Vou começar falando uma recomendação básica. Se vc eh gestante, deve fazer um pré-natal. E este poderá avaliar muito bem o seus problemas e ajudar nas suas dúvidas quando necessário. A rotina mais comum é: visita mensal até mais ou menos 32 semanas, quinzenal até 37 semanas e depois semanal. Lá vc poderá tirar duvidar, e avaliar tudo o que for necessário, incluindo os famosos ultra-sons (que poderá indicar problemas)
Bom, cientificamente falando, pouco se sabe se a presença de animais como gatos e cachorros podem dar alergias futuras ou não.
O que se relaciona muito fortemente a presença de problemas fetais e animais eh a infecção por toxoplasmose.
Essa doença eh investigada como rotina no pre-natal (como vc mesmo disse, fez o exame de sangue para isso).
E porque fazer este exame. Porque se vc estiver infectada a medida que a avança a gravidez aumenta a chance de infectar a sua filha, e quanto antes infectada a sua filha, pior será os problemas que ela vai ter (deu pra entender? mas isso não eh mto importante agora na sua pergunta).
Sobre sorologia (exames) da toxoplasmose. A sorologia na toxoplasmose, não serve apenas para dizer se eh normal ou não. Precisamos saber se vc está infectada ou não, e se for se eh algo agudo, crônico, ou vc tem a defesa natural para a doença. Em alguns precisariamos de medicação. Mas em todos precisamos orientar para vc evitar a contaminação pro toxoplasmose (o que falo mais a frente). Como vc disse, vc eh normal, então acho q não estaja infectada, mas isso vc deve conversar com seu médico.
O que eu vim fazer na verdade eh orientar a prevenção desta doença para você (mais coisas não deixe de conversar com seu obstetra). Na verdade vc não precisa se livrar dos animais para prevenir toxoplasmose (claro que o melhor seria, mas quem consegue se livrar assim de seu animal querido? Acho que ninguem, e recomendo vc não se livrar deles). Então existe um meio de contornar este problema.
O que seria recomendado a todos para evitar contaminação:
- Lavar verduras e frutas, de preferencia outra pessoa.
- Comer carnes vermelhas e de frango bem passadas.
- Usar luvas ao manuasear a terra
- Evitar contato com gatos e tudo que possa estar contaminados com fezes destes.
Isso seria as recomendações básicas para evitar a infecção por toxoplasmose na gravidez. Porém para voce a ultima se torna mto dificil e ruim de se fazer. O que deve ser feito:
A toxoplasmose, eh transmitida pelo ar, principalmente pelas fezes dos gatos, mas para isso as fezes devem estar no ambiente por pelo menos 24 horas para poder ser transmitida a doença. Por isso para aquelas pessoas que não conseguem ficar longe do gatos, eh recomendável limpeza da casa diária, em especial onde os gatos defecam, esta limpeza deve ser de preferência feita por outra pessoa, que não a grávida. As fezes devem ser feitas em um recepiente e este deve ser fervido com água quente regularmente. E alimentar os animais com carne cozida, ou ração. Resumindo, tente fazer seus gatos escolherem um lugar para fazer suas necessidades, limpe diariamente este local (outra pessoa se der) e evite entrar neste local. Tente o contato mínimo neste período pelo seus gatos. E assim vc não precisa dar eles, ou eliminá-los. (lembre que isso não é 100% eficaz, como nada em medicina, mas diminui mto a chance, fazendo que vc tenha a mesma chance de se contaminar como qualquer outra grávida)
Além disso deve ser acompanhada pelo seu obstetra regularmente como dito, com exames de rotina, para avaliar se ocorre ou não infeccção.
Bom, pelo o que eu sei eh isso q eu posso ajudar.
Acredito que o principal problema entre animais e grávidas seja mesmo a toxoplasmose. Outras doenças infecciosas com verminoses, etc. Influenciam pouco, mas tb podem ser evitadas por uma boa limpeza da casa, doas animais e das mão quando entrar em contato com o bicho.
Problemas futuros não existem muitas correlações. O que acontece eh que vc por ser alérgica tem grande chance de ter uma filha tb, eh genética e não problema na gravidez.
Para mais informações de toxoplasmose, veja o link na fonte. Ou procure no google.
Boa gravidez. E aproveite.
Mais dúvidas confie em seu médico e converse com ele. É isso que é uma consulta médica, serve para ajudar.
