As raizes podem ser classificadas em aéreas, aquáticas e subterrãneas.
Aéreas:
Cinturas ou estranguladoras - ex. cipós e mata pau
Grampiforme ou aderente - ex. hera
Respiratoria ou pneumatóforos - ex. plantas de mangue
Sugadora ou haustórios - ex. cuscuta e erva de passarinho
Suporte ou fúlcrea -ex. - ex. pântano e milho
Tapolar ou sapopema - ex. ficus e pau-´d'alho
Aquáticas:
Quando se desenvolvem na água - ex. aguapé
Subterrânea:
Axial ou pivotante - ex. quebra-pedra , cenora
Ramificada - ex. baccharis punctigeraDC
Fasciculada - ex. capim-pé-de-galinha
Tuberosa - ex. batata doce
Folha
Tem varias classificações.
Toda lâmina: simétrica ou assimétrica
Forma: oblonga, eliptica, ovada, obovada
Apice: agudo, abtuso, retuso, mucronato, emarginado, acuminado, truncado, atenuado.
Base: agura, obtusa, cuneada, arredondada, truncada, cordata, lobada, decorrente, sagitada.
Margem: lobada, dentada, serreada, crenada, lisa, erodita, sinuoso arredondado, aculeada, revoluta.
Textura: menbranacea, cartacea , coreacea.
Venação: craspedodromous"semplies , misto e semicraspedodromous", parallelodromous, campylodromous, acrodromous, palinactinodromous camptodromous, brochidodromouseucamptodromous, reticulodromous, cladodromous.
Tipo de folha:
composta
palmada,bipalmanda, tripalmada, pinada, imparipinada, parapinada...etc
Filotaxia:
oposta, alternada, decusada, terminal, imbricada, verticiliada.
2007-02-18 11:06:13
·
answer #1
·
answered by fabinha 2
·
0⤊
0⤋
resposta
resumo sobre Raíz aérea=As raízes aéreas são raízes que se desenvolvem no caule ou em certas folhas e as raízes das plantas epífitas são consideradas raízes aéreas.
As raízes que nascem nos caules e nos ramos se classificam em duas categorias: caulógenas também denominadas normais e adventícias ambas de origem endógena.
resumo sobre Raízes Aquáticas=Como o proprio nome sugere,são raizes que se desenvolvem em plantas que normalmente flutuam na água.Sua função ,diferente das subterraneas, não é de fixação , mas de absorção de água e sais minerais.
resumo sobre Raiz=A raiz é o órgão da planta que tipicamente se encontra abaixo da superficie do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, nutrientes, azoto (ou Nitrogênio) e outras substâncias minerais como potássio e fósforo. Quase sempre subterrânea, há, no entanto, plantas dotadas de raízes especiais, como as figueiras com as suas raízes aéreas, e as plantas epífitas.
resumo sobre Folha=Em botânica, as folhas são órgãos das plantas especializados em captação de luz e trocas gasosas com a atmosfera para realizar a fotossíntese e respiração. Salvo raras excepções, associadas a plantas de climas áridos, as folhas tendem a maximizar a superfície em relação ao volume, por forma a aumentar quer a área da planta exposta à luz, quer a área da planta onde as trocas gasosas são possíveis por estar exposta à atmosfera.
Espécies diferentes de plantas têm folhas diferentes, e existem vários tipos especializados de folhas, com fins diferentes dos das folhas comuns, como por exemplo as pétalas das flores.
Este artigo concentra-se nas folha das plantas vasculares - as únicas que possuem "verdadeiras" folhas; as restantes plantas verdes, como os musgos ou as cavalinhas, possuem órgãos equivalentes, mas com estrutura e, por vezes, denominações diferentes.
2007-02-19 00:56:45
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
As raízes classificam-se: axial, facilulada,tuberosas, graminformes, respiratórias, tubulares, sugadoras.
Caule, classificam-se em: Aéreas (côlmo,estipe, haste, tronco, rastejante, sarmentosa, volúvel, clatódio) Subterrâneas(rizoma, tubérculo, bulbo)
2007-02-18 19:13:53
·
answer #3
·
answered by gilvanbio 1
·
0⤊
0⤋
Raiz axial
São raízes subterrâneas, apresentam raiz principal, coifa menor do que as demais,seu comprimento maior que o das outras, e também ramificações ou raizes secundárias. São características de dicotiledôneas.
Raiz fasciculada
Gramíneas e outras hipocotiledoneas têm um sistema de raiz fibroso, caracterizado por uma massa de raízes aproximadamente de igual diâmetro. Esse sistema de raízes é denominado de raiz múltipla, ramificada ou fasciculada e não surge como os ramos da primeira raiz, como no caso das raízes axiais; em vez disso, consiste de numerosas raízes em feixes que emergem da base do caule e tem tamanho maior do que a folha.
Rais de suporte
Raiz é chamada de suporte quando uma planta possui um caule ou um conjunto de raizes muito fraco e essas raizes suportes sao resposaveis pela ajuda na sustentação da planta
Raiz Estrangulante
Tambem chamadas de cinturas ou estranguladoras, São adiventistas que abraçam outro vegetal,e muitas vezes seu hospitaleiro morre por falta de seiva. ex: araçá, pega-pau.
Raiz tabular
A raiz tabular é uma raiz lateralmente achatada, como uma tábua. Esse tipo de raiz ocorre em árvores de grande porta e ajuda na pixação e estabilidade da árvore. O xixá é um exemplo de raiz tabular.
Raiz velame.
O velame é uma estrutura presente nas raízes aéreas das orquídeas; Tem a função de absorver água da atmosfera. E vive no mar, no mar das águas, do mar, o melhor mar existente, o rio Guandu e o rio Doce também existe.
Raiz Grampiforme
prendem o vegetal em suportes, eliminam uma especie de grampo que os prende, como muros e estacas. Ex: a raiz da hera.
Raiz respiratória ou Pneumatóforo
Raiz respiratória ou Pneumatóforo são raízes de algumas plantas que se desenvolvem em locais alagadiços. Nesses ambientes, como os mangues, o solo é geralmente muito pobre em gás oxigênio. Essas raízes partem de outras existentes no solo e crescem verticalmente, emergindo da água; possuem poros que permitem a absorção de oxigênio atmosférico.
Raiz sugadora
As plantas que possuem esse tipo de raiz são considerados parasitas homeopatas,pois vivem à custa da outra planta. No Brasil,o principal exemplo de planta parasita homeopata é o cipó-polvora.Ele se fixa sobre uma planta e suas raizes finissimas penetram na planta hospedeira de onde sugam os nutrientes (enxofre e potassio) de que necessitam.
Raizes aquaticas
Como o proprio nome sugere,são raizes que se desenvolvem em plantas que normalmente flutuam na água.Sua função ,diferente das subterraneas, não é de fixação , mas de absorção de água e sais minerais.
FOLHAS
A forma das folhas é geralmente característica das espécies, embora com grandes variações. As formas típicas de folha das plantas vasculares são:
arredondada ou sub-circular;
ovada ou obovada (quando a parte mais estreita se encontra perto do pecíolo ou da baínha);
lanceolada - em forma de lança;
acicular - em forma de agulha;
alongada - como as folhas das gramíneas ou capins.
A forma da margem também mostra algumas variantes:
lisa;
dentada (como as folhas das roseiras;
crenada (o oposto de dentada);
lobada (dividida em lobos);
fendida (como as folhas do sobreiro; ou
partida ou "secta" (em que a divisão do limbo chega até à nervura central).
2007-02-18 05:55:49
·
answer #4
·
answered by tiago farias 4
·
0⤊
0⤋