesmo é uma mensagem interessante da bíblia mas utópica. Muitas pessoas não conseguem amar nem a elas mesmas quem dirá ao próximo.

2007-02-18 22:43:34 · answer #4 · answered by Lady Laura 4 · 1 0

apesar de eu não ser Ateu... eu admiro muito as palavras do grande professor Richard Dawkins... eu ja tive o grande prazer de assistir uma de suas palestras em uma das minhas viagens aos EUA (sim, nos eua, mas ele ministra aulas em Oxford), e ele disse que todos nós possuimos um gene , que ele denominou de : "O gene do altruísmo" , inclusive, este foi o tema de uma das suas obras literárias.

O amor não é totalmente religioso... mas não podemos negar a religiosidade e espiritualidade que este sentimento carrega ...

E você não é o unico ateu a sofrer preconceito religioso...

Eu tb sofro vários preconceitos por ser mísitico aqui na universidade... mas isso naão vêm ao caso.

2007-02-18 22:38:12 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Etmologicamente, a palavra religião vem do latim "religare": unir, estreitar os laços. O amor ao próximo não é uma espécie de união?

2007-02-19 00:42:56 · answer #6 · answered by Miss Blue Jeans 3 · 0 0

Eu acredito ser um conceito ligado a humanidade, não a religião.

2007-02-19 00:09:03 · answer #7 · answered by carlos 4 · 0 0

Burrinho, eh a segunda que te respondo hoje rs. Bom cara amor ao próximo eh altruísmo, empatia. Isso existem mais forte em nossa espécie, mas eh presente em maior ou menor intensidade nas outras que vivem em algum tipo de sociedade.

A religião so fortifica esse sentimento, pois cria além de sobrevivência um sentido de irmandade de causa, de pensamento. Eh como nossos irmãos em casa, estamos unidos não somente por que somos irmãos mas pq temos os mesmos pais, eh algo assim mas muito mais complexo como vc bem sabe. O Amor pode alcançar uma intensidade muito mais complexa com a Religião, envolvendo muito mais sentimentos. Fazemos mais pelo outro sentindo isso do que se apenas fôssemos um bando de lobos que uivam e caçam juntos ou defenden-se de outras matilhas.

Olha, vc não sofreria se tivesse convicção de que é ateu. A convicção faz vc não notar qualquer tipo de agressão. O problema eh que ninguém gosta de ser excluído, e vc está sendo excluído do grupo por ser diferente e isso não te agrada.

A única solução eh vc se aprofundar como ateu. Claro te recomendo fazer também um curso de teologia, entender o significado de cada argumento, simbologia, etc e a partir disso ter "convicção" e sofrer o menos possível.

2007-02-18 22:59:46 · answer #8 · answered by Ricardo Almeida 2 · 0 0

Burrinho, vcs ateus não são vazios, não se importe com o que os outros digam! Mano, eu descobri algo de Deus, que ele mesmo odeia a religião. Ela toma o lugar de Deus na vida dos homens. A religião foi o problema que Jesus mais enfrentou e muitos não mudaram a forma de ver as coisas por causa da religião. Jesus um dia disse que não veio pra revogar, alterar a lei de Moisés mas para cumprir a lei e os mandamentos de moisés. Se eu não me engano nem essa palavra saiu da boca de Jesus. Meu irmão, Jesus não foi religioso, pois se tivesse sido ele teria que jogar pedra na prostituta que acusaram diante dele. Se ele fosse religioso não curaria no sábado. A religião ensina a ser agradáveis aos de mesma fé e Jesus não foi agradável quando derrubou as mesas dos cambistas no templo, senão ele não teria o apoio deles, pois eram frequentadores do templo. A religião de Moisés não era religião e sim leis e mandamentos puros e rigorosos para que todos pudessem temer a Deus no coração. Vc é ateu, mas é gente. Vc pode não acreditar em Deus mas Deus acredita em vc, mano! Deus acredita que vc faz o bem, Ele acredita que vc possa fazer pedidos a ele, ele acredita que vc ama o próximo assim como Jesus amou.Deus crê na sua vida, meu irmão. Deus acredita que um dia vc possa crer nele e buscá-lo. Mas jamais te obrigará a crer nele, pois ele te deu livre escolha, pois se não te desse esse presente , vc seria qualquer outra coisa ,menos gente. Deus amou vc de tal maneira que deu seu Filho Jesus pra vc crer nele e ter a vida eterna e não perecesse. talvez um dia possa precisar de Deus e nesse dia Ele estará com os olhos fitos em vc esperando ouvir tua voz. Deus acredita em você. abraço.

2007-02-18 22:50:46 · answer #9 · answered by ungida 2 · 1 1

Amor ao próximo diz respeito à formação familiar, educacional, entre outras questões. Porém ninguém pode negar que normalmente as pessoas que são religiosas dão muito mais importância ao tema. Algumas vezes alguns só aprendem a valorizar as pessoas que de alguma forma tenham importância para sua vida, porém é preciso aprender a amar a todos indiscriminadamente, todos tem importância neste mundo, todos!

2007-02-18 22:39:30 · answer #10 · answered by mjncsac5 2 · 1 1

fedest.com, questions and answers