2007-02-18 07:22:56
·
answer #1
·
answered by Leandro 3
·
0⤊
1⤋
Olá, eu conhece mulheres que foram gestantes e tinham animais de extimação...
Não aconteceu nada de errado com os bebes, apesar de eu naum ser especialista no assunto deixo claro que apesar de os animais tramitirem doenças isso eh só dependente de sua higienização.
Eu tenho uma cadela e sei que seria complicado deixá-la, não a doe, só evite o contato direto com ela e com os outros animais nunca esquecendo de matê-los sempre muito limpos.
Até mais e qualquer reação alergica forte que tiver não espere, vá até um medico e também leve seus animais em um veterinário para um check-up e para entender melhor sobre alergias e doenças.
2007-02-18 17:07:22
·
answer #2
·
answered by DYH ZAMPIERI 3
·
0⤊
0⤋
TOXOPLASMOSE
Será que os gatos são mesmo os vilões?
A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário, um microorganismo chamado Toxoplasma Gondii, que pode infectar o homem e diversas espécies animais, como cães, gatos, aves, porcos, carneiros e bovinos.
A forma mais comum de contrair a doença é pela ingestão de água e alimentos contaminados. A ingestão de carne crua ou mal passada, por exemplo, é um grande risco tanto para o homem como para os animais domésticos carnívoros, como os cães e os gatos. Por isso, não alimente seu amigão com crua ou pouco cozida. Dê preferência à ração.
Erroneamente, costuma-se atribuir aos gatos a culpa pela transmissão da toxoplasmose ao homem. No entanto, sabe-se que é bem pouco provável que os animais domésticos sejam os culpados, na maioria das vezes.
No caso do gato, o animal pode ter a doença desde o seu nascimento (assim como o homem), mas, ao contrário de outras espécies, não irá manifestar sinais clínicos. Ele só irá transmitir a doença caso tenha uma queda de resistência. Nesse caso, irá eliminar o protozoários pelas fezes, oocistos ('ovos') que demoram de 1 a 5 dias no ambiente para serem infectantes, ou seja, poderem infectar outros indivíduos. Assim, acariciar o gato e conviver com ele, mantendo o mínimo de cuidados como lavar as mãos após limpar a caixa de areia e não dormir com o animal na cama são medidas suficientes para evitar a transmissão. Não há relatos de transmissão pela lambedura ou arranhadura do gato, o toxoplasma é eliminado pelas fezes.
Não é todo o gato que tem a toxoplasmose, muito pelo contrário. Assim, não é preciso olhar desconfiado para o seu bichano.
No caso de mulheres grávidas, não é necessário se desfazer do animal da casa, temendo a doença. Basta tomar os cuidados descritos acima, mas o maior cuidado deve ser com a ingestão de alimentos e água. A doença em mulheres gestante realmente é preocupante, pois a toxoplasmose quando contraída no primeiro trimestre da gestação, pode causar problemas ao feto.
Os pombos, até pouco tempo eram incriminados pela transmissão da toxoplasmose pelas fezes. Porém, estudos mais recentes mostram que apenas a ingestão da carne crua ou mal passada de pombos é que pode transmitir a doença. A inalação de poeira com fezes secas de pombos contaminados podem transmitir criptococose, histoplasmose e ornitose para o homem. A salmonelose também pode ser transmitida pelas fezes desses animais.
Assim, é muito fácil termos contato com o parasita causador da toxoplasmose: consumo de água, frutas e legumes contaminados, alimentos mal cozidos, principalmente carne. Mesmo com a grande exposição à doença, apenas uma minoria desenvolve a toxoplasmose.
A pessoa ou animal contaminado pelo Toxoplasma, à exceção dos gatos, que raramente têm sintomas, apresenta febre, gânglios aumentados, sinais diversos, como órgãos aumentados e sinais neurológicos, como transtorno visual. Mas como explicado, a maioria das pessoas não desenvolve a doença, criando anticorpos contra ela.
A Toxoplasmose se pode ser tratada, se descoberta a tempo. É preciso desmistificar a culpa do gato na transmissão da doença e olharmos as outras formas de transmissão, muito mais comuns e importantes.
Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532
2007-02-18 15:57:36
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
apartir do momento que seus animais são vacinados, vermifugados
vivem em locais limpos, não vejo motivo para issó tive dois filhos
e tinha animais e nunca tiveram problemas, eu so tive alguns cuidados como, não deixava eles ficarem dentro de casa, lavava
bem as mãos depois de mexer neles, pagava alguém para dar
banho neles, isso você deve fazer.
