English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O planeta Terra pode não ser o único lugar a acolher formas complexas de vida no Sistema Solar. Cientistas europeus e estadunidenses que participam da missão exploratória das sondas Cassini e Huygens afirmaram que Titã, um dos satélites de Saturno, apresenta muitas similaridades com o estado primitivo do nosso mundo.
O conjunto de semelhanças pode facultar o surgimento e a evolução de bioformas.

Ver mais aqui http://www.enigmasonline.com/htm2/ciencia140905.htm

O que pensas sobre isto??

2007-02-18 06:17:41 · 10 respostas · perguntado por Mestrinho 4 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

Para ver imagens da Nasa tens mais aqui http://saturn.jpl.nasa.gov/news/events/titan20070221/index.cfm

2007-02-18 06:19:36 · update #1

10 respostas

Vida em Titã:

Os espectrógrafos da Voyager 1 deram a conhecer a existência de moléculas orgânicas, e em particular de hidrocarbonetos já complexos de metano, que já tinham sido detectados a partir da Terra, mas também de acetileno e outros compostos num mundo que se revelou interessante para os exobiólogos. Foi também descoberto ácido cianídrico (HCN), uma molécula um tanto simples composta por três átomos, mas que são as bases azotadas do ADN, o código com que se "escreve" a vida.

Como existe metano e monóxido de carbono em quantidade suficiente e Titã está suficientemente próximo do Sol, o planeta pode ser afetado pela luz ultravioleta. As radiações mais fortes do Sol, na alta atmosfera de Titã, levam que as moléculas do Metano (CH4) formem moléculas mais complexas. Os hidrocarbonetos mais pesados aglomeram-se e produzem as opacas camadas de aerossol alaranjado com 200 km de altura, até serem demasiado pesados e, assim, descem à superfície. Lentamente e durante a história desta lua, uma contínua camada orgânica foi cobrindo toda a superfície até, pelo menos, centenas de quilômetros. Devido a isto, Titã tem semelhanças com a Terra primordial. Titã tem sido visto como uma Terra primitiva no congelador, com o embrião da vida congelado.

A existência de crio vulcanismo em Titã tem importantes implicações na exobiologia, já que expõe os orgânicos da superfície à água líquida. A química aquosa permite que os hidrocarbonetos formem espécies pré-bióticas mais evoluídas e oxidadas, tais como aminoácidos. Num modelo feito, e como uma abóbada de apenas 1 km de altura levaria 5 x 10³ anos a se congelar com lava feita inteiramente de água líquida, e levaria até 12 x 10³ anos caso fosse de amônia desidratada, permitindo a que a química pré-biótica evolua bem mais do que foi experimentado em laboratórios na Terra.

Assim, Titã tal como a lua Europa e o planeta Marte, está no topo da lista dos planetas onde se pode encontrar formas de vida primitiva. Daqui a 5 mil milhões de anos quando o Sol ampliar 50 vezes o seu tamanho, Titã vai receber a mesma quantidade de energia solar que a Terra recebe hoje. Hipoteticamente e por um curto período de tempo, o satélite poderia tornar-se num mundo oceânico onde a vida prospera.

O grande entusiasmo dos cientistas por Titã vem, de fato, da perspectiva de que o satélite natural de Saturno seja muito parecido com o que a Terra foi em seus primórdios, quando o planeta dava seus primeiros passos rumo ao surgimento da vida.

Para Ellen Stofan, do University College de Londres, as novas descobertas estão realçando essa visão. "Demonstramos que há lagos lá, e achamos que eles variem conforme a estação do ano. Mas o fato de que eles devem persistir na superfície por algum período de tempo me dá esperança de que reações químicas complexas tenham ocorrido ou estejam ocorrendo lá. Eu pessoalmente acho que analisar os materiais nesses lagos é crítico para entendermos a vida no Sistema Solar."

