English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Com o avanço da ciência e dos estudos relacionados a neurociencia,vejo a humanidade em outra de suas grandes polêmicas. Até onde o indivíduo é livre? O que dizem os estudos dos psicológos e sociólogos da nosa moderna geração? Estudo comportamental de cientistas, feito com macacos demostrou que eles os "macacos" eram influênciados a violência com o costume de tanta violência no meio em que eles viviam.A genética tem revelados coisas, em que não interessa a um sistema que se eleva acima da vedade.

2007-02-18 02:13:31 · 4 respostas · perguntado por Neguebe 1 em Ciências e Matemática Biologia

4 respostas

Até onde começam os direitos dos outros.

2007-02-18 02:22:47 · answer #1 · answered by Henry 4 · 0 0

espero que com estas palavras eu posa te ajudar: Livre-arbítrio é a crença ou doutrina filosófica que defende que os homens têm o poder de escolher suas ações. (O conceito foi estendido em certas ocasiões a animais e computadores com inteligência artificial.) Tal crença foi defendida como importante para o julgamento moral por diversas autoridades religiosas e criticada por filósofos como Spinoza e Marx.

A expressão costuma ter conotações objetivistas e subjetivistas. No primeiro caso indicam que a realização de uma ação por um agente não é completamente condicionada por fatores antecedentes. No segundo caso indicam a percepção que o agente tem que sua ação originou-se na sua vontade. Tal percepção é chamada algumas vezes de "experiência da liberdade".

A existência do livre-arbítrio tem sido uma questão central na história da filosofia e na história da ciência. O conceito de livre-arbítrio tem implicações religiosas, morais, psicológicas e científicas. Por exemplo, no domínio religioso o livre-arbítrio pode implicar que uma divindade onipotente não imponha seu poder sobre a vontade e as escolhas individuais. Em ética, o livre-arbítrio pode implicar que os indivíduos possam ser considerados moralmente responsáveis pelas suas ações. Em psicologia, ele implica que a mente controla certas ações do corpo.

VALEU!!!

2007-02-18 11:46:18 · answer #2 · answered by Lupe Lebow 4 · 0 0

O meio onde se vive, os costumes e tudo o mais que possa influenciar na formação, não retira de ninguém o livre arbítrio...
Se não, todos que nascem e se criam numa favela, por exemplo, deveriam ser bandidos violentos, mas não, há pessoas pacíficas e honestas alí e que nem por causa do meio em que vivem se tornaram pessoas s/ o controle de suas opções.

2007-02-18 10:34:23 · answer #3 · answered by 4 · 0 0

Uma coisa que se deve entender, é que não existe limite ao livre arbitrio, a unica coisa que o limita é a consciencia, se não houver consciencia....

2007-02-18 10:28:57 · answer #4 · answered by Nikalus 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers