Não é tecido verdadeiro, mas sim um conjunto de células com funções diferenciadas, que não tem ligações entre elas, portanto não formam tecidos. A estrutura espongiária consiste numa área externa formada por céluas chamadas pinacócitos, que se dispõem lado a lado, com aberturas formadas por células chamdas porócitos, por onde entram as substâncias, que depois entram em contato com uma camada de células chamadas coanócitos, que coletam o alimento da água. entre essas duas camadas há uma rede protéica chamada mesoílo, que abriga as espículas (quando a esponja as têm), que são "espinhos" com função de defesa, amebócitos, ue se transformam em todas as células da esponja e as células responsáves pela secreção de proteínas para a formação do mesoílo e de espículas.
E não chame as esponjas de animais menos evoluídos por conta das características que ela possui, há evidências que animais como os do grupo das planárias seriam tão basais quanto as esponjas...elas são um grupo de transição de coanoflagelados para os metazoários, que tem células agrupadas e com funções definidas, mesmo que não estejam ligadas, que é o caso das esponjas...nós somos assim também, e você diria que somos menos evoluídos por isso??
Espero ter ajudado=)
2007-02-18 12:13:22
·
answer #1
·
answered by Jessi 2
·
1⤊
0⤋
Não, embora sejam multicelulares, capazes de atingir 1m de altura ou recobrir grandes extensões, seus processos orgânicos ainda são por vezes mais semelhantes aos dos protozoários (animais unicelulares) do que aos dos metazoários (multicelulares), e suas células ainda retém um alto grau de totipotência (capacidade de diferenciação celular) e independência.
2007-02-18 14:10:37
·
answer #3
·
answered by O Pantera 5
·
0⤊
0⤋