Embora admita que, pelos padrões terrestres, a vida seria impossível em Titã, a pesquisadora não descarta essa possibilidade. "Eu acho que, ao explorarmos o Sistema Solar, não podemos abordá-lo com uma visão muito baseada na Terra. Titã é provavelmente frio demais pelos padrões da vida que evoluiu na Terra", diz. "Mas eu acho que o Sistema Solar nos surpreende continuamente quando o exploramos -- algumas coisas são previsíveis com base em nosso entendimento da Terra, mas outras coisas nos surpreendem completamente. Eu acho que, conforme finalmente explorarmos o subsolo de Marte, os oceanos subterrâneos de Europa e os lagos de Titã, sou otimista com a possibilidade de a vida aparecer em formas que nos surpreendam."

Tudo isso acima no entanto ainda é especulação e não espere que encontremos vida complexa por lá. O máximo que poderemos encontrar por lá será vida microbiana (bactérias e vírus).

2007-02-23 03:30:59 · answer #1 · answered by roamara 5 · 0 0

Vidas complexas em Titã? impossível. O máximo que poderão encontrar lá serão seres unicelulares (bactérias extremófilas).

2007-02-19 22:57:51 · answer #2 · answered by ЯОСА 7 · 1 0

O fenômeno que nós chamamos de vida não deve ser algo incomum no universo, muito pelo contrário.
Creio que em breve encontraremos indícios de vida não só em Titã, mas em outros planetas e satélites do sistema solar, é só uma questão de tempo.
Mas não espere que seja vida inteligente, e nem mesmo formas de vida multi celulares, serão seres bastante primitivos do ponto de vista biológico.

2007-02-18 19:00:13 · answer #3 · answered by Peter Kanthropus 5 · 1 0

Se houver vida, deve ser que nem os (fósseis de)micróbios encontrados em Marte.

2007-02-18 18:19:38 · answer #4 · answered by †|-|¡ägö 5 · 1 0

Procura-se vida microbiana em Marte, ou até mesmo fóssil (já ouviu falar em espaçopaleontologia?)...e em nosso sistema solar, há possibilidades também de se achar formas de vida,no satélite Titan,do planeta Saturno, e na lua Europa,do planeta Júpiter... fora estes, só em milhões de outros planetas, fora de nosso sistema solar, ou até mesmo em outras galáxias...até agora, não há tecnologia para se comprovar essa existência de vida extra-terrestre...nem mesmo os sinais inteligentes dos radiotelescópios...uma mensagem à velocidade da luz,demorá séculos de ida e outro tanto de volta... por enquanto, de comprovado: estamos sós (e abandonados?), e esta solidão infinita dos espaços siderais me assusta, já refletia o filósofo racionalista cristão BLAISE PASCAL, na fase de transição entre medievalismo/renascimento... A questão é esperar... o progresso da Ciência...
18.02.2007

2007-02-18 14:58:21 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Existem mais coisas entre o céu e a terra do pode supor nossa vã filosofia...........

Hoje estou tão baixo astral que acredito em tudo!!!

Abraço

2007-02-18 14:22:37 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 1

Tanto trabalho, e possivelmente só iremos encontrar bactérias...

2007-02-18 21:22:31 · answer #7 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

E nos outros sistemas solares?Deve haver outros planetas iguais a terra por aí,mas a gente só conseguiu ir até a lua por isso a gente não sabe.

2007-02-18 14:33:37 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

è logico q existe vidas em otros planetas... pensa q so no nosso planeta existe vida é a mas **** ignorancia....

os Governos Mundiais q escondem a verdade da gente....

"A verdade está la fora.....
....e vc onde q está? "

2007-02-22 20:47:36 · answer #9 · answered by HoFF 2 · 0 1

O QUE ELES NAO FAZEM PARA OBTER VERBAS PARA PESQUISAS?

2007-02-19 09:07:19 · answer #10 · answered by Wagner A 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers