São várias as versões sobre a origem da palavra Carnaval. No dialeto milanês, Carnevale quer dizer "o tempo em que se tira o uso da carne", já que o carnaval é propriamente a noite anterior à Quarta-Feira de Cinzas. No Brasil, o evento é a maior manifestação de cultura popular que atrai milhares de turistas todo ano ao lado do futebol. É um misto de folguedo, festa e espetáculo teatral, que envolve arte e folclore. Na sua origem, surge basicamente como uma festa de rua. Porém, na maioria das grandes capitais, acaba concentrado em recintos fechados, como sambódromos e clubes. Além disso, temos os carnavais fora de época, onde bandas em cima de trios elétricos fazem a festa em plenas ruas.
A origem do Carnaval vem de uma manifestação popular anterior à era Cristã. No entanto, no início da era Cristã, começaram a surgir os primeiros sinais de censura aos festejos mundanos na medida em que a Igreja Católica se solidificava. Querendo impor uma política de austeridade, a igreja determinava que esses festejos só deveriam ser realizados antes da Quaresma. Os italianos adotaram, então, a palavra “Carnevale”, sugerindo que se poderia fazer Carnaval - "ou o que passasse pelas suas cabeças" antes da Quaresma, numa espécie de abuso da carne.
O Carnevale chegou a Portugal com o nome de “Entrudo”, festa na qual as pessoas faziam espécies de bolinhas com cera ou sabão e enchiam-nas com águas-de-cheiro ou aromas de flores e perfumes e atiravam uns contra os outros. Porém, dentro de pouco tempo, a violência adentrou a ocorrência do Entrudo: alguns baderneiros começaram a fazer bolinhas com líquidos fétidos e impróprios para o festejo. Esse carnaval violento foi o que chegou primeiro ao Brasil.
Em 1853 o Entrudo passou a ser reprimido com ordens policiais aqui no país devido à violência que convivia com ele. Mesmo assim, as bolinhas e gamelas com águas-de-cheiro continuavam existindo. Foi exatamente neste período que o Carnaval começou a se originar de forma diferente, dividindo-se em duas classes: o Carnaval de Salão e o Carnaval de Rua. O Carnaval de Salão tinha a participação de brancos e mulatos de classe média; o Carnaval de Rua contava com negros e mulatos pobres.
Logo surgiram os carnavais e bailes mascarados dentro dos teatros e salões nobres. Somente pessoas da alta sociedade podiam participar de tais festas. Assim, a população de baixo poder aquisitivo começou a festejar nas ruas, também usando máscaras doadas pelos sub-delegados de Salvador. Surgiu aí o primeiro carnaval de rua da história. Contudo, o ano de 1884 é considerado o verdadeiro marco para o carnaval da Bahia. Embora a festa já possuísse considerável porte - principalmente nos salões - foi nesse ano que teve início a organização dos festejos de ruas e os desfiles de clubes, carros alegóricos e de vários populares. A partir daí, ocorre a intensificação da participação do povo e aclamação do carnaval de rua, que até hoje caracteriza esta festa na Bahia.
Bjs e bom carnaval.
2007-02-18 01:52:14
·
answer #1
·
answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7
·
1⤊
0⤋
Surgiu de uma ideia de festejar antes dos rituais da quaresma(jejum de carne e diversão), muita diversão e carne.
Itália.
Abraços
2007-02-18 14:48:08
·
answer #2
·
answered by LionRio 7
·
0⤊
0⤋
É uma festa pagã. Contrabalança com a semana santa.
A própria sociedade.
2007-02-18 09:48:46
·
answer #3
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