2007-02-19 15:47:41
·
answer #4
·
answered by lua branca 6
·
0⤊
0⤋
Minha filha nasceu e se criou entre inúmeros cães e gatos. Desde a gravidez que eu e minha esposa estamos ouvindo conselhos do tipo que você ouviu sobre cães e gatos. Sinceramente, a ingnorância e a covardia, são a base de todas as críticas endereçadas a cães e gatos e a pessoas que tem muitos cães e gatos.
Ninguém sai por aí aconselhando pessoas a se separarem dos maridos por eles serem vereadores ou deputados. Neste ambiente corrupto, muitas vezes os atentados e ameaças são bem reais para com os familiares. Engraçado ser esse um risco que todos estão dispostos a correr. Mas o risco de ser encochado por dizer a verdade, ninguém quer correr.
Cães e gatos não tem sidicatos para defendê-los. Protetores de animais são taxados de malucos e merecem sempre muito pouca credibilidade. Então é molesa acusar seres surdos e mudos de todos os males da humanidade.
O que resultou destes conselhos é que nos afastamos de várias pessoas. Nossa filha cresceu saudável e em cada exame que fazemos se confirma ainda mais a necessidade termos animais em casa. Já os filhos dos pais "cuidadosos" sempre apresentam doenças e alergias.
É muito comum que pessoas relapsas, incapazes de dar aos filhos a atenção e o respeito que merecem, justificar esta postura preguisosa e confortável com ares de higiene pessoal.
Não esquenta não. Sua filha vai nascer saudável, e estes conselheiros de plantão não vão, em mil gerações, lhe apresentar uma fundamentação científica para o que dizem.
Seu exame de Toxoplasmose deu negativo. Ótimo, depois de alguns meses de nascida faça um nela também e esfregue na cara dos idiotas de plantão. Aproveite a oportunidade para dizer que animais só oferecem risco de saúde a pessoas porcas.
2007-02-18 22:31:18
·
answer #5
·
answered by Luiz F 2
·
0⤊
0⤋
minha amiga não de seus animais,muita gente só sabe assustar as pessoas mas não vai nessa não.criei quatro filhos,sempre tive cães e gatos em casa e eles nunca tiveram doenças por causa deles.hoje todos estão casados e com filhos gozando saúde e com animais em casa e eu nunca me arrependi de ter meus bichinhos que amo tanto,agora eles São meus filhos.
2007-02-18 21:19:14
·
answer #6
·
answered by tariete 2
·
0⤊
0⤋
a Dra Silvia Parisi disse tudo. Não existe motivo para temer ou mesmo se desfazer dos seus bichinhos. é muito mais fácil você pegar toxoplasmose de uma alface mal lavada que de seu gato. Converse com o veterinário de seus animais e com seu médico, tudo ficará mais tranquilo
2007-02-18 18:23:38
·
answer #7
·
answered by Paula S 3
·
0⤊
0⤋
olha isso nao tem nada a ver a unica coisa q pode acontecer eh se sua filha tiver contato direto com o pelo do gato mais se vc quiser mais informaçoes me mande um e-mail e te explico certinho o q fazer
angelicaelysa@yahoo.com.br
2007-02-18 17:14:11
·
answer #8
·
answered by angel 1
·
0⤊
1⤋
Nao precisa ficar preocupada com isso não!!!
Se seu gato ou cão tem contato com cães de rua pode ter doenças sim, mas nao tendo não fique preocupada!
Assisto muito programas veterinários e disserao isso.
E Também nao dê seus animais!!!!!
Dê apenas se for algúm visinho de sua confiança ou algúm parente, que ai você pode matar saudades de ves em quando minha cara amiga!!!.
2007-02-18 16:40:14
·
answer #9
·
answered by Pedro 3
·
0⤊
0⤋
Não sou especialista, mas se vc já fez os exames e deu negativo para toxoplasmose e outros contágios, não tem porque se desfazer dos animais, ainda mais que são todos bem tratados como já mencionou. Se a convivência com animais domésticos fosse tão prejudicial, acho que nós já teriamos sido extintos, pois direta ou indiretamente convivemos diariamente com nossos animais, ou de outras pessoas. Mas converse tanto com um veterinário de sua confiança sobre os animais e explique suas dúvidas para a médica que está fazendo seu pré-natal. Felicidades para você e o bebê.
2007-02-18 15:26:43
·
answer #10
·
answered by Enavoeg 3
·
0⤊
0⤋